Cultura

De figurante em “Bacurau” a estrela em “O Agente Secreto”: conheça Tânia Maria, a dona Sebastiana

Artesã potiguar, ela começou a atuar aos 72 anos e, hoje, com 78, já tem cinco trabalhos audiovisuais no currículo e o nome citado em listas de previsões para o Oscar 2026

Ana Elisa Faria 06 de Novembro de 2025

Bastaram poucas cenas como figurante em “Bacurau” (2019), além do convívio no set e nos bastidores, para que Kleber Mendonça Filho se afeiçoasse a uma costureira potiguar, divertida e sem “papas na língua”, que participou do filme pelo cachê e arrancou gargalhadas do público com naturalidade. O diretor enxergou em Tânia Maria, 72, uma mulher pequena, mas de presença luminosa e veia cômica, uma estrela em potencial. Assim, escreveu para ela um papel especial em “O Agente Secreto”, que estreia nesta quinta-feira (6) após passar por festivais, como o de Cannes, de onde saiu premiado.

LEIA MAIS NA GAMA

No longa-metragem ambientado em 1977, a artesã de Santo Antônio da Cobra, no semiárido do Rio Grande do Norte, interpreta dona Sebastiana, anfitriã afetuosa e bem-humorada que acolhe perseguidos políticos em um edifício do Recife. É ali que o caminho da personagem cruza com o de Marcelo (Wagner Moura), o protagonista — formando uma dupla com química e sintonia, dentro e fora da tela.

Hoje com 78 anos, Tânia Maria já tem no currículo outros três trabalhos audiovisuais: o documentário ficcional “Seu Cavalcanti” (2024), de Leonardo Lacca; a série policial “Delegado”, de Lacca e Marcelo Lordello, com Johnny Masssaro no elenco, que deve estrear em 2026; e a ficção científica “Yellow Cake”, de Tiago Melo, rodada no sertão da Paraíba e ainda sem previsão de estreia.

O salto tardio na carreira virou assunto da temporada de mostras e prêmios. Além de emendar créditos no cinema e no streaming, a artista já aparece nas listas de previsões de indicações para a categoria de atriz coadjuvante no Oscar de 2026.

A seguir, Gama lista cinco curiosidades sobre Tânia Maria.

  • 1

    Um pezinho no Oscar –
    Não é só Wagner Moura que tem figurado nas listas de apostas para o Oscar 2026. Tânia Maria, colega de cena do ator baiano em “O Agente Secreto”, também aparece nos palpites de publicações especializadas. O sucesso da novata de 78 anos foi tamanho que ela está listada nas previsões das revistas Variety e The Hollywood Reporter para a categoria atriz coadjuvante — por ora como possibilidade baixa ou pouco provável entre as indicações, mas citada entre nomes como Margaret Qualley e Mia Goth. Em entrevistas, a artista diz que deseja assistir à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood diretamente de Los Angeles e, para isso, já providenciou o passaporte e está no processo do visto norte-americano.

  • 2

    Personagem escrita para ela –
    De figurante em “Bacurau”, Tânia Maria ganhou um papel de destaque em “O Agente Secreto”. No filme, ela interpreta dona Sebastiana, uma senhora divertida, cativante e amorosa que acolhe refugiados em um edifício do Recife. Kleber Mendonça Filho, diretor e roteirista da obra, contou em diversas ocasiões que escreveu a personagem “pensando nela e nas coisas que ela falaria”. Parceiro de tela da potiguar, Wagner Moura teceu elogios à colega durante a divulgação do longa no Festival do Rio, no início de outubro. “Eu estou na cena assim, olhando para ela, admirando ela, besta com ela, reagindo ao que ela me falava. Ela é uma loucura, eu sou louco por ela“, disse o ator ao Metrópoles.

  • 3

    Método próprio de decorar as falas –
    Ela decorou o texto do filme em um mês — e memorizou tudo de novo em alguns dias quando o roteiro mudou nas vésperas das filmagens. Em um vídeo publicado por Leonardo Lacca, preparador de elenco e diretor-assistente de “O Agente Secreto”, Tânia Maria aparece concentrada transcrevendo todas as suas falas para o papel, com a própria letra, para facilitar a memorização.

  • 4

    Sem cigarros após 65 anos –
    Fumante por mais de seis décadas, Tânia Maria largou os dois maços diários para poder viajar pelo mundo divulgando o filme. Isso porque a atriz ficou de fora da comitiva de “O Agente Secreto” que foi para a estreia do longa no Festival de Cannes, em maio, por orientação médica — por conta do vício, ela não conseguiria ficar sem fumar durante um voo de mais de dez horas. Desde então, nunca mais colocou um cigarro na boca.

  • 5

    “O negócio é viver” –
    O carisma cinematográfico de dona Sebastiana transcende a tela e o filme, chegando na intérprete, Tânia Maria, que é tão ou mais magnética que a personagem. Se na produção de Kleber Mendonça Filho ela é uma atração à parte, nas entrevistas que dá, também. Na coletiva de imprensa sobre “O Agente Secreto” em São Paulo, no fim de outubro, a artista deu lições de vida contra o etarismo. “A idade é o que a pessoa quer. Se você quer ser velha, fique velha, eu não sou velha. Eu costuro, decoro as coisas, trabalho; eu não sou velha. Nunca pense que ninguém é velho. Queira viver. O negócio é viver. Viva a sua vida“, falou a diva de Santo Antônio da Cobra.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação