@charli_xcx Instagram— Quem estamos seguindo — Gama Revista

@charli_xcx

Sucesso global após 13 anos de carreira, Charli xcx lança nova versão de “Brat” e mantém a aura de sincerona, irreverente e energética

Sarah Kelly 15 de Outubro de 2024

“Músicas são infinitas e têm a possibilidade de serem continuamente quebradas, retrabalhadas, alteradas, transformadas, mutiladas em algo completamente irreconhecível.” Essa é a opinião da artista britânica Charlie xcx, que assistiu o sucesso estrondoso de “BRAT” em junho deste ano, e lançou, na última sexta-feira (11), uma nova versão do álbum, com remixes e parcerias inéditas, intitulada “Brat and Iit’s Completely Different But Also Still Brat“.

Antes da estreia da nova era, a capa do álbum viralizou e virou meme, chamando a atenção por ser inusitada: simplesmente uma tela verde neon com “BRAT” escrito em fonte Arial ligeiramente borrada. Em entrevista, a pop star revelou que a estratégia visava poupar o orçamento: “Eu pensei, tipo, esse álbum não vai agradar muita gente. Economizar na capa seria uma boa ideia, mas todo mundo ficou tipo ‘essa é a ideia mais idiota de todas’”.

Mesmo se você não tivesse ouvido falar na Charli xcx antes do verde neon inundar as timelines, provavelmente já escutou alguma das músicas dela. Embora tenha 31 anos, a cantora começou a carreira aos 14, e já foi a compositora por trás de hits de outros artistas, como a canção “Señorita”, interpretada por Camila Cabello e Shawn Mendes. Ela também esteve no topo das paradas com “Boom Clap”, trilha sonora de “A Culpa É das Estrelas” (2014). Sempre no limiar de ser “famosa, mas nem tanto” — até agora —, Charli descreve a experiência em uma das faixas do novo álbum.

Inspirado pelas raves frequentadas ilegalmente por Charli na adolescência, “BRAT” é descrito por ela como seu trabalho mais direto e sincero, que ela sempre quis fazer. “Cansei da ideia de metáfora, de lirismo floreado e de não dizer exatamente o que penso, como diria a um amigo em uma mensagem de texto”, conta a Billboard.

Entre as colaborações certeiras da Era Brat, Billie Eilish apareceu ao lado de Charli na dançante “Guess”. As artistas fizeram uma boa ação na produção do clipe deste single: todas as peças íntimas que aparecem no vídeo foram doadas para a instituição I Support The Girls, que ajuda vítimas de violência doméstica.

Além de Eilish, a diva pop fez parceria com grandes nomes da indústria nos recém lançados remixes, como Ariana Grande, The 1975, Jon Hopkins, Bon Iver, Kesha e Lorde. Mas, outro aspecto que a torna cada vez mais popular é a atenção especial aos fãs, que já formavam uma base consolidada antes da cantora estourar em 2024. No perfil do Instagram, ela reposta memes e danças de suas músicas feitos por internautas do mundo todo.

Unindo estilos gótico e sexy, a estética da cantora também é alvo de interesse do público e deve ser uma das principais inspirações para as fantasias de Halloween no fim deste mês. O relatório temático do Pinterest aponta que as buscas por “Maquiagem de Charli xcx” em 2024 cresceram mais de 2.345%.

Compartilhar bastidores é outra estratégia das divas pop contemporâneas e Charli também aposta nela. No post abaixo, relata o processo de criação de B2b, uma das músicas de “BRAT”, que “começou com um jantar de última hora no restaurante com vista para o Louvre e terminou em um estúdio em Los Angeles com um monte de equipamentos cobertos de chantilly“.

Atualmente, está em turnê com seu amigo e cantor australiano Troye Sivan. Ela parece se divertir, como os fãs, gravando vídeos de dancinhas.

Mencionada no ano passado como parte da classe média da música pop e eventual promessa do gênero, Charlie xcx superou todas as expectativas da mídia em 2024. “Finalmente, parece bom que eu seja apenas eu mesma, e de repente as pessoas gostam disso. É bom finalmente ser aceita. Estou feliz com o caminho sinuoso que percorri”, afirma.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação