Conteúdos sobre @gamarevista na Gama Revista

@gamarevista

Imagem de destaque do post
Assistir

Estreias de cinema premiadas em festivais mundo afora

Esta semana, chegam às telas filmes que foram destaque nos principais festivais do mundo ao longo do ano. "Folhas de Outono", do finlandês Aki Kaurismäki, faturou nada menos que o Prêmio do Júri em Cannes, enquanto o japonês "Monster", de Hirokazu Kore-Eda ("Assunto de Família"), ficou com melhor roteiro. Na prateleira nacional, tem ainda "Pedágio", de Carolina Markowicz ("Carvão"), premiado no Festival do Rio e eleito melhor filme no Festival de Roma. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Festival literário com debates sobre memória judaica no Brasil

Do dia 30 de novembro a 3 de dezembro acontece o 2º Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo. A questão "E se eu me esquecer de ti?" sustenta o evento, que traz 12 mesas com convidados nacionais e internacionais para refletir a memória, principalmente do povo judeu em contexto brasileiro. Um dos destaques é o debate "Judeu é branco?", com participação de Cida Bento e Michel Gherman. A curadoria é de Daniel Douek e Rita Palmeira, e a entrada é gratuita. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ler

A cozinha mágica dos vegetais para crianças em "Primeiro Nutrir"

A introdução alimentar de uma criança pode ser tão emocionante quanto aterrorizante. A chef, professora e consultora Patrícia Helú, autora de "Divina Alquimia" (Companhia de Mesa, 2021), compartilha sua experiência e receitas como a dos dadinhos de arroz e coco, a do pesto cremoso de brócolis e leites vegetais de todo tipo no livro lançado pela Companhia de Mesa. Um compilado de pratos sem carne fáceis e práticos que podem capturar o gosto de toda a família. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Lembranças de um dia histórico para as escritoras do Brasil

Os bastidores do encontro histórico registrado na fotografia que marcou a literatura feminina brasileira são narrados por Giovana Madalosso e Sandra Acosta no podcast "Um Grande Dia para as Escritoras". No episódio "A explosão do movimento e tudo o que veio depois", 24 autoras relembram os dias 11 e 12 de junho de 2022 e debatem quando uma mulher pode se considerar escritora. Um bonito retrato, descreve Madalosso, "de transformação pelo coletivo". (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Angélica como você nunca viu antes

Aos 50 anos de idade, Angélica decidiu falar sobre a sua vida e carreira como nunca fez antes. O programa "Angélica: 50 e Tanto", disponível no Globoplay, relembra a trajetória de uma das mais importantes apresentadoras da TV brasileira, contando com revelações bombásticas e participações ilustres de figuras como Xuxa, Eliana, Ivete Sangalo, Anitta e Maísa. Ao longo de cinco episódios, a artista relembra os desafios, o machismo, as conquistas e as dificuldades enfrentadas ao longo de sua trajetória. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Ciclo de Debates Gama na Flip

A revista está na 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, na Casa Sete Selos+ (rua da Matriz, nº 107, centro histórico). Na sexta (24), os jornalistas Gabriela Biló, Cristiano Botafogo e Pedro Inoue debatem “Jornalismo, ativismo e as conversas possíveis sobre política”, com a mediação de Paula Miraglia, publisher e diretora geral da Gama Revista. No sábado (25), a psicanalista Vera Iaconelli e a pesquisadora Hanna Cibele Limulja conversam sobre “Sonho – Uma dimensão social”. Luara Calvi Anic será a mediadora. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O Napoleão Bonaparte de Joaquin Phoenix e Ridley Scott

Grande estreia da semana nos cinemas, o novo épico do diretor Ridley Scott, “Napoleão” — em breve, o filme também chega à Apple TV+ —, traz Joaquin Phoenix na pele da figura do controverso líder militar francês. O longa faz um retrato das origens do imperador da França, ao mesmo tempo em que foca o conturbado relacionamento amoroso de Bonaparte com a esposa, Josephine, vivida por Vanessa Kirby. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Os novos ares de André 3000

Membro da lendária dupla de rap OutKast, André 3000 acaba de lançar seu primeiro álbum solo aos 48 anos. Mas "New Blue Sun" não é um disco de rap. Depois de anos colaborando com nomes como Beyoncé, Future e Kanye West, André oferece uma hora e meia de música instrumental minimalista, em que toca diversos instrumentos de sopro. Um prato cheio para rappers em busca de novos samples, ou para quem quer apenas relaxar e ouvir um pouco de flauta. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Ir

O festival ZUM

O IMS, em parceria com a revista ZUM, realiza o festival que celebra a fotografia e a cultura visual contemporânea brasileira. Com entrada gratuita, o evento conta com debates, oficinas, exposições e feira de fotolivros. Entre os destaques, uma ação com a artista Glicéria Tupinambá e o manto tupinambá e uma conversa entre a funkeira Deize Tigrona e a rapper Jup do Bairro sobre o protagonismo feminino na música. Em SP, neste fim de semana (25 e 26). (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

A voz das crianças em “O Mundo que Sei”

Quer saber o que as crianças pensam do mundo? Que tal ouvi-las? É o que fez esta série criada a partir de uma pesquisa para descobrir os temas da atualidade que importam para elas. Em episódios que misturam realidade e ficção científica, elas debatem sobre meio ambiente, diversidade, tecnologia, saúde mental e relacionamentos. Há ainda um podcast com o cartunista Caco Galhardo e a escritora Trudruá Dorrico, que refletem sobre o que as crianças disseram. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O Rio de Janeiro de “Vale o Escrito”

Uma história de famílias rivais que, na disputa de poder, corrompem e cometem crimes. A trama é digna de um épico de Hollywood, mas é a história da ascensão do jogo do bicho no Rio de Janeiro, contada pela série documental do Globoplay “Vale o Escrito”. Com direito a depoimentos inéditos dos principais personagens responsáveis pela a contravenção, os sete episódios investigam como o jogo mudou a dinâmica do estado carioca. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

Uma promessa do Brasil no Oscar, “Incompatível com a Vida”

Vítima de uma má formação do feto que interrompeu sua gestação, a cineasta Eliza Capai narra sua história junto às de outras mulheres com vivências parecidas em “Incompatível com a Vida”, que acaba de estrear nos cinemas. Uma das esperanças brasileiras no Oscar, o documentário fala da complicação na gravidez em que o feto morre, seja no útero ou depois do parto. Apesar de afetar muitas mulheres, o tema ainda é pouco discutido. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Fazer

Receitas fresquinhas para os dias mais quentes

A onda de calor no Brasil deve durar até domingo (19) e já já chegamos ao verão. Por isso, revisitamos receitas de comidas e bebidas refrescantes publicadas pela Gama para ajudar a combater esses dias quentes — sem sair da cozinha pingando ainda mais. Entre elas, estão: salada de tomates, salada picante de manga, atum e Caeser, cheesecake de iogurte e mel, um drinque sem álcool com água de coco, limão, gengibre, pepino e gelo, e um alcoólico, o highball green apple. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Teoria King Kong” no teatro

O “livro-grito” da francesa Virginie Despentes contra a opressão e em nome das que não se enquadram e fogem de estereótipos chega aos palcos paulistas no Sesc Bom Retiro. Na versão teatral, “Teoria King Kong” traz uma dramaturgia não-realista em que as atrizes Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino traduzem o manifesto de Despentes, que aborda violências como o estupro e sua experiência como prostituta, para as cores brasileiras. Até 17/12. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

A BienalSur e o trabalho de Rochelle Costi

Com trabalhos sobre o meio ambiente, a “BienalSur — Signos na Paisagem” leva também ao Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, atividades sensoriais que misturam os quatros elementos — ar, terra, fogo e água. O evento faz homenagem à brasileira Rochelle Costi, que morreu em novembro de 2022, deixando uma coletânea de obras produzidas na pandemia que refletem o impacto de pequenos seres que nos cercam na paisagem. A partir de 22/11. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

O show de Vera Holtz em “Tia Virginia”

Vencedora do prêmio de melhor atriz em Gramado, Vera Holtz encabeça de forma magistral o elenco deste drama familiar, composto ainda por Arlete Salles, Antonio Pitanga e Louise Cardoso. Centrado na figura de alguém que “ficou para titia”, “Tia Virginia” acompanha um reencontro familiar repleto de tensão e segredos mal resolvidos. Com direção de Fabio Meira (“As Duas Irenes”), o filme acaba de chegar às telas de cinema. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Escute as Feras” no teatro

O livro da antropóloga francesa Nastassja Martin que narra seu encontro com um urso e como foi modificada por ele, publicado no Brasil pela editora 34, agora é adaptado para o teatro pelo trio formado pela atriz Maria Manoella, a editora Fernanda Diamant e a diretora Mika Lins. A peça é ao mesmo tempo um espetáculo solo de Maria Manoella, e uma experiência artístico-sonora ao vivo com o músico Lúcio Maia. No Sesc Ipiranga (SP), de 11/11 a 03/12. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

"Não Trocaria a Minha Jornada por Nada", de Maya Angelou

O livro da poeta e escritora norte-americana lançado neste ano pela Nova Fronteira é uma daquelas edições fininhas para ler numa tacada só. Mas também é daqueles que marcam, ressoam. Na obra, por meio de breves ensaios, Angelou (1928-2014) nos dá sábios conselhos de vida falando sobre temas como o trabalho "implacável e infinito" de ser uma mulher, racismo, intolerância, fé, opressão e caridade. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

Feira do livro da USP

Vai até domingo uma das mais tradicionais promoções de livros de São Paulo, a Festa do Livro da USP, que chega à 25ª edição com pelo menos 50% de desconto em todos os títulos. São 211 editoras, como Companhia das Letras, Globo Livros, Aleph, Martins Fontes, HarperCollins, Fósforo, entre outras. A lista completa está no site. Na Avenida Professor Mello Moraes, travessa C, da Cidade Universitária no Butantã. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Três festivais de cinema

O tradicional Festival Varilux, que celebra o cinema francês, vai até 22/11 em mais de 60 cidades ao redor do país. Já o Nicho Novembro, que foca no cinema negro, é realizado até 18/11 no Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Por fim, o São Paulo Food Film Fest une cinema e gastronomia com mais de 30 filmes temáticos. Até 30/11 com programação online e presencial. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Fim”, nova série do Globoplay

Uma melancólica tragicomédia sobre vida e morte, a partir das experiências que marcam essa jornada: frustrações, conquistas, amores, traições, separações, festas e ressacas. Assim é “Fim”, nova série do Globoplay, uma adaptação do livro homônimo de Fernanda Torres. Quando Ciro (Fábio Assunção) morre, um grupo de velhos amigos cariocas narram, com bom humor e melancolia, o que viveram em décadas de amizade. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Café com Dona Jacira”, o podcast da mãe de Emicida e Fióti

Ao ouvir pela primeira vez o podcast de Dona Jacira, mãe dos rappers Emicida e Fióti, fica evidente de onde vem o carisma deles. “Café com Dona Jacira” volta para uma segunda temporada falando de amadurecimento, autoconhecimento e ancestralidade. A produção lembra uma conversa de família, em que Dona Jacira é a mãe dos ouvintes, que reflete memórias que ressoam em questões sociais. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Mussum, o Filmis”

Grande vencedor do Festival de Gramado, com seis prêmios incluindo o de melhor filme e ator para o protagonista Aílton Graça, a cinebiografia de um dos comediantes mais amados do país mexe com o coração de quem era criança nos anos 1980. O longa não se limita à fase de “Os Trapalhões” e vai da infância, passando pela carreira na Aeronáutica (aqui o destaque fica por conta de Yuri Marçal), trocada pela vida de sambista no grupo Originais do Samba. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ir

As imagens da Amazônia por Hiromi Nagakura com Ailton Krenak

A exposição, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake (SP), traz retratos feitos pelo fotojornalista japonês em uma série de viagens com o filósofo indígena a alguns dos principais povos indígenas brasileiros. O projeto, realizado ao longo dos anos 90, conferiu à dupla o título de "amigos para sempre", e essa intimidade é palpável nos retratos de Nagakura. Guiado por Krenak, se afasta do clichê do olhar estrangeiro e constrói uma rede de afetos com as comunidades. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Ir

Seminário sobre branquitude e clima

O Observatório da Branquitude promove no próximo dia 8, a partir de 9h até 18h, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no Rio de Janeiro, o primeiro seminário “Emergência Climática: Uma Herança da Branquitude”. Os debates sobre a justiça climática contam com Nego Bispo, Nilma Bentes, Tainá de Paula, Mariana Belmont, Larissa Amorim, Gisele Moura, Selma Dealdina e Denise Ferreira da Silva. São quatro mesas para refletir sobre os efeitos do racismo e colonialidade na mudança climática. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A nova fase de Ana Frango Elétrico

Após o elogiado “Little Electric Chicken Fish” (2019), a artista passou alguns anos se aventurando na produção musical e agora lança seu terceiro álbum de estúdio. Em "Me Chama de Gato Que Eu Sou Sua", volta mais madura, com um disco tão íntimo quanto feroz. Passeando por décadas e estilos, traz baladas românticas e sensuais sobre sua vivência de amores não-binários. Nostálgico e atual na mesma medida, o álbum é uma mistura de groove-pop-disco-jazz que testa limites de gênero em todas as suas definições. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Ir

O samba que moldou o Rio de Janeiro

A força da comunidade afro-brasileira carioca moldou o que conhecemos hoje por samba urbano e alterou a própria cidade. Em cima disso, o IMS abre em 28/10 a mostra “Pequenas Áfricas: O Rio que o samba inventou”. A curadoria de Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinícius Natal e Ynaê Lopes dos Santos aborda espiritualidade, trabalho e as redes de sociabilidade que se estabeleceram às margens deste samba. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

“A Metade de Nós”, na 47ª Mostra

Uma dor profunda guia “A Metade de Nós”, filme de Flávio Botelho, em cartaz na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema. No longa, que terá mais duas sessões no festival, um casal da terceira idade tenta se adaptar à vida depois do suicídio do único filho. Num mundo de medos e melancolia, eles seguem caminhos distintos para aliviar a sensação de culpa e entender as motivações do rapaz e, assim, encontrar novas maneiras de viver com o luto. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Hackney Diamonds” dos Rolling Stones

Os vocais de Mick Jagger seguem vigorosos, embora agora cantem sobre envelhecimento, mortalidade e missão de vida. O novo álbum é solar, com vários arranjos dançantes e letras celebrativas. Não tem como não se emocionar com “Sweet Sounds of Heaven”, que sugere: “Vamos deixar os velhos acreditarem que são jovens”. A faixa, aliás, tem participação de Stevie Wonder e Lady Gaga, que se juntam a um time de convidados estelares como Elton John e Paul McCartney. Entre os melhores álbuns da banda, sem exagero. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ir

Albert Adrià fala no Mesa São Paulo

Vai até 28/10 um dos principais congressos de gastronomia realizados hoje no país, que neste ano traz Albert Adrià como principal estrela. O chef catalão, que encerra o evento às 17h30 do sábado, fala sobre a descoberta da nova linguagem gastronômica do seu restaurante Enigma, um dos cinco que fechou na pandemia e o único a ser reaberto. Além dos painéis de tendências, há uma grade de aulas, jantares magnos e uma feirinha aberta ao público. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo álbum de Bad Bunny

Conhecido pela mistura festeira de reggaeton e trap, o rei latino do pop lança “Nadie Sabe Lo Que Va Pasar Mañana” e aposta numa pegada trip hop e letras mais densas. “Nadie Sabe”, que abre o álbum, traz um vocal seco e base composta por um piano na maior parte de seus seis minutos. “Vou 787” parte de um sample de “Vogue”, o clássico de Madonna, a quem o rapper porto-riquenho se compara na canção. No entanto, o coelhão ainda quer ver você dançar: “Fina” e “Cybertruck” têm tudo para fazer rebolar nas melhores pistas. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Assistir

“A Queda da Casa de Usher”

Uma série de terror baseada nos contos de Edgar Allan Poe é a premissa da nova produção de Mike Flanagan, responsável por “A Maldição da Residência Hill” (2018) e “Missa da Meia-Noite” (2021). Em “A Queda da Casa de Usher”, que leva o nome de uma das obras mais famosas de Poe, acompanhamos a iminente ruína de uma poderosa e rica família. Ao longo de oito episódios, a trama costura diferentes histórias do autor e está disponível na Netflix. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Histórias indígenas ocupam o MASP

Obras de mais de uma centena de artistas, de várias mídias e tipologias, origens e períodos, estão reunidas em "Histórias Indígenas", grande exposição que chega ao MASP nesta sexta-feira (20). Realizada em parceria com a instituição norueguesa Kode Bergen Art Museum, a mostra exibe diferentes perspectivas indígenas da América do Sul, da América do Norte, da Oceania e da Escandinávia. Até 25 de fevereiro de 2024. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

35 anos da Mão Afro-Brasileira em SP

Relembrando exposição que Emanoel Araujo realizou como curador em 1988, ano que celebrava o centenário da abolição da escravidão e que estabeleceu a atual constituição brasileira, o MAM e o Museu Afro de São Paulo se unem na mostra Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira. Os trabalhos refletem sobre o racismo estrutural que perdura no país e dialoga sobre a relevância e a circulação de obras feitas por afro-descendentes. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ler

A reedição de “Em Busca do Prato Perfeito”, de Anthony Bourdain

Ele virou best-seller ao lançar “Cozinha Confidencial” (2016), em que contou segredos e podres das cozinhas de restaurantes, mas foi como viajante de apetite aventureiro que Anthony Bourdain firmou sua personalidade de hedonista profissional e leitor de almas. A Companhia de Mesa acaba de reeditar “Em Busca do Prato Perfeito”, um dos livros mais deliciosos de viagem e que fornece de brinde uma aula de escrita para os amantes deste gênero e da literatura sobre comida. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Gal Costa por Filipe Catto

Revisitar canções que fizeram história graças ao timbre cristalino e à personalidade de Gal Costa é um tanto arriscado, ainda mais quando se vive o luto por sua perda. Mas Filipe Catto faz isso com genialidade no álbum “Beleza São Coisas Acesas Por Dentro”. Artista trans e não-binária, Filipe ressignifica músicas como “Tigresa” e “Vaca Profana”, com emoção explícita na voz. “Nada Mais” é o momento alto: o hit oitentista da fase “trilha de novela” de Gal foi convertido num baladão roqueiro de dilacerar corações mais sensíveis. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Meu Nome É Gal”, com Sophie Charlotte

Como Gracinha, uma tímida garota baiana, se transformou numa das maiores cantoras do Brasil, com uma das vozes mais potentes do país? A cinebiografia “Meu Nome É Gal”, que chega aos cinemas nesta quinta-feira (12), conta essa história. No longa de Dandara Ferreira e Lô Politi, Sophie Charlotte interpreta Gal Costa, que morreu há quase um ano, emprestando a própria voz à personagem em algumas músicas e dublando a artista em outras. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

“A Segunda Mãe”, de Karin Hueck

Parece que já temos o livro viciante da estação e é este romance editado pela Todavia. Na trama, o casamento entre duas mulheres que esperam o segundo filho está em crise. Como se não bastasse a uma boa história, ainda há um elemento de distopia, um spoiler que ninguém quer contar, e não sou eu que vou atirar esta pedra aqui. Hueck, que já havia lançado infantis e não ficção, como “O Lado Sombrio dos Contos de Fadas” (HarperCollins, 2023), estreia agora na ficção para adultos. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Videobrasil chega aos 40

A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil comemora o aniversário da organização a partir de trabalhos de 60 artistas e coletivos de 38 nacionalidades. Com curadoria de Raphael Fonseca e Renée Akitelek Mboya, a edição se intitula "A memória é uma ilha de edição", frase do poeta Waly Salomão, e reflete sobre tempo, memória e a importância do vídeo nos últimos 40 anos. O evento acontece de 18/10 a 25/2 no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

