brasil

Imagem de destaque do post
Ouvir

O álbum “Caro Vapor II”, de Don L

Acaba de estrear a continuação do disco que, há 12 anos, lançou a carreira solo do rapper cearense. Desigualdade, identidade, território, bets, big techs e algoritmos estão entre as temáticas da reflexão do artista sobre o que é e quanto custa viver e não apenas sobreviver. Com produção dele e de Iuri Rio Branco, o projeto resgata sonoridades brasileiras em samples e ritmos, enquanto dialoga com o sul global. Um dos destaques é “para Kendrick e Kanye”, reinvenção da canção de Milton Nascimento. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ler

“Nossa majestade, o cuscuz”, em O Joio e o Trigo

“Meu povo, o cuscuz tá pronto!” De "comida de pobre" a ícone pop, o cuscuz ganhou um novo status no Brasil. Virou meme, receita gourmet, tema de prova no MasterChef e tem até um dia oficial no calendário. A reportagem de O Joio e O Trigo, com o Observatório da Vida Agreste, mostra como esse alimento à base de milho – com raízes africanas e forte presença no Nordeste – se transformou em fenômeno cultural e símbolo de orgulho, afeto e resistência. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

Pop Arte Brasileira, na Pina Contemporânea, em SP

Neste sábado (31), a Pinacoteca de São Paulo inaugura sua maior exposição em 2025. As 250 obras de mais de 100 artistas garantirão uma visão ampla das transformações sociais nos anos 1960 e 1970. A mostra celebra os 60 anos das exposições Opinião 65 e Propostas 65, marcos fundamentais na história da arte contemporânea brasileira, que revelou trabalhos emblemáticos de Hélio Oiticica, Antonio Dias e outros. Até 05/10. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O podcast “Neural”, com Patrícia Campos Mello e Ronaldo Lemos

As ligações (perigosas) entre tecnologia e democracia são os temas que guiarão os debates no novo podcast da Folha, que reúne a premiada jornalista e o advogado fundador do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio. Já no primeiro episódio, eles discutem golpes com reconhecimento facial, leis de inteligência artificial e a disputa global por terras raras. Os episódios ficam disponíveis no YouTube, Spotify, site da Folha e outras plataformas às quartas, às 7h. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

"Polipolar Show”, com Michel Melamed, no Canal Brasil

Entrevista ou performance artística? Um pouco dos dois. Os fãs de “Bipolar Show” (2015–2018) podem comemorar: nesta quinta (29), às 21h, estreia um sucessor com ambições ainda mais ousadas de seu criador, o ator, poeta, dramaturgo e diretor de teatro Michel Melamed. Ao longo de dez encontros, a atração reúne 30 personalidades em conversas surpreendentes. São três convidados por episódio, nove cenários, trocas de figurino e até um coral. Na estreia: Regina Casé, MC Carol e o escritor Jeferson Tenório. (Amauri Terto)