Conteúdos sobre @gamarevista na Gama Revista

@gamarevista

Imagem de destaque do post
Assistir

‘Ataque dos Cães’, filme da Netflix premiado em Veneza

Vencedor do Leão de Prata, entregue para a diretora Jane Campion no último Festival de Veneza, o longa, uma das apostas para a próxima cerimônia do Oscar, já está disponível na Netflix. O faroeste aclamado pela crítica retrata uma tensa briga familiar e conta com um elenco de peso, encabeçado por nomes como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Encontros virtuais de autores na 19ª edição da Flip

A Festa Literária Internacional de Paraty acontecerá pela segunda vez de maneira remota, com 19 mesas de conversas entre os dias 27/11 e 5/12. Este ano não haverá um autor homenageado, mas um tema central: os escritores discutirão o mundo vegetal e os saberes da floresta. Entre os nomes confirmados, estão o botânico Stefano Mancuso, Margaret Atwood, David Diop, Han Kang, Ailton Krenak (foto) e Alice Walker. Todas as conversas poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo site da Flip e ficam disponíveis no canal do Youtube. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ir

Inhotim homenageia Abdias Nascimento

Após 10 anos da morte do artista e intelectual, o Inhotim sedia, de forma inédita, outro museu dentro de seu espaço: o Museu de Arte Negra, em parceria com o Ipeafro. A partir de 4 de dezembro e pelos próximos dois anos, o local receberá um programa de exposições diversas, sendo a primeira um diálogo entre as obras de Tunga e Nascimento, amigos de longa data. Todas as mostras desafiam conceitos vigentes da arte moderna, além de apoiarem e promoverem a produção de artistas negros. O Inhotim está aberto para visitação de quinta à domingo, e os ingressos custam R$ 44. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

‘Get Back”, documentário de Peter Jackson sobre os Beatles

A separação da maior banda de todos os tempos ainda é envolta em segredos e mistérios. Mais de 50 anos depois do fim, o diretor da saga "Senhor dos Anéis" revela bastidores nunca antes vistos sobre os últimos momentos dos Fab Four enquanto banda. Utilizando um material inédito de 60 horas de imagens e 130 horas de áudio, o documentário acompanha o processo de composição de “Let It Be”, último álbum dos Beatles. Dividido em três partes, a primeira parte já está disponível no Disney+. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Leilão anual do Pivô, com mais de 130 obras

Até 27 de novembro, a associação cultural de São Paulo (SP) está aceitando lances para o seu leilão anual, totalmente online. Há obras de artistas consagrados como Adriana Varejão, Leda Catunda, Cildo Meireles (foto) e Denilson Baniwa, que podem ser vistas in loco na sede, no Edifício Copan, de segunda a sábado, das 13h às 19h. Há dez anos, a Pivô atua como plataforma de experimentação artística para artistas, curadores, teóricos, estudantes e público em geral, e o leilão é sua principal fonte de financiamento. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Assistir

Os 20 anos da Feira Preta, festival de cultura negra

Uma mistura de culinária, música, papos sobre feminismo e amor, todos vistos sob o prisma da negritude. O evento, realizado com o apoio de grandes marcas como o Facebook, Ifood e Pepsico, reúne lideranças negras de diversas áreas. As apresentações de artistas que já passaram pela edição deste ano, como Emicida e a dupla Tasha e Tracie, estão disponíveis online. Até 10 de dezembro, ainda devem passar pela feira Taís Araújo, Péricles e Teresa Cristina. A programação gratuita é transmitida nas redes sociais. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

Debates virtuais reúnem escritoras com temas comuns

Com a ideia de colocar para conversar autores com temas em comum em suas obras, a livraria paulista Dois Pontos realiza às quintas, 19h, o mini ciclo de debates “Um assunto em dois livros”. O próximo encontro será entre Lorena Portela, de "Primeiro eu tive que morrer" e Mariana Brecht, autora de "Brazza", que falam sobre autoficção. No dia 25, Adriana Negreiros e Tatiana Salem Levy conversam sobre abuso a partir dos livros "A vida nunca mais será a mesma" e "Vista chinesa". As conversas ao vivo ficam disponíveis no Instagram da livraria. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ler

Reportagem reconta o calvário da modelo Mari Ferrer

A revista Piauí destrincha a noite que nunca terminou para a jovem mineira, que acusou o empresário André Aranha de estupro em 15 de outubro de 2018. O caso ganhou notoriedade nacional com a divulgação do vídeo da audiência na época, que mostrou o tratamento humilhante e machista dado a Ferrer, retratada como golpista pelo advogado de defesa. A reportagem examina pormenores e contradições do caso, que terminou com a absolvição de Aranha em outubro deste ano. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Assistir

Artistas falam sobre criação e gravam clipe em série

O casal de artistas Diana Boccara e Leo Longo, do Couple Of Things, lançou na última segunda-feira (8) a série "Abitah", que narra o processo criativo da dupla, ao mesmo tempo que reflete sobre as virtudes da arte. Os seis episódios, lançados ao longo da semana no canal do Youtube, contam com participações de MC Soffia, Rhaissa Bittar, Rico Dalasam, YMA, Edgar e Sebastianismos. Ao fim de cada episódio, cada artista terá um clipe feito em plano-sequência. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ouvir

‘Minha vaga, minhas regras’, podcast com dicas para arrumar emprego

Tem dificuldade para saber a melhor forma de agir numa entrevista de emprego? O novo podcast da Folha de S.Paulo em parceria com o LinkedIn, traz convidados e especialistas para falar sobre esse e outros temas relacionados ao mercado de trabalho. Apresentado pelo repórter Bruno Soraggi e a editora-sênior do Linkedin Notícias, Claudia Gasparini, o programa vai ao ar a cada 15 dias nas principais plataformas. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

O documentário ‘Apenas Meninas’, sobre casamento infantil

Dirigido por Bianca Lenti, o longa reúne depoimentos, dados e experiências de sete adolescentes submetidas ao casamento precoce. A ideia da diretora é tratar do tema como algo menos associado ao extremismo religioso do que se imagina, e levantar o debate sobre uma prática comum no Brasil, que ocupa a quarta posição no ranking mundial de casamentos infantis. Disponível na HBO Max, aborda a desigualdade e a violência dos casos e a necessidade de apoio a meninas em vulnerabilidade social. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Eis a chance de assistir em primeira mão a “Deserto Particular”, do diretor Aly Muritiba, premido no Festival de Veneza e candidato a representante brasileiro no Oscar de 2022. O longa narra a história de um ex-policial de Curitiba que parte até o sertão baiano à procura de uma mulher com quem trocava mensagens em um aplicativo de encontros. Esse e outros 263 filmes desta edição da mostra serão exibidos em cinemas e espaços abertos como o vão do Masp e o Vale do Anhangabaú até 3 de novembro. Parte deles também está disponível no streaming Mostra Play. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Ir

A exposição ‘Constelação Clarice’, no IMS Paulista

A obra e a vida de Clarice Lispector (1920-1977) são permeadas de interesse pelas artes visuais, seja na breve incursão da escritora na pintura, ou pela presença de personagens artistas em seus livros. A mostra que ocupa o Instituto Moreira Salles a partir de sábado (23) busca as conexões entre sua produção e a de mulheres que marcaram a arte brasileira no mesmo período, como Lygia Clark, Letícia Parente e Djanira. Além dos quadros de Clarice e suas contemporâneas, há manuscritos, fotografias e documentos da escritora, cujo centenário foi celebrado no ano passado. A entrada é gratuita, com agendamento prévio pelo site. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ouvir

‘Meu Coco’, novo álbum de Caetano Veloso

Nesta quinta (21), às 21h, chega aos streamings o primeiro disco de inéditas do cantor em quase 10 anos. Feito durante a pandemia, um pouco deste “Meu Coco” se tornou conhecido no mês passado, quando Caetano lançou o single “Anjos Tronchos”, a melhor discussão sobre redes sociais e tecnopopulismo, como descreveu o antropólogo Ricardo Teperman em artigo para Gama. “No final de 2019, tive um desejo intenso de gravar coisas novas e minhas”, disse o baiano ao anunciar o disco, cuja capa parece convidar para um mergulho em suas reflexões recentes. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

‘Cabeça de Nêgo’, filme sobre aluno que reage a ataque racista

Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o longa, destaque na Mostra de Cinema de Tiradentes, estreia nos cinemas brasileiros nesta semana. Dirigido pelo cearense Déo Cardoso, aborda o preconceito e o descaso com a educação na figura do protagonista adolescente Saulo, que é expulso da escola depois de reagir a um insulto racista. Quando mesmo assim se recusa a ir embora, ele acaba servindo como estopim para um levante estudantil. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Fazer

O curso ‘História da música pop: de Sinatra a Beyoncé’

O que Elvis Presley, Michael Jackson e Backstreet Boys têm em comum? Capazes de levar multidões à loucura, esses artistas são figuras centrais na história do pop. O curso proposto pelo jornalista, escritor e crítico musical André Barcinski explora a trajetória das estrelas que transformaram o gênero musical no Brasil e no mundo. Ao todo, serão quatro encontros online, com duas horas cada, às segundas-feiras à noite. Inscrições abertas na plataforma Bora Saber. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Mostra celebra Rosângela Rennó em SP

Marcando seus 35 anos de carreira, Rosângela Rennó é tema de uma mostra na Pinacoteca de São Paulo, com 130 obras produzidas pela artista mineira ao longo de quatro décadas. Um dos focos de Rennó é a fotografia expandida, que extrapola a imagem e traz elementos de seu contexto social e técnico. A exposição "Pequena Ecologia da Imagem" contém ainda “Eaux des Colonies” e “Seres Notáveis do Mundo”, trabalhos inéditos no país. A mostra fica em cartaz até março de 2022. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ouvir

‘Uma onda para Tom Zé’ homenageia artista com versões

O que Fernanda Takai, Arnaldo Antunes, André Abujamra, Leoni e a banda Vanguart têm em comum? Além do talento musical, a admiração pela vasta obra de Tom Zé. Foi buscando celebrar o legado do artista baiano que a jornalista Patricia Palumbo, fundadora e diretora da Rádio Vozes, reuniu todos eles para gravar novas versões dos clássicos de Tom Zé. "Se o caso é chorar", gravada por Fernanda Takai e John Ulhoa, é a primeira faixa, que chega às plataformas de streaming na segunda (11). (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

Festival Internacional de Cinema de Curitiba

Até 14 de outubro, a mostra exibe sua programação de mais de 70 filmes, entre longas e curtas, todos online. A curadoria destaca as novas formas de linguagem cinematográfica, com obras abertas ao experimentalismo. São filmes como “Carro Rei”, com Matheus Nachtergaele, que levou o prêmio de ??Melhor Longa Brasileiro em Gramado. Além de produções de Rússia, Alemanha, Canadá, Colômbia, Venezuela, Argentina e Romênia. Todos ficam disponíveis por 24h no site oficial, com ingressos a R$ 5. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Fazer

Um curso sobre vida, música e poesia de Leonard Cohen

O jornalista Daniel Benevides, colunista da Folha de S. Paulo, é o responsável pelo curso “Comparando Mitologias: a vida e obra de Leonard Cohen”, no Centro Cultural Literário Escrevedeira. Os quatro encontros pretendem passear pela trajetória do cantor e poeta canadense, a vivência dupla entre a literatura e a música, sua influência com a mistura do folk, da música cigana e da chanson francesa, arte que o acompanhou até o fim da vida. De 20/10 até 10/11, às quartas, com inscrições abertas. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

O legado de artistas afro-brasileiras

De outubro a dezembro, o Sesc 24 de Maio recebe a Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda, uma homenagem à trajetória da multiartista pernambucana. Além da mostra, que conta com pesquisa da curadora Renata Felinto, a instituição promove rodas de conversa sobre a influência cultural e social de Raquel Trindade, e também sobre a presença de mulheres negras no universo artístico. A série de bate-papos virtuais tem mediação de Vitor e Elis Trindade, filho e nora de Raquel, e serão transmitidos no canal do Sesc 24 de Maio. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Fazer