O novo show de Livia La Gatto e Renata Maciel

Aquela Dupla, que ficou conhecida pelas paródias durante a pandemia com o respaldo de Caetano Veloso, está em novo show dirigido por Ilana Kaplan. O duo composto pelas amigas Livia La Gatto e Renata Maciel canta e encena sobre questões cotidianas e polêmicas na Bona Casa de Música em São Paulo, a partir de 14/10. Os ingressos podem ser adquiridos pela eventim a partir de R$ 60. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

A série-pegadinha "Na Mira do Júri"

Sensação do momento no Amazon Prime Video, esta comédia falsamente documental faz rir de gargalhar e corar de constrangimento — palavra, aliás, conhecida pelos produtores, Lee Eisenberg e Gene Stupnitsky, os mesmos de "The Office". A série acompanha os bastidores de um julgamento pelo olhar de um jurado, Ronald Gladden, que, sem saber, "contracena" com atores acreditando que faz parte de um júri real. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Javelin”, o novo álbum de Sufjan Stevens

Se você estava com saudades da melancolia do multi-instrumentista norte-americano, anime-se (ou chore de emoção): seu novo álbum é um retorno à sonoridade de “Carrie & Lowell”, disco de 2015 que o consagrou como um dos artistas mais interessantes de sua geração. Em “Javelin”, Stevens explora temas já conhecidos de sua discografia como amor, sofrimento e religião em dez faixas. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ler

Os livros infantis do selo Baião e de Maurice Sendak

É um bom momento para a literatura infantil no Brasil. Acabam de chegar às livrarias os primeiros volumes do novo Baião, selo infantil da Todavia, que traz o belíssimo “Boa Noite, Bo”, das norueguesas Kjersti Annesdatter Skomsvold e Mari Kanstad Johnsen, além do sensível “A Menina dos Cabelos d’Água”, de Sidnei Nogueira. Está de volta também o clássico do gênio Maurice Sendak, “Onde Vivem os Monstros”, agora com a Companhia das Letrinhas, com a promessa de novos títulos do autor em 2024. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O rap surrealista de Rodrigo Ogi

Seis anos após o último EP, o rapper paulistano traz em "Aleatoriamente" um álbum ousado de difícil definição. Com participação de Juçara Marçal e Don L, Ogi explora o terror no cotidiano, do ônibus lotado à violência policial, passando pelo flerte online e pela precarização do trabalho. Tudo isso com a produção experimental de Kiko Dinucci (Metá Metá), que completa a lírica surrealista de Ogi: uma trilha sonora digna de filme de horror, mas também um retrato fiel de diversos ângulos da vida que, aleatoriamente, se unem pelo caos. (Isabela Durão)
Imagem de destaque do post
Fazer

Salames de chocolate #semdefeitos do Food 52

Ele agrada multidões, tem chocolate como base, não precisa assar, dispensa técnicas minimalistas e usa apenas ingredientes descomplicados. É com essa descrição matadora que o salame de chocolate é apresentado no site de receitas norte-americano que é queridinho por foodies. Em vez de indicar uma única receita, este texto reúne diferentes abordagens que usam até frutas secas embebidas em suco de laranja ou uísque. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O curta de Almodóvar com Pedro Pascal

Os queridinhos Pedro Pascal e Ethan Hawke interpretando dois caubóis que se reencontram após décadas para reviver um tórrido romance? E tudo isso dirigido por Almodóvar? O curta “Estranha Forma de Vida”, com seu enredo à la “Brokeback Mountain”, pareceu a receita do sucesso para muita gente desde seu anúncio no Festival de Cannes. Esta semana, o filme finalmente chega às telas, para o deleite dos cinéfilos brasileiros. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Coala, uma celebração da música brasileira

Realizado no Memorial da América Latina de São Paulo, o Festival Coala começa nesta sexta (15), promovendo encontros como o do Olodum com Baiana System e entre Johnny Hooker e Fafá de Belém. No sábado (16) , além de Ana Frango Elétrico e Jards Macalé juntos, há Novos Baianos e Suraras do Tapajós. Jorge Ben Jor, um dos maiores artistas da história, sobe ao palco no domingo (17) para encerrar o festival. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A angústia juvenil no novo disco de Olivia Rodrigo

Aos 20 anos de idade, é natural sofrer por amor, cometer decisões estúpidas e se sentir deslocada no mundo. Se você está passando por isso agora, ou se tem saudades dessa época cruelmente deliciosa, o novo álbum da Olivia Rodrigo é feito para você. Com 12 faixas, “Guts” é o segundo disco da cantora norte-americana, que vem se provando digna do título de “Princesa do Pop”, e já está disponível nas plataformas de streaming. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Pensadores, músicos e escritores na FLIM

O pensamento da escritora americana bell hooks sobre o amor, que, para ela, mais do que um sentimento, é uma prática diária e uma ação transformadora e libertadora da alma, guia as discussões da Festa Literomusical de São José dos Campos. A 9ª edição da FLIM, que ocorre a partir desta sexta-feira (15), reúne nomes como Daniel Munduruku, Eliane Robert Moraes, João Silvério Trevisan, Juliana Borges, Midria, Renato Noguera e Rita von Hunty. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

O mundo do mergulho livre em “De Tirar o Fôlego”

Já pensou mergulhar mais de 100 metros no fundo do mar sem um tanque de oxigênio? Parece loucura, mas para alguns é missão de vida. E era o sonho da italiana Alessia Zecchini, que é protagonista do documentário “De Tirar o Fôlego”, da Netflix. O filme mostra toda a dedicação e a trajetória da atleta para quebrar o recorde do esporte e os perigos que envolvem essa atividade radical. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

A 35ª Bienal de São Paulo, “Coreografias do Impossível”

Diferentes maneiras de lidar com as questões do mundo e a busca por caminhos para as urgências de hoje são temas que aparecem na edição que se afirma como a bienal com o maior número de artistas não brancos. Além das 1,1 mil obras, uma intervenção do escritório Vão, no prédio de Oscar Niemeyer, propõe novos percursos para visitação. Na curadoria estão Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. Vale conferir a programação de eventos. Até 10/12. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Ler

Um relato pessoal sobre o golpe do Chile

Após o golpe militar no Chile, em 1973, cerca de 800 pessoas se refugiaram na Embaixada da Argentina em Santiago. A socióloga brasileira Elisabeth Vargas, que estudava e atuava como militante na época, foi uma delas. No forte depoimento “A resistência do colchonete”, para a revista Quatro Cinco Um, ela relembra como foi presa e solta de forma improvável e a tensa espera na Embaixada, em que até compartilhar colchonetes era um desafio. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Playlists do Kizomba Design Museum

Se você gosta de dançar, vai ficar louco com as batidas dos djs que formam o Kizomba Design Museum, evento que está em SP até a sexta-feira (8), com a proposta de ser um museu vivo da cultura angolana. Aqui há quatro playlists feitas por quatro DJs e músicos do país e do Congo. É divertido ouvir o sotaque lindo e suave e identificar similaridades com a música brasileira, apesar de uma exigência muito maior de quadris e juntas flexíveis. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

“Bioy & Borges”, uma história de amizade e literatura

Além de dois dos maiores expoentes da literatura latino-americana, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares também foram grandes amigos. Para narrar de forma literária essa relação, a Companhia das Letras reúne em “Bioy & Borges” toda a obra escrita em colaboração entre os dois autores. São mais de 500 páginas com os romances, contos, crônicas e textos esparsos que os argentinos escreveram juntos durante meio século. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“França e o Labirinto”, um podcast narrativo de suspense

Anos após ajudar a polícia a prender um serial killer, Nelson França (Selton Mello) acredita que o assassino está de volta. Em “França e o Labirinto”, do Spotify e Jovem Nerd, acompanhamos um detetive particular cego que busca solucionar um tenebroso caso. Com tecnologia de áudio binaural, em que os sons são localizados e cercam quem está escutando, há um ambiente imersivo que faz com que você se sinta na pele do protagonista. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O funk de “Alexandre”

Se você está ouvindo “Alexandre”, podcast da Trovão Mídia e da revista Piauí sobre o presidente do TSE, é bem provável que a trilha sonora do programa não saia da sua cabeça. Após inúmeros pedidos da audiência, o funk trevoso que embala a voz da jornalista Thais Bilenky está disponível nas plataformas de streaming de áudio. Ao todo, são oito músicas compostas por Arthur Decloedt que fazem com que você se sinta nos corredores de Brasília. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

O gênero Nordestern de “Cangaço Novo”

Baseada na vida do precursor do movimento fora da lei no Nordeste, Valdetário Carneiro, a nova série da Amazon Prime tem dado o que falar. Com cenas de ação de tirar o fôlego e um elenco com nomes como Allan Souza Lima, Hermila Guedes, Ricardo Blat e Marcélia Cartaxo, "Cangaço Novo" (2023) narra a história de um bancário sem memórias da infância, em busca de dinheiro para cuidar do pai adotivo. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O depoimento do filho de Mãe Bernadete

Uma saga de ódio tenta calar as lutas históricas de minorias no Brasil. Mãe Bernadete, que foi brutalmente assassinada com 22 tiros em sua casa, no Quilombo Pitanga de Palmares, na Bahia, era o símbolo de liderança pelos direitos humanos na luta quilombola. Em depoimento emocionado para a revista Piauí, Jurandir, filho de Bernadete, relata os acontecimentos daquela noite e seus medos. "Minha mãe partiu fisicamente, mas deixou um legado muito grande." (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Assistir

O emocionante “As Oito Montanhas”

Dois jovens que vivem a infância em meio aos picos e vales de uma vila isolada. No filme vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022, o foco é a amizade entre esses personagens, que se reencontram anos depois em situações opostas. Dirigido pela dupla de cineastas por trás de “Alabama Monroe” (2012), o longa, que estreia agora nos cinemas, é um conto terno sobre amadurecimento e laços humanos. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“O Caso das 10 Mil” sobre o aborto no Brasil

Entre 1989 e 2007, uma clínica de Campo Grande (MS) era procurada por milhares de mulheres que desejavam interromper a gravidez. Chamar o lugar de clandestino soava incoerente, já que vigorava uma espécie de pacto silencioso, que contava com cumplicidade policial. Até que uma reportagem da TV Globo denunciou o local e desencadeou na maior operação anti-aborto já feita no Brasil. A história está em “Caso das 10 Mil”, da Folha de S.Paulo. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ler

O legado de Léa Garcia

Umas das primeiras mulheres negras da tevê brasileira e nome fundamental da arte antirascista, Léa Garcia, que morreu em 15 de agosto, aos 90 anos, deixou um imenso legado representativo às novas gerações de artistas pretos. Nos últimos dias, a atriz ganhou textos-homenagens à sua carreira, como no Portal Geledés, no Alma Preta e na coluna de Tom Farias, na Folha, além de um programa especial no Globo Play. Vale ler e assistir. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

A segunda temporada de “The Bear”

A série-fetiche de quem ama cozinha acaba de voltar ao Star+ com uma segunda temporada que é quase uma primeira: é o começo do negócio de Carmy, que fecha a casa especializada em corned beef para abrir o gastronômico The Bear. E, é claro, não vai ser tão fácil. Um mar de burocracia, a instabilidade emocional de um sócio, a desconfiança do investidor, uma corrida contra o relógio e a possibilidade de enfim alcançar uma estrela nos grandes guias vai fazer com que fiquemos grudados à tela. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O novo filme de Kléber Mendonça Filho

Premiado em Cannes, o diretor brasileiro retorna às telas no documentário “Retratos Fantasmas” (2023). Com passagem elogiada pelo festival francês, o longa usa imagens de arquivo e filmagens recentes para reconstituir a rotina de ir ao cinema no centro de Recife, cidade do cineasta, ao longo do século 20. “Um documentário que soa excentricamente pessoal, mas nunca olhando só para o próprio umbigo”, segundo crítica da revista Variety. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

João Camarero e Arthur Nestrovski juntos e ao vivo

Na próxima terça-feira, dia 29, às 19h, o duo de violonistas apresentará um show na Biblioteca Mário de Andrade, parte do projeto “Canções sem palavras”. O evento trará Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Garoto, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque e Edu Lobo em arranjos próprios. As letras estarão nas “memórias de quem ouve” as canções acompanhado de conversas sobre o contexto e a importância dessas obras. É gratuito com bilheteria aberta com uma hora de antecedência na biblioteca. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Um fotógrafo alemão e a industrialização paulistana, no IMS-SP

Um pneu, uma calculadora, um jogo de ferramentas, a construção do prédio da Bienal de São Paulo. O fotógrafo Hans Gunter Flieg (1923) teve, ao longo de sua carreira, a habilidade de trazer beleza às fotografias de itens rotineiros e da arquitetura. "Flieg. Tudo o que é Sólido", no IMS-SP, celebra o seu centenário. Além do valor estético, a exposição nos faz pensar no lugar dos objetos em uma sociedade capitalista, daí o título que remete à máxima de Karl Marx: Tudo o que é sólido desmancha no ar. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

Meryl Streep em “Only Murders in the Building”

Os primeiros episódios da terceira temporada de “Only Murders in the Building” já estão disponíveis no Star + e são sucesso de crítica. E o elenco encabeçado por Selena Gomez, Steve Martin e Martin Short ganhou adições de peso: Meryl Streep e Paul Rudd. Agora ambientada no universo do teatro, a série apresenta outro assassinato com uma veia cômica, investigado pelo trio de atrapalhados podcasters. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

A gênese do preconceito contra o Nordeste na Piauí

“Mas você não tem cara de nordestino!”, ouviu o jornalista natalense Octavio Santiago ao ajudar uma senhora brasileira em Portugal. E é com essa anedota que ele explica e reconta o preconceito enfrentado pelo Nordeste, que segundo sua pesquisa de doutorado completa exatos cem anos, desde que uma série de reportagens foi publicada no Estado de S. Paulo sobre “a terra do sofrimento”, que é também uma “Babel de sangue deprimida”, de onde saem “esquálidos retirantes”. Vai de 1923 até hoje, com o governador de MG, Romeu Zema. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

A arte da diáspora japonesa na América Latina

Uma investigação sobre imigrantes japoneses na América Latina, a partir de diálogos culturais. É essa a proposta da exposição “O Curso do Sol”, em cartaz de 19 de agosto a 11 de novembro na galeria Gomide&Co, na avenida Paulista. Com curadoria de Yudi Rafael, a mostra, que reúne mais de 40 nomes, como Manabu Mabe e Tomie Ohtake, apresenta pinturas e cerâmicas. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Um guia de SP como os de jornal, mas online

Os guias impressos sumiram, mas o Guia Orbit SP pode ser uma alternativa de atalho para escolher o que fazer entre as dezenas de opções de cultura e lazer que SP oferece. Há filtros por bairro, tipo de evento, custo do programa e datas. O Orbit oferece também um resumo breve de cada evento e as informações fundamentais. O perfil do Instagram e a newsletter recomendam gratuitamente os eventos da semana. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Fazer

Laboratório afro-ameríndio de narrativas gamificadas

E se os games que seus filhos jogam trouxessem narrativas orais e cosmologias indígenas e afro-brasileiras? Para que isso se torne realidade, a iniciativa internacional Tales of Us e o GatoMI?DIA criaram um laboratório de games para jovens criativos que inclui aprendizados em filosofias africanas, arte e literatura indígena, storytelling, design, programação e mais. Podem participar jovens negros e indígenas entre 15 e 29 anos. Inscrições até 3/9 no @gato.midia. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Xande de Pilares canta Caetano

Caetano chorou e disse que ficou “honrado, grato e encantado”. E assim ficamos todos que ouvimos o álbum “Xande canta Caetano”, que desde o seu lançamento na última sexta-feira não saiu do compartilhamento dos stories. Em dez faixas e 34 minutos, o sambista vai a Cuba para cantar Qualquer Coisa, e usa do samba mais elegante e gingado para “Lua de São Jorge” e para arrancar todas as lágrimas em “Gente”. Definitivo para público e crítica. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

A crise dos opioides no centro de uma nova série

Além de gerar lucros bilionários, o analgésico OxyContin também causou a morte de centenas de milhares de pessoas no que ficou conhecido como a epidemia dos opioides. Agora, a minissérie “Império da Dor”, baseada no best-seller de mesmo nome, explora esse que é um dos casos mais polêmicos da história farmacêutica mundial. Com Matthew Broderick, Uzo Aduba e Taylor Kitsch no elenco, a série estreia na Netflix nesta quinta-feira (10). (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

50 anos da exuberância de Secos e Molhados

Em 1973, durante a ditadura militar brasileira, o grupo fez sucesso com Ney Matogrosso, João Ricardo e Gerson Conrad — todos com sangue latino. Agora, a nova edição de “Primavera nos Dentes: A História do Secos e Molhados” (2023) comemora o cinquentenário da banda. O escritor, Miguel de Almeida, evoca o sucesso que já fez o Maracanãzinho tremer e retrata a história de resistência do grupo contra a censura do governo. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Festival gastronômico com pitadas de música no Rio

Trinta restaurantes — como A Casa do Porco, Osso e Jobi —, dezenas de produtores, aulas de gastronomia e shows de artistas como Arnaldo Antunes e Diogo Nogueira. Essa é a receita do cardápio recheado da 13ª edição do Rio Gastronomia, que ocorre de 10 a 13 e de 17 a 20 de agosto no Pião do Prado, no Jockey Club. Alberto Landgraf, Vitor Sobral, Morena Leite e Janaína Torres Rueda são alguns dos chefs que estarão por ali. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

Leonilson na Almeida & Dale, em São Paulo

Os traços finos, os bordados, os tecidos translúcidos estão em "Leonilson. Corpo Político", mostra que relembra as três décadas da morte do artista, aos 36 anos, de complicações relacionadas ao HIV/Aids. O curador espanhol Agustin Pérez Rubio organizou as 70 obras em eixos temáticos: amor, sexualidade, doença, solidão, morte. Destaque para os recortes de jornal das colunas que o artista ilustrava para Barbara Gancia, na Folha de S.Paulo. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O podcast da livraria Megafauna

Um personagem surpreendente guia o episódio de estreia do podcast "Livros no Centro", da Megafauna. Ele é Gustavo Scarpa, jogador de futebol que, fora de campo, faz sucesso comentando as obras que lê com microresenhas simples e bem-humoradas. O programa, apresentado pela editora Rita Palmeira, com os livreiros da loja, mergulha nas leituras do entrevistado, enquanto costura dicas de outros títulos que conversam com o tema do papo. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

FBC e seu novo álbum (já) mítico

Letras que exprimem o espírito tempo (“não quero brigar por mensagem de aplicativo”, “qual a chance de eu te achar no Insta?”) em batidas modernas e saudosistas ao mesmo tempo e, de brinde, o retorno do saxofone com tudo na dance music fazem do novo álbum de FBC um dos melhores — se não o melhor — de 2023. É ouvir e viciar no minuto 1. “Químico Amor” é um desbunde, mas difícil dizer qual a melhor de “O Amor o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta”. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Quem é Alexandre de Moraes em seis episódios

Uma das personas mais misteriosas e poderosas desses últimos anos da República, o ministro do STF entra na máquina de raio-x do podcast original Trovão Mídia “Alexandre”, apresentado por Thais Bilenky, da revista Piauí. Em cinco meses de apuração, foram ouvidos nomes como Geraldo Alckmin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Hamilton Mourão, Michel Temer e Gilberto Kassab, entre outros. O primeiro episódio é um bom teaser das revelações que vêm por aí. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Dilemas na segunda temporada de “Heartstopper”

Nick Nelson (Kit Connor) e Charlie Springs (Joe Locke) conquistaram nossos corações na primeira temporada de “Heartstopper” (2022- ) a partir da delicadeza e naturalidade de se descobrir LGBTQIA+ na adolescência heteronormativa. Agora, a adaptação da HQ homônima retorna para a segunda temporada nesta quinta (3) com o dilema de Nick de viver o amor com Charlie assumidamente ou continuar no armário pelo medo (justificável) do preconceito. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Laços (cortados) de família

