Ler, ouvir, ver

10 filmes brasileiros recentes

Uma lista imperdível para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro

19 de Junho de 2025

19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro, é a data perfeita não só para celebrar as conquistas recentes de filmes nacionais mundo afora, mas também as produções notáveis lançadas por aqui nos últimos anos.

E, num momento em que o setor reivindica por uma lei para regulamentar uma atuação justa das plataformas de streaming no país, prestigiar títulos nacionais é mais importante do que nunca. A seguir, veja as sugestões da Gama para sua próxima sessão em língua nacional:

  • Imagem

    “Homem com H” (2025), na Netflix e nos cinemas

    de Esmir Filho

    A celebrada biografia de Ney Matogrosso acaba de chegar ao streaming. Desde uma infância reprimida até sua revolução artística, o cantor transforma os palcos (e a si próprio) por meio da música, da criatividade e do seu entusiasmo.

  • Imagem

    “Manas” (2024), nos cinemas

    de Marianna Brennand Fortes

    Marcielle, de 13 anos, vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que partiu para longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, ela vê suas idealizações ruírem e fica presa em ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua comunidade.

  • Imagem

    “Baby” (2024), disponível para compra e aluguel no Youtube e na Apple TV+

    de Marcelo Caetano

    Depois de ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington, de 18 anos, se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro, que o ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, a relação entre os dois se transforma em uma paixão conflituosa.

  • Imagem

    “Oeste Outra Vez” (2024), disponível para compra e aluguel no Youtube e na Apple TV+

    de Erico Rassi

    No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

  • Imagem

    “Motel Destino” (2024), Telecine

    de Karim Aïnouz

    Este thriller erótico lançado em Cannes acompanha Heraldo, que precisa se livrar de uma dívida e tenta assaltar um banco, mas não é bem-sucedido em sua empreitada. Ele busca esconderijo em um motel de beira de estrada, onde conhece Dayana.


  • Imagem

    “Kasa Branca” (2024), Telecine

    de Luciano Vidigal

    Dé, um jovem da periferia do Rio, cuida de sua avó com Alzheimer. Ao saber que ela está em fase terminal, se une a Adrianim e Martins para viver seus últimos dias.


  • Imagem

    “Cidade; Campo” (2024), Globoplay

    de Juliana Rojas

    O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.


  • Imagem

    “Levante” (2023), Globoplay

    de Lillah Halla

    Sofia descobre estar grávida às vésperas de um importante campeonato de vôlei. Quando ela decide abortar, um grupo fundamentalista a persegue e tenta impedir.

     

  • Imagem

    “Pedágio” (2023), Globoplay

    de Carolina Markowicz

    A cobradora de pedágio Suellen percebe que pode se beneficiar de seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente e financiar a ida de seu filho a um culto para cura gay.

     

  • Imagem

    “O Dia Que Te Conheci” (2023), Globoplay

    de André Novais Oliveira

    Todo dia Zeca tenta levantar cedo para pegar o ônibus e chegar na escola da cidade vizinha, onde trabalha. Há algo que o impede de manter essa rotina. Um dia, Zeca conhece Luisa.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação