Conteúdos sobre música na Gama Revista

música

Imagem de destaque do post
Ouvir

“Quanto Mais Eu Como, Mais Fome eu Sinto”, de Djonga

“Usando roupa cara pra fazer valer / O algodão colhido pelos ancestrais / Isso é Deus escrevendo em suas linhas tortas”, dispara Djonga logo nos primeiros minutos de seu oitavo álbum. Nele, um dos rappers mais influentes do país reflete sobre os desdobramentos do sucesso, angústias e decepções. Destaque para "Melhor Que Ontem", com sample de Los Hermanos e as parcerias com Milton Nascimento ("Demoro a Dormir"), e Samuel Rosa (“Te Espero Lá"). (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

Concertos gratuitos em São Paulo

Neste fim de semana, a Orquestra de Câmara da USP abre a comemoração de seus 30 anos de história com apresentações no Centro Cultural Camargo Guarnieri (21/03) e no Instituto Tomie Ohtake (23). Com entrada gratuita, a temporada contará com um “repertório vivo e enérgico”, diz o regente Ricardo Bologna. Outras orquestras, como Osesp, BandoOzonze e Filarmônica de Violas têm programação nas manhãs de domingo na Sala São Paulo. Os ingressos são distribuídos na segunda-feira anterior a cada sessão pelo site. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ouvir

A voz cristalina de Gal em gravações inéditas de 1972

Uma das maiores vozes do Brasil em estado de graça. É o que revela o EP “Gal Costa (Compacto de 1972)”, lançado sem alarde pela Universal Music no começo deste mês. Gravado em São Paulo e arquivado por 53 anos, o single triplo traz as faixas “A Morte” (Gilberto Gil), “Vale Quanto Pesa” (Luiz Melodia) e “O Dengo que a Nega Tem” (Dorival Caymmi). Com voz cristalina e exuberante, Gal ressurge em um registro histórico, um presente para os fãs no ano de seu 80º aniversário. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Assistir

O documentário “Larissa: O Outro Lado de Anitta”, na Netflix

Quem não conhece a Anitta? Ou, na gringa, “Anira”? O que poucos sabem é que por trás da criatura que ganhou o mundo há a criadora: Larissa de Macedo Machado, protagonista de “Larissa: O Outro Lado de Anitta”, da Netflix. Codirigido por João Wainer e Pedro Cantelmo, ex-amor de infância da artista, e com roteiro de Maria Ribeiro, colunista da Gama, o filme explora essa dupla identidade, as facetas da super-heroína e do ser humano vulnerável. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ir

"Luedji Luna canta Sade", na Casa Natura Musical, em SP

Neste domingo (9), São Paulo oferece um show imperdível para fechar o pós-Carnaval em grande estilo. Às 19h, Luedji Luna sobe ao palco da Casa Natura Musical, na zona oeste, com a banda original de sua turnê deluxe para apresentar o show "Luedji Luna canta Sade". No repertório, os principais clássicos românticos da estrela anglo-nigeriana, como "Smooth Operator", "Cherish The Day" e "The Sweetest Taboo". Ingressos a partir de R$ 40. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“Baile à la Baiana”, de Seu Jorge

“Um álbum para dançar, se divertir e celebrar a vida.” É como o autor de “Burguesinha” define o seu novo lançamento, com o timing perfeito de Carnaval. Inspirado nas vivências do cantor carioca no Galpão Cheio de Assunto, espaço cultural em Salvador, o disco conecta as musicalidades do Rio de Janeiro e da Bahia — misturando funk-soul e o samba baiano, entre outros. Conta com Magary Lord, Peu Meurray e a banda Conjuntão Pesadão. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ir

Exposição “Ney Matogrosso", no MIS-SP

Intérprete singular da música brasileira, Ney Matogrosso ganha uma exposição que celebra seus 50 anos de carreira, completos em 2025. A mostra percorre sua trajetória, dos tempos de “Secos & Molhados” ao álbum “Nu com a Minha Música” (2021). São mais de 200 figurinos, adereços, videoclipes e fotografias que reafirmam sua ousadia. A cenografia inclui elementos de “Homem com H”, cinebiografia inédita com Jesuíta Barbosa. Ingressos a partir de R$ 15. (Amauri Terto)