A guerra fria entre membros de uma mesma família abalou a República nos anos 1990, levando ao impeachment do primeiro presidente eleito de forma direta depois da redemocratização. Com áudios inéditos, o podcast "Collor versus Collor", do Globoplay, relembra a história que fez ruir o governo de Fernando Collor após um grandioso esquema de corrupção delatado pelo próprio irmão, Pedro Collor de Mello. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

Feminismos na tela grande

A partir desta semana, o Instituto Moreira Salles de São Paulo exibe a mostra "Arquivos, Vídeos e Feminismos", com sessões de longas do acervo do Centro Audiovisual Simone de Beauvoir, de Paris. Os filmes, em sua maioria produzidos por coletivos feministas na década de 1970, tratam de temas como violência sexual e aborto, e serão exibidos ao longo do segundo semestre. Os ingressos a R$ 10 podem ser comprados online ou na bilheteria do IMS. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O inédito trajeto da velejadora Tamara Klink

Com 24 anos, Tamara Klink se tornou a pessoa mais jovem do Brasil a cruzar sozinha o Atlântico. Foi em plena pandemia, em 2021, que a filha do lendário navegador Amyr Klink partiu da França em seu barco Sardinha rumo à costa do Brasil. No livro "Nós" (Companhia das Letras, 2023), ela relata as vitórias e fracassos que viveu nesse longo, solitário e perigoso trajeto, acompanhado à distância nas redes pela família e por admiradores. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

O Rei do Blues no MIS

Você é fã de B.B. King? Mas será que conhece bem a vida e obra do Rei do Blues? "B.B. King: um mundo melhor em algum lugar", primeira exposição dedicada ao artista no Brasil, é uma oportunidade de aprender mais sobre um dos maiores músicos da história. No MIS, em São Paulo, a mostra traz itens e instrumentos de várias fases de sua vida. A exposição fica em cartaz até outubro, com ingressos a R$ 20 e entrada gratuita às terças. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Adeus às andanças de John Wilson por NY

A terceira e última temporada de "How to with John Wilson" chega à HBO Max nesta sexta (28) com mais andanças — e conselhos — do cineasta por Nova York. Na nova leva de episódios da série documental, o diretor, que se autointitula um "ansioso nova-iorquino", se depara com uma porção de questões comicamente aleatórias do cotidiano: como encontrar um banheiro público, como se exercitar ou como limpar os ouvidos. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O rapper e o “orixá”

"Esse cara é mil grau, tem gente que fala que ele é um orixá". Foi com essa reverência que o rapper Mano Brown apresentou o episódio do podcast "Mano a Mano" com o lendário Gilberto Gil. No programa, os músicos falaram por quase duas horas sobre temas diversos, como ancestralidade, música, política, África, referências, raça, família e cultura. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

A superfantástica trajetória do Balão Mágico

Quem nunca cantou junto a Jairzinho, Simony, Tob e Mike o refrão de “Superfantástico”? Para quem era apaixonado por essa turma ou quer saber mais sobre eles, a série documental “A Superfantástica História do Balão” é um prato cheio. Disponível no Star+, o programa mostra a reunião dos integrantes da banda que vendeu mais de 5 milhões de discos, relembrando os altos e baixos de sua trajetória. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Um livro sobre o ato criativo 

O americano Rick Rubin, produtor de álbuns dos Beastie Boys, Public Enemy, The Smashing Pumpkins e outros grandes nomes dos anos 1980 e 90, repousa sua barbona característica para escrever “O Ato Criativo: Uma forma de ser” (Sextante, 2023). Há ali inspiração para botar ideias em prática e desconstruções de regras associadas a um pseudo dom de artista. "A criatividade é um aspecto fundamental do ser humano. É um direito nosso de nascença", escreve. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

Homenagem ao Blaxploitation na Netflix

Mesclando ficção científica, suspense, terror e comédia numa grande homenagem ao gênero Blaxploitation, o novo filme da Netflix “Clonaram Tyrone!” vem colecionando elogios da crítica. Com um elenco que conta com Jamie Foxx, John Boyega, Teyonah Parris e Kiefer Sutherland, a trama mostra como um trio improvável de heróis acaba desvendando uma enorme conspiração do governo norte-americano. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

A alteridade na nova Granta em português

O “outro” é o tema da nova edição em português da revista britânica de literatura Granta, que acaba de ser lançada no país pela Tinta da China Brasil. A revista traz um trecho de “Still Pictures”, livro póstumo de Janet Malcolm, sobre sua origem tcheca e situação de imigrante. Outros destaques são contos e ensaios de Isabela Figueiredo, Natércia Pontes, Ali Smith e Aparecida Vilaça. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Ensaios inéditos de Anne Carson

Na nova coletânea “Sobre Aquilo em que Eu Mais Penso” (Ed. 34, 2023), a escritora canadense, autora de “Eros, o Doce-Amargo”, transita pela prosa e pela poesia. Organizada por Danilo Hora e Sofia Nestrovski, que também a traduz, a obra reúne 11 ensaios de Carson inéditos no Brasil. Seu olhar investigativo e sensível aproxima figuras aparentemente distantes, como Homero e Elizabeth Bishop, dissolvendo as fronteiras que separam criação, crítica e tradução. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Xuxa documental

Com direção-geral de Pedro Bial, "Xuxa, o Documentário" tem de tudo: um reencontro tenso com a ex-empresária, Marlene Mattos, após 19 anos, uma conversa sincera com Marcelo Ribeiro, ator do polêmico filme "Amor Estranho Amor" (1982), lembranças dos relacionamentos com Pelé e Senna, carreira e material de acervo exclusivo. Dividida em cinco episódios, a série, em cartaz no Globoplay, percorre toda a trajetória da para sempre Rainha dos Baixinhos. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

Tacos mexicanos autênticos e deliciosos em SP

A turma do 28º melhor restaurante da América Latina de acordo com o 50 Best, o mexicano Metzi, de SP, agora tem uma opção amiga do bolso, a nova taqueria Atzi. Na Vila Madalena, eles reproduzem as técnicas tradicionais de preparo das tortillas feitas de milho crioulo em um janelão de vidro e as vendem recheadas a partir de R$ 18. Entre os sabores, clássicos como o Al Pastor (porco e abacaxi) e o Asada (contrafilé e guacamole). (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Comédia e crítica social em série

Quem assistiu ao filme “Desculpe te Incomodar” (2018) já sabe que pode entrar na nova comédia do cineasta Boots Riley esperando dar boas risadas, mas com um subtexto afiado de crítica racial e social. Desta vez na TV, ele é o criador da série “Sou de Virgem”, disponível no Prime Video. Na produção, Jharrel Jerome (“Moonlight”) vive um homem negro gigante que passa a explorar as dores e delícias do mundo real. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O homem branco em desalento

Um homem branco, intelectualizado, paulistano e detentor dos privilégios de sua classe descobre uma doença terminal aos 40 anos, ao mesmo tempo em que vê o país se esfacelar. É esse o ponto de partida de “O seu Terrível Abraço” (Todavia, 2023), novo livro de Tiago Ferro, autor de “O Pai da Menina Morta”, pelo qual levou os prêmios São Paulo e Jabuti. O novo romance tem aspectos de ensaio, fabulação e comentário político, além de uma boa dose de ensaio pessoal. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Os últimos contos de Tchékhov

Ao tratar de assuntos cotidianos e pouco espetaculares, os contos do russo Anton Tchékhov (1860-1904), um dos maiores autores da literatura mundial, são primores de condensação e profundidade psicológica. O volume “Últimos Contos” (Todavia, 2023) reúne algumas das derradeiras histórias que produziu em vida, como “A Dama do Cachorrinho” e “A Noiva”, estrelando servos, nobreza e burguesia em meio ao caldeirão social que a Rússia vivia. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Peça pra cantar junto

Antes da pandemia, sair na janela e cantar podia parecer coisa de louco. Mas naqueles meses mais dramáticos, loucura era o que acontecia no mundo, no país. Foi nessa época que a atriz e cantora Soraya Ravenle tornou o canto de janela a sua prática. Dessa experiência nasceu "Ubirajara, Uma Cantoria" – nome do prédio onde vive há 26 anos. Na peça-show, ela entoa canções de nomes como Milton Nascimento, Nana Caymmi e Nelson Cavaquinho. Dias 12 e 19/7 no Teatro Vivo e a partir de 9/8 no Teatro Faap, em SP. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

O som e os penteados incríveis do Wham!

Alto-astral, tons pastéis, penteados volumosos e muito bronzeado são alguns dos elementos que tornam a dupla Wham!, gênese do pop star George Michael, ainda atraentes mais de 40 anos depois. Um documentário da Netflix conta a história de como a dupla, formada por dois amigos de infância, foi responsável por alguns dos maiores hits dos anos 1980. Michael e Andrew Ridgeley gravaram "Wake me Up Before you Go-Go", “Everything She Wants” e ficaram no topo das paradas até a dissolução do Wham! em 1986. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Festival celebra Dia da Mulher Negra Latino-Americana 

Considerado o maior evento voltado para mulheres negras na América Latina, começa na quinta (6) a 16ª edição do Latinidades, com o tema “bem viver”. A começar por Brasília, o evento gratuito vai passar por outras três capitais: Rio, SP e Salvador. Os debates, shows, rodadas de negócios e apresentações culturais, com participação de mais de 20 países, promovem a equidade de raça e gênero num diálogo entre várias esferas dasociedade. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Os deboches de Robinho

Está no ar o último episódio de “Os Grampos de Robinho”, que apresenta áudios inéditos de conversas obtidas pela polícia italiana durante a investigação de um estupro coletivo, ocorrido em Milão, envolvendo o ex-futebolista Robinho e alguns “parças”. Ouvir os papos não é fácil. Em vários momentos, o atleta, condenado a 9 anos de prisão, debocha da vítima. O podcast do UOL mostra, porém, que o tom dele muda conforme avançam as apurações. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

A adolescência como ela é

Rio de Janeiro, 1999: um grupo de amigos enfrenta a trágica morte de Beta (Flora Camolese) na noite da festa de formatura do colégio. Esse é o mote da nova série teen do Globoplay, “A Vida pela Frente”, dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi. Uma obra delicada que narra, sem pudor, as dores e as euforias do fim da adolescência a partir de temas como amores, ciúmes, drogas, luto, saúde mental, sexualidade, suicídio e racismo. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Novas edições e ficção celebram a escrita de Sylvia Plath