Um curso sobre a história da Bienal de São Paulo

Instituição cultural onipresente na história da arte brasileira, a Bienal de São Paulo chega aos 70 anos nesta 34ª edição, em cartaz no Ibirapuera. Qual a importância dela na construção de uma arte contemporânea brasileira? Que discursos de poder e legitimação carrega? São algumas das perguntas a serem abordadas pelo pesquisador e curador Diego Matos no curso “Bienais de São Paulo: uma perspectiva histórica e crítica”. Serão dez encontros online, entre os dias 23 de setembro e 25 de novembro, com inscrições abertas na Rama Plataforma. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ler

“O século da solidão”, da inglesa Noreena Hertz

“O neoliberalismo fez com que passássemos a nos ver como competidores em vez de colaboradores, consumidores em vez de cidadãos”, diz a economista inglesa Noreena Hertz no livro, recém-lançado pela Editora Record. A autora aponta que, mesmo antes do isolamento ocasionado pela pandemia, a solidão já vinha se estabelecendo como condição definidora do século 21, com comunidades fragmentadas diante de décadas de políticas que puseram o interesse próprio acima do bem coletivo. Como antídoto, ela propõe, por exemplo, modelos inovadores de vida nas cidades. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Assistir

O filme “A Última Floresta”, vencedor do prêmio do público em Berlim

Após ter conquistado o prêmio do público no Festival de Berlim, o longa chega aos cinemas num momento oportuno, em que os indígenas se mobilizam novamente por suas terras. Dirigido por Luiz Bolognesi, com roteiro escrito em parceria com Davi Kopenawa, mescla imagens documentais e encenação para mostrar a luta, a vida cotidiana e a cosmovisão dos yanomami. A história é inspirada no livro “A Queda do Céu”, em que Kopenawa, xamã e liderança, narra a relação do povo com a terra e sua religiosidade. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Montero”, o primeiro álbum de Lil Nas X

Depois de hits como “Old Town Road” e “Industry Baby”, Lil Nas X finalmente dá à luz seu primeiro disco. “Montero”, que chega nesta sexta (17), sequer foi lançado e já faturou o prêmio “Vídeo do Ano” no VMAs, o mais importante da premiação da MTV. O rapper de 22 anos, que desafiou o conservadorismo do estilo quando revelou ser gay em 2019, também foi destaque por seus figurinos tanto no VMAs quanto no Met Gala. Em suas redes sociais, já lançou algumas prévias de novas canções, como “Sun Goes Down” e “Lost in the Citadel”. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Fazer

Já tentou meditar?

Para os que sempre quiseram, mas não sabem por onde começar, em outubro se inicia o curso em grupo e online Introdução à Meditação, ministrado pela professora Ilana Gorban e que acontecerá às quartas à noite. O principal objetivo das aulas é promover maior entendimento do que é meditar, além de fornecer ferramentas para que os participantes possam iniciar uma prática pessoal. Mesmo que tenha perdido o bonde do ano anterior, quando a prática ganhou uma onda de novos adeptos, nunca é tarde para tentar. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ir

Trienal de Artes em Sorocaba (SP)

Organizada pelo Sesc Sorocaba, a terceira edição da Frestas - Trienal de Artes traz 53 artistas de diferentes nacionalidades e acontece até 30 de janeiro de 2022 na cidade a 84km da capital paulista. De acordo com a organização, o objetivo da mostra deste ano, que leva o título “O rio é uma serpente”, é refletir sobre economias de acesso, políticas e poéticas de exibição e investigar quais estratégias de solidariedade são possíveis. Além das obras na unidade do Sesc, artistas como Jaider Esbell fizeram intervenções em espaços públicos da cidade. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ler

Os relatos de entregadores nas ruas de SP

“Meu nome é Priscila, tenho 27 anos e moro ao lado da Represa Billings. Sou casada e tenho quatro filhos. Faço bolos e sonho em ter uma confeitaria”, afirma a entregadora de aplicativo cuja história é contada no site Da Garupa, desenvolvido pela turma de Design Gráfico e a Cidade, da Escola da Cidade (SP). Além da história de Priscila, há relatos de Paulo, Johnata e Pedro, que em conjunto dão uma ideia da dureza da vida das vítimas da uberização do trabalho. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O legado de Michael K. Williams

De “The Wire” à “Boardwalk Empire”, Michael K. Williams roubava a cena em qualquer lugar em
que estivesse. O ator, encontrado morto em sua casa na última segunda (8), tinha 54 anos e foi indicado ao Emmy de melhor ator coadjuvante por sua performance na série “Lovecraft Country”. Relembrado como um homem carinhoso por amigos, Williams era conhecido pela entrega completa a cada papel, não importa o tamanho, como afirma o obituário na The Atlantic. Parte do seu legado pode ser conferido em “The Wire”, como o icônico traficante Omar Little, e em “Lovecraft Country”, como Montrose Freeman. Ambas na HBO Max. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O podcast ‘Ciência Suja’

Recém-lançado, o podcast traz os bastidores de histórias de grandes fraudes cometidas em nome da ciência. A discussão chega em um momento em que nunca foi tão evidente o estrago que a ciência “suja” pode causar - não por acaso, o atual presidente é citado já no primeiro episódio, que fala do caso da “pílula” do câncer, defendida por Bolsonaro. Os próximos episódios abordarão temas como o movimento antivacina, a epidemia de preconceito ligada à Aids e, claro, a resposta brasileira à pandemia de Covid-19. A produção foi feita com apoio do Instituto Serrapilheira. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Ler

A nova edição de ‘Má Feminista’, clássico de Roxane Gay

Um clássico contemporâneo do ativismo de gênero, o livro “Má Feminista”, lançado em 2014 pela escritora, professora e ativista americana Roxane Gay, acaba de ser relançado com nova edição pela Globo Livros. Com tradução de Raquel Souza, o livro conta com uma série de ensaios críticos de um feminismo ainda cheio de clichês -- e a dificuldade de se encaixar em alguns critérios dentro do movimento. Roxane expõe questões de raça, gênero e identidade nas bolhas do cotidiano e na cultura moderna, tratando de música, cinema, televisão e literatura. À venda no site da editora. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ir

‘Faz Escuro Mas Eu Canto', a 34ª Bienal de São Paulo

Um ano após a previsão inicial, a 34ª Bienal de São Paulo marca, neste sábado (5), seu início. Com mais de 1 mil obras e 91 participantes, entre eles os artistas Jaider Esbell, Regina Silveira e Carmela Gross, a mostra coletiva irá ocorrer em sua casa tradicional, o Pavilhão do Parque Ibirapuera. Pretende ressaltar problemas, mas também trazer esperança. "Entre o apocalipse e a utopia, eu fico com a utopia", disse o amazonense Thiago de Mello, autor do poema “Madrugada Camponesa”, que deu origem ao título da Bienal. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

6º Festival Internacional de Cinema LGBTI+

A descoberta da própria identidade, a homofobia e a transfobia e o amor entre idosos são alguns dos temas dos 20 filmes de 16 países que compõem a programação do festival, com exibição online e gratuita na plataforma do Sesc Digital até 8 de setembro. Há longas como o suíço “Beyto” (foto), sobre a paixão de um filho de imigrantes turcos pelo seu treinador, e curtas como o brasileiro “Marie”, história de uma mulher trans que volta à cidade natal após 15 anos para enterrar o pai. Veja a programação completa. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Certified Lover Boy”, o novo disco de Drake

Com quase um ano de atraso, o rapper Drake está de volta com “Certified Lover Boy”. Após o sucesso de “Scorpion” (2018), o músico canadense lança seu novo disco nesta sexta-feira (3). O projeto, que conta com arte do artista britânico Damien Hirst, e vem atraindo atenção de muita gente, incluindo uma antiga rivalidade de Drake: Kanye West, que acaba de lançar “Donda”. Os dois rappers, que já tiveram alguns desentendimentos no passado, iniciaram uma guerra fria nas redes sociais que culminou em endereços vazados, casas vandalizadas e muitas discussões entre os fãs. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ler

