música

Imagem de destaque do post
Ler

Tasha & Tracie na capa da Capricho

As rappers paulistanas e irmãs estão com música nova na praça, “Amina”, com videoclipe assinado por Steff Lima e Lucas Zetre. Elas também estampam a capa e recheio da nova edição da revista Capricho, que voltou às bancas em periodicidade semestral. As artistas representam “o retrato de uma juventude que não se dobra, que cria, que transforma e que entende que o mundo também é delas”, nas palavras da editora-chefe Andréa Martinelli. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Playlist oficial de “Too Much", no Spotify

É sempre bom quando uma série também aposta na trilha sonora para contar a história dos personagens. É o caso da nova comédia romântica de Lena Dunham (“Girls") na Netflix. A playlist oficial reúne 53 faixas, com curadoria do músico britânico Luis Felber, marido de Lena e cocriador da série. A seleção mistura clássicos e novos nomes, de Funkadelic, Bob Dylan e Fiona Apple a Miley Cyrus, Julia Jacklin e Jade. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Assistir

"Os Afro-sambas: O Brasil de Baden e Vinicius", na HBO Max

Os bastidores da criação de um dos álbuns mais cultuados e transformadores da música brasileira, "Os Afro-sambas de Baden e Vinicius" (1966), protagonizam este documentário, dirigido por Emílio Domingos, na HBO Max. O filme investiga a produção do disco e a icônica parceria da dupla Baden Powell e Vinicius de Moraes, por meio de entrevistas com nomes como Maria Bethânia, Dori Caymmi, Russo Passapusso e Nelson Motta. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O novo álbum da Kesha, "."

O primeiro lançamento da gravadora Kesha Records inaugura uma nova era de liberdade criativa para a cantora, como já anuncia a faixa de abertura "FREEDOM.". Bem recebido pelos críticos, "." — sem erro de digitação — contém 11 faixas, incluindo o single "Joyride", de 2024. Enquanto acena aos sucessos dos anos 2010, Kesha experimenta novos caminhos no pop com canções cheias de reviravoltas em um álbum festivo. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ouvir

O álbum "Virgin", da neozelandesa Lorde

Uma nova vida em Nova York, o fim de um relacionamento e um histórico de transtorno alimentar estão entre os combustíveis de "Virgin", quarto disco de estúdio de Lorde. Depois do pop acústico e psicodélico de "Solar Power" (2021), ela retorna às batidas sintéticas que marcaram o início de sua carreira. Em 11 faixas, aborda temas como identidade e fluidez de gênero, intimidade e renascimento — ecos de uma geração em crise. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

Festival Cidade da Cultura, em São Paulo

Até 31 de julho, a capital paulista recebe o novo evento que terá apresentações de música, peças de teatro, exibições de filmes e mostras de artes visuais. Quase inteiramente gratuita, a programação inclui mais de 150 espaços culturais. Além de multiartístico, o festival traz atrações internacionais, com performances do coreógrafo australiano Lewis Major e uma exposição da artista indígena e colombiana Julieth Morales, entre outros. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Ouvir

“I Quit”, novo álbum das irmãs Haim

Após quatro anos, o trio californiano retorna aos holofotes com “I Quit”, seu quarto álbum de estúdio. Com 15 faixas, o novo trabalho de Danielle, Alana e Este Haim prega o desapego – de relações esgotadas a antigas versões de si mesmas. Mantendo o pop rock como base, o grupo flerta agora com o rock americano clássico e o folk. “Gone”, faixa de abertura, dá o tom do discurso de liberdade ao samplear "Freedom! '90", hit de George Michael. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Raul Seixas: Eu Sou”, no Globoplay

No boom de ficções biográficas, chegou a vez do “Maluco Beleza”, que completaria 80 anos neste mês, ter sua própria representação na TV. Com oito episódios e direção de Paulo e Pedro Morelli, a série promete uma imersão na carreira do pai do rock nacional, com a recriação de clipes e shows. Ravel Andrade também interpreta momentos íntimos do artista, como a luta pela liberdade de expressão e as relações com esposas, amigos e parceiros criativos. (Sarah Kelly)