Nos 60 anos de sua morte, Sylvia Plath vem recebendo homenagens à altura do status como uma das vozes mais importantes da literatura no século 20. Além da “Poesia Reunida”, volume que integra dois livros da autora, e “Euforia”, ficção de Elin Cullhed que recria o último ano de vida de Plath, ambos pela Companhia das Letras, a Biblioteca Azul lança em julho uma edição ilustrada de “A Redoma de Vidro”, seu único romance. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

A arte de mulheres em tempos como estes

O grupo Rosa Choque, formado por 11 artistas mulheres, expõe trabalhos que dialogam com o livro “Em Tempos como Estes” (Ubu, 2020), que reúne cartas de Efratia Gitai, mulher judia que foi testemunha dos grandes acontecimentos do século 20 e é mãe do cineasta Amos Gitai. Com curadoria de Erica Burini, um dos intuitos da mostra é desestigmatizar a produção de mulheres mais velhas. A partir do sábado (24), a Galeria Marília Razuk, em SP. No 4/7, a escritora Noemi Jaffe fala no Museu Judaico sobre Efratia. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Aulas com grandes nomes da cozinha

Manu Buffara, Janaína Rueda e Lucas Corazza estão na lista de chefs que darão aulas e cozinham no SP Gastronomia, um dos eventos mais importantes da comida e da bebida no Brasil. De 29/6 a 2/7 no Parque Villa-Lobos, traz temas como as PANCs no mundo caipira, a combinação inusitada entre chá e café, e os desafios e oportunidades do Programa Municipal Cozinha Escola. Há ainda shows de Arnaldo Antunes e outros. Ingressos aqui. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Um depoimento sobre desistir da política

Numa sociedade em que o termo resiliência é mais e mais usado, desistir não é das palavras mais celebradas. Na revista piauí, a ex-deputada federal Áurea Carolina conta em depoimento sincero como e por que não buscou a reeleição. O título já diz muito sobre que peso a política ganhou para ela nos últimos anos: “Acabou o mandato, e comemorei como Galvão Bueno na Copa de 94”. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

"Retratistas do Morro", no Sesc Pinheiros (SP)

As fotografias podem ser um registro de uma época, de um modo de viver, de uma classe social e também dos interesses e do repertório de quem faz o clique. Aglomerado da Serra, ao Sul de Belo Horizonte (MG), teve a sorte de contar com dois retratistas que trouxeram tudo isso em suas fotografias de aniversários, formaturas, casamentos e festas. Com imagens de 1960 a 1990, a exposição reúne o trabalho de Afonso Pimenta e João Mendes, organizados a partir da curadoria e pesquisa de Guilherme Cunha. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A bióloga e o jacaré

Em 30 de dezembro de 2009, a bióloga Deise Nishimura preparava o almoço na casa flutuante onde vivia, na Reserva Mamirauá, oeste do Amazonas, quando Doroteia, um jacaré-açu, a atacou e a arrastou para o fundo do rio. O resto dessa trama de ação impressionante você pode ouvir no podcast "Rádio Novelo Apresenta". O episódio é cheio de camadas e mistérios, como a autópsia de um extraterrestre (se é que isso é possível!). Uma história de força, doçura e resiliência. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Fazer

Receitas juninas de família para aquecer 

É chegada a temporada nacional do milho e de outras comidas tipicamente juninas. Pra aquecer, que tal um mungunzá salgado da Paraíba? Onildo Rocha ensina. Ou um curau de milho pra adoçar a vida e esquentar os pés? Esse é do Rodrigo Oliveira, e as duas estão no Receita de Família do Nossa. Tem ainda o bolo de milho da família de Yuri Machado, do Recife, e um bolo de macaxeira e especiarias baiano. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Festival regado a cafeína em São Paulo

De 23 a 25 de junho, o prédio da Bienal, no parque Ibirapuera, recebe a segunda edição do São Paulo Coffee Festival. Para os amantes de uma boa cafeína, a feira que acontece em várias cidades do mundo terá estandes com variedade da bebida, além de coquetéis, experiências sensoriais, exposições, filmes e gastronomia, numa celebração da cultura do café. Os ingressos vão de R$ 40 a R$ 170. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Língua portuguesa, escrita e edição

Durante seis anos, a editora Vanessa Ferrari foi coletando uma série de impressões sobre a escrita a partir de originais que recebia para publicação. Em “O Lugar das Palavras” (Moinhos, 2023), ela revela segredos do ofício e lista cinco tipos distintos de narrador, assim como frases prontas e as armadilhas estilísticas dos primeiros rascunhos. Uma leitura rica para escritores e quem quer seguir carreira como editor. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Conceição Evaristo conversa com Mano Brown

"A literatura é meu espaço da vingança", afirma a escritora mineira em conversa franca no episódio publicado nesta quinta-feira (15) em "Mano a Mano". Evaristo fala sobre a infância, a família, a carreira e o país em um tom doce, sábio e firme que ensina e é capaz de emocionar ao mesmo tempo. Vale cada minuto e é um dos episódios que vão ficar para a história, como o de Sueli Carneiro. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Assassinato e penteados extravagantes no cinema

O filme “Medusa Deluxe” traz ao cinema uma narrativa de mistério que se passa em meio aos cortes e penteados espalhafatosos de um concurso de cabeleireiros. A estreia do cineasta britânico Thomas Hardiman, exibida num take contínuo, foi bastante elogiada no Festival de Locarno pela direção inventiva e o excesso de seus visuais. Para quem está disposto a esperar, o longa também desembarca no MUBI dia 4 de agosto. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O retorno de HQs clássicas e esquecidas por anos

O soturno detetive Spirit, criado em 1940 pelo célebre quadrinista Will Eisner, volta a ter nove histórias publicadas no Brasil — a obra não aparecia por aqui desde 1997. Para comemorar oito décadas do personagem, a editora JBraga lançou uma edição especial. Outro clássico a retornar ao país é a HQ "Little Nemo" (1905), de Winsor McCay, pela Figura. A Folha lista publicações que ficaram esquecidas e regressam agora ao país. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Os debates d’A Feria do Livro no YouTube

Sueli Carneiro, João Silvério Trevisan, Conrado Corsalette, Ynaê Lopes, Laerte, Max Lobe, Abdellah Taïa, Bela Gil e muitos outros nomes de peso da literatura e do jornalismo brasileiro passaram pelo palco d’A Feira do Livro, que encheu o estacionamento do estádio do Pacaembu de literatura no feriado de Corpus Christi. Quem perdeu não precisa mais sofrer de FOMO e já pode assistir às conversas no canal oficial do evento no YouTube. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical

Há 15 anos promovendo o encontro de fãs de música na fila da pipoca, o In-Edit Brasil ganha uma nova edição. Até 25/6, serão exibidos documentários musicais como "Chic Show", sobre bailes paulistanos dos anos 70 e 90; "Terruá Pará", que mostra a diversidade da música amazônica; e "God Said Give 'Em Drum Machines", sobre a história de jovens músicos negros precursores do techno de Detroit nos anos 1980. Entrada gratuita (exceto no CineSesc). (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Ir

Feira do Livro

Neste feriado prolongado de Corpus Christi, saem os carros e entram os livros no estacionamento do Estádio do Pacaembu (SP). É ali que acontece, de 7 a 11 de junho, a segunda edição de A Feira do Livro. São 154 expositores, entre editoras e livrarias que, ao ar livre, trazem lançamentos e eventos para adultos e crianças. Não deixe de visitar o Palco da Praça, onde acontecem conversas com Sueli Carneiro, Itamar Vieira Jr., Laerte, Patricia Hill Collins, Bela Gil e outros. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

Filme refaz últimos passos de Bruno e Dom

O documentário “Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom”, do Globoplay, reproduz os últimos passos do indigenista pernambucano Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, executados em 5 de junho de 2022, na terra indígena do Vale do Javari (AM). Dirigido pela repórter Sônia Bridi, o filme, resultado de cem dias na região que abriga o maior número de isolados no mundo, apresenta fotos inéditas da dupla, aborda as investigações do caso e faz um panorama de outras tantas violências ocorridas ali. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Contos de Murakami

Reflexões e memórias de Haruki Murakami, maior escritor da literatura japonesa contemporânea, permeiam os contos da coletânea “Primeira Pessoa do Singular”, lançada pela Alfaguara agora no Brasil. São oito histórias de amor, melancolia e solidão narradas em primeira pessoa e cortadas por suas habituais obsessões (Beatles, jazz, beisebol, etc.). Murakami é também autor de “Norwegian Wood” (1987) e de “Kafka à Beira Mar” (2002). (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Debates sobre o clima em novo podcast

O IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) acaba de lançar seu novo podcast, “Que Clima É Esse?”. Como o nome já insinua, o programa vai tratar das mudanças climáticas, em bate-papos com especialistas no assunto, abordando temas urgentes como a crise da água, o mercado de carbono e práticas ESG. Parte do projeto Semeando Água, o podcast terá 12 episódios, lançados sempre às segundas-feiras. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

James Baldwin na Mostra Ecofalante

O escritor e ativista americano James Baldwin (1924-1987) revisita locais históricos de norte a sul dos EUA, por onde passou o Movimento dos Direitos Civis no país. Essa andança é mostrada no longa documental "I Heard it through the Grapevine", de Dick Fontaine e Pat Hartley, em cartaz na 12ª Mostra Ecofalante, em São Paulo. Na obra, intimista, o intelectual cruza com amigos, colegas de luta e da literatura, e relembra as frustrações da guerra contra o racismo. O festival é gratuito. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

De volta ao Aranhaverso

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” não estreará, mas explodirá na tela dos cinemas a partir desta quinta (1º). Ou pelo menos é o que diz a crítica nos quatro cantos do planeta, para quem, mais que um filme, é uma obra de arte com imagens incríveis, ideias fascinantes, temas complexos e personagens carismáticos. Sem dar spoilers, a trama envolve uma sociedade secreta de aranhas e um Miles Morales como o homem errado no lugar errado. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Série com Adriana Esteves e inspirada em “Parasita