A nova tradução de “As Ondas”, clássico de Virginia Woolf

Um dos principais romances da escritora britânica Virginia Woolf (1882-1941), “As Ondas”. de 1931, acaba de ganhar uma nova tradução brasileira pela Autêntica, nas mãos de Tomaz Tadeu. Descrito pelo marido Leonard Woolf (1880-1969) como “uma obra-prima”, o livro conta a história de seis personagens, da infância à velhice. Famoso pela falta de marcadores de tempo e espaço, o livro também tem como marca a prosa sofisticada típica da autora, cuja morte acaba de completar 80 anos. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Fazer

Um curso sobre a relação entre a escrita, a comida e a criatividade

É buscando apresentar as várias facetas da inspiração criativa que a jornalista especializada em gastronomia Luiza Fecarotta ministra o curso Língua e Linguagem, que contará com técnicas e estratégias para uma escrita variada por meio de sensações e emoções trazidas pela degustação de quitutes. As oficinas presenciais serão realizadas com um número reduzido de participantes e qualquer pessoa pode se inscrever, basta ter curiosidade sobre a relação entre a comida, a escrita e os sentidos. Serão cinco encontros, nos dias 19 e 26 de outubro e 9, 23 e 30 de novembro, na Escola Wilma Kovezi, em São Paulo, com inscrições abertas. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ir

A exposição inédita do artista chileno Alfredo Jaar

A partir do dia 28 de agosto, fãs do renomado artista, arquiteto e cineasta Alfredo Jaar poderão visitar a mostra “Lamento das Imagens”, uma instalação que reúne produções das quatro décadas em que o chileno atuou no campo da arte. Com curadoria de Moacir dos Anjos, o trabalho será exposto no Sesc Pompeia e terá visitação gratuita. Os que se interessam nos trabalhos reflexivos e nas críticas sociais de Jaar devem agendar a visita à exposição através da página de cada unidade no Portal do Sesc São Paulo ou acessar o site de exposições. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

“The Chair”, nova série com Sandra Oh da Netflix

O irresistível humor ácido de Sandra Oh, já visto em “Grey’s Anatomy” (2005-2021) e “Killing Eve” (2018-2021), brilha como nunca em “The Chair”, lançamento da Netflix. Na série, ela encarna uma acadêmica que chega à chefia do departamento de língua inglesa de uma universidade e enfrenta uma série de desafios na nova empreitada. Os conflitos orbitam ao redor das diferenças geracionais entre estudantes e professores, abordando brilhantemente discussões atuais sem tomar partido. Para a revista americana The Atlantic, o roteiro é “quase perfeito”. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Mano a Mano”, o novo podcast de Mano Brown

A voz mais conhecida do rap nacional, o líder dos Racionais MCs resolveu se aventurar, após 30 anos de carreira, como entrevistador no novo podcast “Mano a Mano”, do Spotify. Conhecido por opiniões fortes, Brown propõe um diálogo na nova empreitada, ouvindo personalidades de diferentes áreas e espectro político, como o vereador paulistano Fernando Holiday, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o pastor Henrique Vieira. O primeiro episódio, no ar nesta quinta (26), traz uma conversa com Karol Conká. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ir

Centenário de Lygia Clark

De 21 de agosto até 9 de outubro, a sede carioca da Pinakotheke Cultural realizará, em colaboração com Associação Cultural Lygia Clark, a exposição "Lygia Clark 100 anos". Para celebrar uma das mais importantes artistas brasileiras, a exposição reúne cerca de cem obras, a maior parte delas inéditas ao público, expostas em ordem cronológica de maneira a recompor a trajetória de Clark (1920-1988). Devido aos protocolos de segurança da pandemia, as visitas acontecem mediante agendamento. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

Uma série de conferências com intelectuais contemporâneos

O projeto Fronteiras do Pensamento, que promove conferências internacionais com pensadores da atualidade, deu início à sua temporada 2021. A edição deste ano, chamada Era da Reconexão, busca se aprofundar na necessidade de interdependência, empatia e cooperação para um futuro global mais brilhante e menos caótico. A abertura foi com o biólogo Jared Diamond, vencedor do Prêmio Pulitzer com o livro "Armas, Germes e Aço" (W.W. Norton, 1997), mas o evento vai até dezembro, com ingressos à venda e a participação de nomes como Anne Applebaum, Margaret Atwood e Carl Hart. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Assistir

Segunda temporada de Modern Love na Amazon Prime

Uma boa notícia para os fãs da série “Modern Love”: a segunda temporada sai nesta sexta-feira (13) na Amazon Prime Video. Baseada na coluna de sucesso do New York Times, que reconta histórias de amor enviadas por leitores, a nova temporada terá oito episódios, com atores como Kit Harington, Lucy Boynton e Anna Paquin em meio a um elenco de peso. “Existem quatro episódios da segunda temporada que acho mais fortes que qualquer coisa que fizeram na primeira”, contou a Gama Daniel Jones, editor da coluna do Times. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O templo do boxe baiano, responsável por três medalhas olímpicas

Dois ouros e um bronze olímpico. É esse o saldo da Academia Champion, escola de boxe de Salvador responsável por atletas como Popó, Junior Cigano, os irmãos Minotauro e Minotouro e Hebert Conceição, ouro em Tóquio. O templo do boxe baiano é tema de uma reportagem da revista Piauí que explora a relação do campeão olímpico brasileiro com a tradicional academia, destacando o papel central do fundador da Champion, Luiz Dórea. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ir

Exposição de artistas contemporâneos no novo Instituto Artium

Recém-inaugurado em São Paulo (SP), o Instituto Artium ocupa um palacete dos anos 1920 no bairro de Higienópolis. O lugar abriu as portas com a exposição “Semana de 21”, que traz obras de 17 artistas contemporâneos brasileiros. Entre eles, há nomes de peso como Marcius Galan, que tem obra exposta em Inhotim, Erika Verzutti, que já teve mostra individual no MASP, e Renata Lucas, que já participou de eventos internacionais como a Bienal de Veneza. A entrada é gratuita: reserve o ingresso no site. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Fazer

“Psicanálise para a Atualidade”, curso com Maria Rita Kehl

O ressentimento, tema de um livro homônimo da psicanalista e escritora, guia os quatro encontros online promovidos pela Casa do Saber. À luz de autores como Espinosa, Freud e Nietzsche, o filósofo do ressentimento, Maria Rita Kehl introduz o conceito no âmbito individual, na psicanálise, na literatura e nos grupos sociais e nações. Afinal, como afirma a psicanalista, o caminho para superar o ciclo do rancor passa, invariavelmente, por entendê-lo. As aulas, ao vivo, acontecem às sextas, a partir do dia 13. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ler

Precisamos falar de branquitude e racismo

Em outubro de 2020, o Instituto Ibirapitanga realizou o encontro “Branquitude: racismo e antirracismo”, um convite para repensar as relações raciais no Brasil. A conversa virtual contou com a participação de nomes como Sueli Carneiro, Thiago Amparo e Flávia Oliveira. O sucesso foi tamanho que agora o Instituto lança um caderno homônimo, que organiza falas importantes do encontro. Nesta quinta-feira (12), às 18h30, uma live com a participação da colunista da Gama Winnie Bueno marca o lançamento do caderno com um debate sobre o tema. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Segunda temporada de podcast conta trajetória de Rita Lee

Depois de Zeca Pagodinho, o podcast Identidade Musical, produção da Universal Music, mergulha na segunda temporada na trajetória de Rita Lee. Nos quatro episódios, entendemos como a cantora de 73 anos, declarada fã dos Rolling Stones e Carmen Miranda, fez a melhor tradução do rock brasileiro, sem nunca se prender a um estilo. Além dos depoimentos da própria Rita e do parceiro Roberto de Carvalho, um time de músicos, produtores e cantores fala da influência da roqueira, entre os quais Tom Zé, Marisa Monte, Marina Lima e Letrux. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ler

A assinatura de literatura feminista Clube F.

