Um milho tostado, amanteigado e defumado para comer o ano inteiro
Ingrediente principal das festas juninas, ele é protagonista de uma receita de churrasqueira fácil e deliciosa de Daniela França Pinto, do Cortés Asador
Talvez o milho seja o ingrediente mais junino de todos. Um prato clássico e simples dessa época do ano é também uma unanimidade inconteste, o milho assado. Agora, já pensou em melhorar o que já é delicioso? O restaurante paulistano Cortés Asador, especializado em brasa e comandado pela chef Daniela França Pinto, conseguiu esse feito ao tostar o milho e servi-lo com manteiga defumada, mel de especiarias e creme azedo. Vai dá vontade de comer o ano inteiro, e não só na festa junina.
“Cozinhar o milho no caldo de legumes, e não em água apenas, é o principal truque desta receita. Fica bem mais saboroso. Outro detalhe que faz diferença é não pôr sal no cozimento, e sim usar Maldon na hora de servir, para dar nuances. Fica um pedaço mais docinho, outro mais salgado”, afirma a chef, que cuida das duas unidades da casa, no Shopping Eldorado e no Aeroporto de Guarulhos.
Ingredientes:
para a manteiga de alho:
1 cabeça de alho assado
1 colher (café) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 limão-cravo espremido (ou o de sua preferência)
1 colher (sopa) de salsinha, bem picada
400 g de manteiga
para a finalização:
8 espigas de milho doce
4 colheres (sopa) de manteiga de alho
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de ervas frescas (manjericão, dill, poejo, tomilho-limão, ou ervas de sua preferência)
sal Maldon, a gosto
pimenta-do-reino preta, a gosto
1 colher (café) de pimenta calabresa seca
1/2 xícara de creme azedo
1 colher (chá) de páprica defumada
Modo de preparo:
Divida as espigas ao meio, no sentido do comprimento. Depois, corte cada metade novamente ao meio, no mesmo sentido, de maneira a conseguir quatro pedaços compridos. Cozinhe em caldo de legumes até os grãos ficarem macios.
Pincele os pedaços de milho com azeite de oliva e leve-os para tostar em uma churrasqueira.
Quando estiverem tostados, pincele cada pedaço com um pouco de manteiga de alho e mel. Tempere com o orégano, as ervas frescas, o sal Maldon, a pimenta-da-reino e a pimenta calabresa. Sirva com creme azedo temperado com páprica defumada.
VEJA TAMBÉM:
‘Comer pimenta traz prazer e euforia’
A larica perfeita com apenas três ingredientes: parfait de doce de leite
Almôndegas coreanas que salvam a refeição