Uma briga violenta entre adolescentes é o estopim para “Os Outros”, do Globoplay, com o primeiro capítulo aberto a não assinantes. Com Adriana Esteves, Drica Moraes e Maeve Jinkings, a trama se inspira no sucesso coreano e em “Deus da Carnificina”. Assinada por Lucas Paraizo, de “Sob Pressão”, conta a história de um conflito entre vizinhos num condomínio da Barra da Tijuca para abordar o isolamento e a dificuldade de comunicação. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Uma investigação sobre gênero

“Não quero ser menina. Também não quero ser menino. Tudo o que eu quero é ser eu”, diz Maia Kobabe que ilustra sua vida e a confusão de perceber-se queer e não saber exatamente como. Tudo isso está na maravilhosa graphic novel “Gênero Queer: Memórias”, que acaba de ser lançada no Brasil pela Tinta da China. Além de sincera e delicada, é uma aula sobre a diversidade LGBTQIA+ preparada com a coragem de quem não foge de nenhum assunto. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo disco de Arlo Parks, revelação do festival C6

Amor, trauma e relacionamento são temas do novo disco da cantora britânica Arlo Parks, que foi uma das artistas participantes do festival C6, em São Paulo. "My Soft Machine" (2023), descrito pela Pitchfork como “mais dark e, ao mesmo tempo, mais alegre do que o anterior” ao falar sobre a sua nova vida em Los Angeles. São 12 faixas e rendeu os clipes "Impurities", "Devotion" e "Pegasus", com a colaboração da americana Phoebe Bridgers. Disponível em todas as plataformas de streaming. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ir

Arte contemporânea no Pacaembu

Cerca de 50 galerias levarão obras à segunda edição da ArPa, feira que tem entre os destaques um estande de Ivan Serpa, que faria 100 anos neste ano; um diálogo entre as obras do sueco Runo Lagomarsino e da capixaba Castiel Vitorino Brasileiro; e a galeria argentina Isla Flotante com o trabalho de Valentin Demarco. A ArPa terá ainda um aumento de 50% de galerias internacionais. A curadoria é de Carla Zaccagnini, Diego Matos, José Esparza e Chong Cuy. Até 4/6, no Pavilhão Pacaembu (entrada pela Praça Charles Miller). (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

O poder elétrico das adolescentes

Um fenômeno atinge garotas de diversas partes do mundo: ao se sentirem com raiva ou vulneráveis, as adolescentes passam a soltar descargas elétricas fortíssimas pelas mãos, causando quedas de energia, incêndios e mortes. À medida que essa força se espalha, o patriarcado nunca mais será o mesmo. Com Toni Collette no elenco, a série “O Poder”, da Prime Video, é inspirada no best-seller deliciosamente feminista da inglesa Naomi Alderman. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ler

O revisionismo em livros de Monteiro Lobato a Agatha Christie

A revisão de obras clássicas de autores conhecidos mundo afora vem dando o que falar. Com mudanças de termos como “gordo”, que virou “enorme”, e “fêmea”, que se tornou “mulher”, a maioria das alterações exclui trechos considerados preconceituosos ou ofensivos aos leitores atuais. A história, explorada em reportagem da Folha, aprofunda toda a discussão em torno da tendência do revisionismo literário. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Um podcast em tributo à Rita Lee

Inspirado no livro "Rita Lee: Outra autobiografia" (2023, Globo Livros) chega na próxima semana a todas as plataformas de streaming o podcast homônimo, produzido pela Trovão Mídia em parceria com o Globoplay. O programa é apresentado por Astrid Fontenelle com a participação do editor do livro, Guilherme Samora, que era bem próximo de Rita. Serão cinco episódios, um tributo em áudio à vida e obra de Rita. A partir de 29/5, com novos episódios a cada semana. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Fazer

Curso sobre a obra de Nina Horta com degustação

O delicioso texto da maior cronista de comida do Brasil é tema de curso ministrado pela jornalista Luiza Fecarotta, na escola Wilma Kovesi, em São Paulo, que propõe “uma escavação arqueológica” de sua obra. Ao longo das aulas, serão degustadas receitas da autora, como picles de quiabo, mousse de atum e pudim de leite, e em paralelo há exercícios de escrita relacionados aos temas abordados. Mais informações aqui. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Grandes nomes da arte brasileira na Casa de Vidro, em SP

The Square São Paulo, na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, celebra os dez anos da grife italiana Bottega Veneta no Brasil. A partir de temas como geometria, espiritualidade, contracultura brasileira e raízes da Bossa Nova, o evento apresenta Arnaldo Antunes, Ibã Sales, Luiz Zerbini, Leda Catunda, Lenora de Barros e João Camarero, além de obras de Lygia Pape, Hélio Oiticica, Augusto de Campos, Mestre Guarany, Surubim Feliciano da Paixão e da própria Bo Bardi. De 27/5 a 3/6. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Série com Obama aborda desafios do trabalho

Sua profissão será dominada por máquinas? E afinal, você gosta daquilo que faz? A nova série documental da Netflix, “Trabalho: O que fazemos o dia todo”, tenta trazer respostas nem sempre fáceis para as questões do complexo mercado de trabalho contemporâneo. Em quatro episódios, o ex-presidente Barack Obama acompanha o cotidiano de trabalhadores de diferentes áreas para entender sua rotina e os desafios que enfrentam. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo álbum de Amanda Magalhães

Nome fresco na nova MPB, a cantora faz nesse “Maré de Cheiro”, seu segundo trabalho em estúdio, uma mistura moderna de ritmos como a ciranda, o pagodão baiano, a cumbia e a música eletrônica em letras solares que falam de amor e espiritualidade. Filha do músico William Magalhães, da Banda Black Rio, que participa do álbum, Amanda também canta acompanhada de outros artistas como a cantora Assucena e a rapper Lurdez da Luz. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Julia Louis-Dreyfus contra o etarismo

No podcast “Wiser Than Me”, a atriz célebre pela atuação em comédias como “Seinfeld” e “Veep”, entrevista mulheres com mais de 60 anos que têm muito a dizer. Jane Fonda, Carol Burnett, Amy Tan, Diane von Furstenberg, Isabel Allende e Fran Lebowitz são algumas das entrevistadas dessa primeira temporada que já é considerada um libelo contra o etarismo. Os episódios são semanais e estão em todas as plataformas de áudio. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Vinho e suspense em "Gotas Divinas"

Para quem acha que degustar um vinho é um exercício estático, a nova série da Apple TV+ mostra que pode ser algo cheio de suspense. Baseado em mangás, conta a história da herdeira da maior coleção de vinhos do mundo que, para receber suas posses, precisa vencer o pupilo do pai em provas de vinhos maravilhosos às cegas. Aulão grátis para quem quer saber mais sobre a bebida e diversão garantida com locações na França e no Japão. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Fajardo e Nazareno expõem em São Paulo

A Galeria Marcelo Guarnieri abriga "Forse che sì, forse che no / Talvez sim, talvez não", de Carlos Fajardo, que reúne construções tridimensionais compostas por sobreposições de vidros e aponta para relações espaciais entre corpo, objeto e arquitetura. Já Nazareno leva à Galeria Lume a mostra "Faz tempo que aquele buraco não sobe na parede", com grandes obras em mármore que instigam o espectador a enxergar o que é o buraco e de onde saem aqueles mármores imensos. Ambas abrem sábado (20), com curadoria de Diego Matos. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Uma entrevista definitiva com a Rita Lee dos anos 1980

“‘Mania de Você’ foi um fundo musical para uma situação de profundo tesão, de amor às últimas consequências”, contou Rita Lee ao jornalista Geraldo Mayrink em 1981 em uma das duas longas sessões de entrevistas que renderam este texto na Playboy. Ela fala das críticas que enfrentou, das tragédias que viveu e de ter finalmente o país inteiro apaixonado por ela. A conversa resume a personalidade livre, inteligente e artística da cantora e emociona ao oferecer um outro tipo de visão sobre o mundo. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

As andanças de Vivian Gornick em novo livro

Com seus passeios pelas ruas de Manhattan, a escritora e crítica estadunidense traça um mapa de ritmos, encontros casuais e amizades que compõem a vida em Nova York. Autora de “Afetos Ferozes” (Todavia, 2019), eleito pelo New York Times o melhor livro de memórias dos últimos 50 anos, em “Uma Mulher Singular” (idem, 2023) ela traça um autorretrato impactante, que vai de sua atração pela solidão até o que significa ser uma intelectual feminista num mundo hostil para mulheres. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Wanderléa estreia no choro

A cantora lança, pelo Selo Sesc, o primeiro álbum do gênero de sua carreira. Nele, a dona de hits como "Foi Assim" e "Prova de Fogo" homenageia nomes como Pixinguinha, Waldir Azevedo, João de Barro e outros ícones do choro em 12 faixas. Há ainda a inédita "Um chorinho para Wandeca", composta por Douglas Germano e João Poleto em homenagem à intérprete. Ficará disponível em todas as plataformas de streaming. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ir

Krenak e Baniwa na montagem de “O Guarani”

Possivelmente a ópera brasileira mais conhecida da história, afinal sua abertura é tema da Hora do Brasil, “O Guarani”, de Carlos Gomes, agora é encenada no Theatro Municipal de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal com ampla participação indígena. O filósofo, ambientalista e escritor Ailton Krenak assina a concepção geral do espetáculo e o artista visual Denilson Baniwa fez a codireção artística e a cenografia. O coro tem ainda cantores do povo Guarani do Jaraguá. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

Mostra "Bará", de Gustavo Nazareno, celebra Exu

A partir deste sábado (13), o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, abrigado no Parque Ibirapuera, recebe a exposição do artista mineiro Gustavo Nazareno. A mostra reúne cerca de 150 trabalhos, entre pinturas a óleo sobre linho e desenhos em carvão, que partem de inspirações em contos de fada, fabulação e a fé em Exu na qualidade de Elegbara, uma das denominações do orixá do movimento e da comunicação. Até 1/10. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Drauzio Varella entrevista