A editora independente Bazar do Tempo conduz o serviço de assinatura Clube F., que reúne múltiplas vozes e teorias feministas em um espaço de debate e colaboração. A plataforma disponibiliza para assinantes o livro do mês, debates em grupo, conteúdos extras e descontos em livrarias parceiras. Em agosto, a indicação do clube é o livro “Crítica da Colonialidade em Oito Ensaios”, da antropóloga argentina Rita Segato, que propõe uma visão afiada das relações de raça e gênero na modernidade. (Andressa Algave)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo álbum de Billie Eilish

Após um disco de estreia que lhe rendeu cinco Grammys, entre os quais o de Artista Revelação e Álbum do Ano, Billie Eilish retorna com “Happier Than Ever”. Lançado há uma semana, o álbum aposta em um pop minimalista e melódico com letras que retratam a fama repentina de Billie, que tem apenas 19 anos, e a pressão estética e mental que vem com uma carreira de popstar. Com 16 faixas, que incluem até mesmo uma canção inspirada na bossa nova, o álbum já está disponível nas plataformas de streaming. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Pray Away”, documentário sobre terapia de conversão de gays

Em tempos em que (ainda) tem gente falando de “cura gay”, o documentário "Pray Away", na Netflix, traz a história do movimento “Pray the Gay Away” do grupo Exodus International, fundado na década de 1970 em uma igreja evangélica dos EUA e maior organização de terapia de "reorientação sexual” já vista. São entrevistados ex-líderes arrependidos pelo sofrimento que causaram e pessoas que passaram pelo programa que posteriormente abraçaram sua identidade LGBTQIA+ e ainda lidam com traumas da época. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Assistir

A história de trigêmeos que se reencontraram por acaso

Quando Robert Shafran chegou em sua nova faculdade em Nova York, ele não esperava encontrar um irmão gêmeo perdido no campus. A surpresa, entretanto, ficou ainda maior quando um terceiro irmão gêmeo foi encontrado meses depois. O documentário “Três Estranhos Idênticos”, que acaba de entrar na Netflix, conta a curiosa história dos três irmãos e o motivo sombrio e bizarro pelo qual eles foram separados no nascimento. (Daniel Vila Nova)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O primeiro de quatro novos singles de Letrux

Na sexta-feira (2), a cantora, compositora e colunista da Gama Letrux lança “I’m Trying to Quit”, primeiro de uma série de quatro singles que a artista promete colocar no ar no segundo semestre. Composta em 2013, a música deu as caras em alguns shows da cantora, mas nunca chegou a ser gravada. Impedida pela pandemia de fazer a turnê do disco “Aos Prantos”, de 2020, Letrux também lançou em fevereiro deste ano o EP “Prantos Pandêmicos”, com releituras de cinco faixas do álbum anterior. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Você realmente conhece João Gilberto?

Há anos definido como um gênio musical exigente, João Gilberto acaba de ganhar nova biografia -- a primeira escrita por uma pessoa próxima ao músico. Em título publicado pela Lazuli, o poeta Luiz Galvão, dos Novos Baianos, desvenda uma personalidade totalmente diferente do artista recluso que conhecíamos. O caráter ranzinza ainda está ali, mas junto a ele, emerge entre as palavras um homem simpático, brincalhão e generoso com os amigos. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

Espetáculo audiovisual com Filipe Catto inaugura série “Instantâneas”

Filipe Catto inaugura a série do Instituto Moreira Salles que busca promover o diálogo entre música e fotografia. Neste sábado (3), às 21h, no canal da instituição no YouTube, Catto protagoniza “Metamorfoses”, com músicas inspiradas na mostra da fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993), que registrou travestis e transformistas de São Paulo na primeira metade dos anos 1970. A mostra está em cartaz até setembro no IMS Paulista. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ler

Como o governo da Índia (também) perdeu o controle da pandemia

Em reportagem publicada na revista Piauí, o jornalista indiano Tejas Harad traça uma linha do tempo da covid-19 em seu país. Ele conta como o lockdown desastrado que segurou as pontas em 2020 foi seguido por uma baixada de guarda geral – durante a qual ocorreram festas, eventos esportivos e cerimônias religiosas – e uma devastadora segunda onda em 2021, com recordes de contaminação e hospitais lotados. A fake news de lá é que urina de vaca é um remédio milagroso contra o vírus. (Betina Neves)