O médico e escritor estreou na quarta (3), dia em que completou 80 anos, seu videocast de entrevistas no YouTube. Às quartas, um novo episódio com nomes como Zé Celso, Negra Li e padre Julio Lancellotti, sempre às 19h. Varella disse à Folha que segue trabalhando a todo vapor, apesar de ter fechado o consultório particular. “Tive fases da vida em que dizia: ‘preciso reduzir’. E não consegui. Não é agora com 80 anos que vou aprender." (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O racismo na seleção para emprego

Uma pesquisa conduzida durante dois anos em países europeus onde a foto costuma ser incluída no currículo concluiu que a cor da pele pode interferir nas chances de uma contratação. Novos imigrantes de primeira e segunda geração estão entre os mais discriminados e são vistos como grupo social crucial para a sobrevivência econômica da Europa. O estudo, publicado na revista da Universidade de Oxford, é tema de reportagem de Michele Oliveira na Folha de S.Paulo. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Um perfil de Annie Ernaux por Rachel Cusk

De escritora para escritora, a britânica da trilogia “Esboço” (Todavia, 2019) publicou na New York Times Magazine um artigo onde explora a intersecção entre sua vida e a literatura de Ernaux. Com um título que atribui à francesa ganhadora do Nobel a quebra de tabus na escrita feminina, Cusk relembra um encontro entre as duas, explora os elementos chocantes da literatura de Ernaux, a dolorosa honestidade de seus livros e a fragilidade do corpo sobre o qual a autora construiu seu império. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Jessie Ware, a incendiária

Depois do “What’s Your Pleasure” (2020), a expectativa era alta sobre a nova aventura da cantora britânica. Mas eis que o momento chegou e Ware entrega novos hinos disco (“Begin Again”) e house (“Freak Me Now”) e se firma como um dos nomes mais quentes quando o assunto é pista. “That! Feels Good” talvez precise de mais de uma audição, mas depois cola como chiclete, com produção impecável e o instrumento certo na hora certa. Vale procurar as vozes de Roisin Murphy e de Kylie Minogue no hit que dá título ao álbum. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Keri Russell, de espiã a diplomata

Estreia badalada da Netflix, “A Diplomata”, de Debora Cahn ("The West Wing" e "Homeland"), é uma boa pedida para os fãs de política. Em oito episódios, acompanhamos Kate Wyler (Keri Russell), a nova embaixadora dos EUA no Reino Unido, que se vê em meio a uma grave crise internacional enquanto vive um momento conturbado no casamento com Hal (Rufus Sewell), político e diplomata influente que sempre esteve sob os holofotes. Já tem segunda temporada confirmada. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Paola Carosella no Café da Manhã

Com um tom sincero e manso, a cozinheira argentina mais popular no Brasil abre seu coração em quase uma hora no podcast da Folha. Paola Carosella conta como se apaixonou pela TV (não pretende parar e ama sua própria personagem em “Masterchef”), fala de seu novo programa no GNT, da vida pessoal (saiu de um relacionamento abusivo) e de como tenta se controlar para não enveredar em polêmicas na internet. O papo vale cada minuto. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Os cartuns de Pedro Vinicio

“É tanta coisa pra eu fazer que eu nem sei por onde eu começo a desistir”, “Alcancei o equilíbrio entre corpo e mente, ambos exaustos”, e “Se a vida te derrubar, aproveite e durma” são algumas frases do artista pernambucano Pedro Vinicio, que viralizou em 2020 com as frases e desenhos expressivos. “Pedro Vinicio: Tirando tudo tá tudo bem” (Editora Cobogó, 2023) reúne 99 de seus cartuns, que falam sobre ansiedade, indecisão e procrastinação. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

Protagonismo negro na Globo e na Netflix

Disponível na Netflix, a primeira temporada de “Rainhas Africanas: Nzinga” conta a história real da mulher que comandou dois reinos da África Central no século 17, narrada pela atriz Jada Pinkett Smith. Já a Globo estreia na terça (2), após a novela das nove, a série “Encantado’s”. A comédia mostra os dilemas de uma família negra do subúrbio do Rio, dividida entre o trabalho num mercadinho e os ensaios de uma escola de samba. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Trabalhadores explorados em agências publicitárias

Giovana Madalosso narra, na Folha de S.Paulo, o cotidiano degradante do trabalho em agências de publicidade badaladas da capital paulista. No texto, a escritora, autora de "Suíte Tóquio" (Todavia, 2020), compartilha abusos que viveu e presenciou no tempo em que atuou como redatora. Um bom exemplo é a banalidade da combinação de Rivotril e energético para fazer com que os profissionais da área trabalhem 18 horas por dia. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Moda, classe e “The Nanny”

Os amantes de comédia que assistiram à televisão dos anos 1990 não devem ter passado batido por Nanny Fine, a personagem fanha de Fran Drescher em “The Nanny”. Pois eis que sua verve fashionista é enfim reconhecida pela internet e é central neste texto da escritora Clara Drummond. Em tempos de “Succession” e em que se delira sobre como os ricos se vestem, Drummond analisa como o novo e o velho dinheiro estampam seu estilo. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

Narrativas indígenas no cinema e na TV

Na semana do Dia dos Povos Indígenas, o público ganha opções para se aprofundar no tema tanto na TV quanto no cinema. Com um elenco indígena, o filme “Para’í”, de Vinicius Toro, chega ao cinema, contando a história de uma garota guarani em busca de sua identidade. Já o especial “Falas da Terra”, na Globoplay, é protagonizado por três atrizes indígenas e conta a história de jovens amigas que vão fazer um trabalho no Mato Grosso do Sul, se deparando com um ambiente de destruição. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Feist em disco perfeito para o inverno

O café da manhã dos dias mais frios do ano já tem trilha. São as 12 músicas que compõem “Multitudes”, o novo álbum da canadense Leslie Feist, que volta depois de seis anos. Talvez seja o álbum mais delicado da cantora, com tão pouca bateria e cantos tão suaves que levam à introspecção. São ecos de sua nova maternidade, uma vez que foi composto quando adotou a filha Tihui, durante a pandemia. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Um duro relato sobre violência doméstica

"Em casa, meu pai era um homem violento, espancador dos filhos e da esposa. Assisti a verdadeiras cenas de tortura". Com frases fortes como essas, a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg descreve o cotidiano de violência doméstica em que cresceu. No texto, publicado na Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (19), a autora de livros como "A Invenção de uma Bela Velhice" compartilha a difícil história da sua família, que inclui, além de agressões de todos os tipos, alcoolismo, câncer e traições. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Fazer

Um bolo molhado para chocólatras de carteirinha

“Essa receita de bolo cremoso de chocolate é o máximo e acaba num minuto, mal dá tempo de esfriar, já que ele é maravilhoso ainda quente.” Quem promete essa delícia, sem falsa modéstia, é a autora Heloisa Bacellar, que em seu site ensina como fazer o bolo de chocolate perfeito para chocólatras de plantão. O pulo do gato, segundo ela, é usar o melhor chocolate meio-amargo que puder e um bom cacau em pó para ter mais sabor e aroma. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Uma história de ghosting no "Modern Love"

Denny Agassi é uma mulher trans que entra no Grindr em busca de sexo, mas encontra amor. Lá, ela começa um relacionamento que, contra sua vontade, logo chega ao fim. Depois de uma fase de sofrimento, Agassi transforma essa dor: "Essa experiência me ensinou que se eu quiser que alguém me trate de uma certa maneira, é melhor eu já fazer isso comigo primeiro. Mas também me ensinou que ser trans não é um problema". O novo episódio segue o formato de histórias reais e emocionantes que o podcast do NYT faz tão bem. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

Minissérie protagonizada por Jesse Eisenberg

Em oito episódios, "A Nova Vida de Toby", drama cômico disponível no Star+, acompanha Toby (Jesse Eisenberg), um homem de meia-idade recém-divorciado que adentra o universo dos aplicativos de paquera depois de anos de casamento. Ao mesmo tempo em que busca uma nova parceira, sua ex-esposa Rachel (Claire Danes) desaparece. Ele então se vê sozinho com os dois filhos, sem saber se ela planeja voltar. A minissérie também conta com Adam Brody e Lizzy Caplan no elenco. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Poemas que são filmes e viraram quadros

Em "La Ley del Deseo y Otras Películas" (Corsário Satã, 2023), Fabrício Corsaletti traz um poema para cada filme de Pedro Almodóvar. "Volver", "Carne Trêmula", "Madres Paralelas", estão todos lá. O curioso é que ele não para aí. Lança o livro neste sábado (15), das 15h às 20h, junto a uma exposição de 70 pinturas organizadas em séries que também falam dos filmes do espanhol, dos chamados "Bares Mentais" e das "Quase Casas" no Galpão Cru, em São Paulo. A curadoria é de Diego Matos. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ir

A sexta edição do Festival Serrote, no IMS

Nomes como Djaimilia Pereira de Almeida, Igor de Albuquerque, Ana Mumbuca e Jaqueline Gomes de Jesus são presenças confirmadas no 6º Festival Serrote, realizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. A programação do evento, que acontece nos dias 14 e 15 de abril no IMS Paulista, engloba debates, shows, leituras e performances sobre temas como política, cultura e sociedade. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas no local. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

Uma nova dose de Paul Mescal no cinema

Mais um filme do novo queridinho de Hollywood chega às telas brasileiras. O irlandês Paul Mescal, astro do longa indie "Aftersun" e da série "Normal People", está em cartaz com "Criaturas do Senhor", de Anna Rose Holmer e Saela Davis. Na obra, um drama psicológico ambientado numa vila de pescadores irlandesa, ele interpreta Brian, filho de Aileen (Emily Watson), uma mãe que conta uma mentira para proteger a família. A ação testa o senso de Aileen do que é certo e errado e devasta a comunidade onde vivem. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

As dinâmicas familiares em livro de Jonathan Franzen

Quem é fã de livros como "As Correções" e "Pureza" já tem bons motivos para ficar animado. O cultuado escritor norte-americano Jonathan Franzen está de volta em "Encruzilhadas", novo romance em pré-venda pela Companhia das Letras, com tradução de Jorio Dauster. Na trama, o autor, conhecido por seus es