O tradicional Festival Varilux, que celebra o cinema francês, vai até 22/11 em mais de 60 cidades ao redor do país. Já o Nicho Novembro, que foca no cinema negro, é realizado até 18/11 no Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Por fim, o São Paulo Food Film Fest une cinema e gastronomia com mais de 30 filmes temáticos. Até 30/11 com programação online e presencial. (Daniel Vila Nova)
Vai até 28/10 um dos principais congressos de gastronomia realizados hoje no país, que neste ano traz Albert Adrià como principal estrela. O chef catalão, que encerra o evento às 17h30 do sábado, fala sobre a descoberta da nova linguagem gastronômica do seu restaurante Enigma, um dos cinco que fechou na pandemia e o único a ser reaberto. Além dos painéis de tendências, há uma grade de aulas, jantares magnos e uma feirinha aberta ao público. (Isabelle Moreira Lima)
Ele virou best-seller ao lançar “Cozinha Confidencial” (2016), em que contou segredos e podres das cozinhas de restaurantes, mas foi como viajante de apetite aventureiro que Anthony Bourdain firmou sua personalidade de hedonista profissional e leitor de almas. A Companhia de Mesa acaba de reeditar “Em Busca do Prato Perfeito”, um dos livros mais deliciosos de viagem e que fornece de brinde uma aula de escrita para os amantes deste gênero e da literatura sobre comida. (Isabelle Moreira Lima)
Ele agrada multidões, tem chocolate como base, não precisa assar, dispensa técnicas minimalistas e usa apenas ingredientes descomplicados. É com essa descrição matadora que o salame de chocolate é apresentado no site de receitas norte-americano que é queridinho por foodies. Em vez de indicar uma única receita, este texto reúne diferentes abordagens que usam até frutas secas embebidas em suco de laranja ou uísque. (Isabelle Moreira Lima)
A série-fetiche de quem ama cozinha acaba de voltar ao Star+ com uma segunda temporada que é quase uma primeira: é o começo do negócio de Carmy, que fecha a casa especializada em corned beef para abrir o gastronômico The Bear. E, é claro, não vai ser tão fácil. Um mar de burocracia, a instabilidade emocional de um sócio, a desconfiança do investidor, uma corrida contra o relógio e a possibilidade de enfim alcançar uma estrela nos grandes guias vai fazer com que fiquemos grudados à tela. (Isabelle Moreira Lima)
O delicioso texto da maior cronista de comida do Brasil é tema de curso ministrado pela jornalista Luiza Fecarotta, na escola Wilma Kovesi, em São Paulo, que propõe “uma escavação arqueológica” de sua obra. Ao longo das aulas, serão degustadas receitas da autora, como picles de quiabo, mousse de atum e pudim de leite, e em paralelo há exercícios de escrita relacionados aos temas abordados. Mais informações aqui. (Isabelle Moreira Lima)
“Essa receita de bolo cremoso de chocolate é o máximo e acaba num minuto, mal dá tempo de esfriar, já que ele é maravilhoso ainda quente.” Quem promete essa delícia, sem falsa modéstia, é a autora Heloisa Bacellar, que em seu site ensina como fazer o bolo de chocolate perfeito para chocólatras de plantão. O pulo do gato, segundo ela, é usar o melhor chocolate meio-amargo que puder e um bom cacau em pó para ter mais sabor e aroma. (Isabelle Moreira Lima)
Se você vai curtir o Carnaval da janela da sua casa, esperando o bloco passar, ou de frente pra TV assistindo aos desfiles das escolas de samba, não esqueça do petisco! Em um especial do site Panelinha, Rita Lobo reuniu as comidinhas mais charmosas. Ali, desfilam delícias como grão-de-bico assado com especiarias, chips de mandioca e de banana, bolinho de bacalhau com inhame acompanhados de um caju amigo geladinho. São receitas para os Unidos das Caçarolas, como diz Rita, curtirem este feriado! (Luara Calvi Anic)
Um frango assado suculento tem seu valor. E se tiver um toque de limão siciliano então esse valor pode ser quintuplicado. Está entre as melhores receitas do site americano Food 52 e pede tomilho, semente de erva-doce, azeite, alho, cebola, vinho branco, sal e pimenta, além de fatias de limão que serão caramelizadas. Para fazer em uma panela (de ferro, de preferência) só e reduzir a bagunça na cozinha. (Isabelle Moreira Lima)
As últimas tendências e as polêmicas do mundo da comida, além de boas histórias e descobertas estão na newsletter semanal Ao Ponto, do jornalista Rafael Tonon, autor de "As Revoluções da Comida" (Todavia). Além de trazer links das reportagens e entrevistas que produz, ele faz uma curadoria de publicações internacionais. Junto a Prato Feito, de Matheus Habib, e a de receitas de Lenna Mattar, é um banquete para foodies de todas as vertentes. (Isabelle Moreira Lima)
Rita Lobo já cantou essa bola há tempos com seu best-seller que ensina a cozinhar com o que se tem em casa, "O Que Tem na Geladeira" (Senac, 2016). Agora, o site MyFridgeFood leva a uma experiência mais tecnológica: você marca o que tem em casa e recebe uma lista de receitas com os ingredientes sugeridos. Há filtros que podem ajustar a busca para restrições alimentares e nível de dificuldade. O Nexojá escreveu sobre o site. (Isabelle Moreira Lima)
O Food Film Festival reúne 40 filmes sobre comida de 15 países até 12/10 no cinema, em SP, e online. Entre os títulos, clássicos como "Tampopo" (1985) e "A Festa de Babette" (1987). (Isabelle Moreira Lima)
Com quatro oficinas de escrita ministradas pela jornalista Luiza Fecarotta, especializada em gastronomia, o curso “Língua & Linguagem – A comida e a escrita criativa com exercícios de degustação” reúne teoria, leitura crítica e atividades práticas. Como referência, autores que rompem a fronteira da gastronomia: Rubem Braga, Raquel de Queiroz e Wislava Symborska. Os pratos analisados são do time da Escola Wilma Kövesi. Inscrições abertas. (Manuela Stelzer)
Se você caiu de amores pelo Banana Bread, seja na temporada de isolamento da pãodemia ou na visita a algum café descolado, vai amar ver essa variação do Food 52 que, além de banana, leva abóbora e noz-pecã tostada. Com um toque de gengibre, o bolo fica com um sabor misterioso, e com a baunilha, com um cheirinho de infância. Se for difícil achar pecã, nozes, castanhas ou amêndoas – ou mesmo todas juntas – são boas substituições. (Isabelle Moreira Lima)
Se o frio parece que jamais vai embora na sua cidade, aqui vai uma dica para deixar bochechas coradas e pés quentinhos: um mingau de aveia com cúrcuma e cardamomo e noz-moscada facílimo e muito aromático. A receita é da maga Rita Lobo, que sugere servi-lo com amêndoas picadas e mel de abelha. Serve tanto no café da manhã acompanhando um coado quanto no meio da noite quando o frio incomoda. (Isabelle Moreira Lima)
Tão antigo quanto as fábulas é o ato de cozinhar. Pensando nisso, a escritora e ilustradora Katia Canton reuniu 14 dessas histórias mais conhecidas e, para cada uma delas, uma receita para crianças. "A Galinha dos Ovos de Ouro" e Ovos mexidos com tomate e queijo; "A Raposa e As Uvas" e Doce de uva com chocolate. "A Cozinha Curiosa das Fábulas" (Companhia das Letrinhas, 104 págs., 2022) está em pré-venda no site da editora. (Ana Mosquera)
O remake da novela de 1990 ganhou corações e estômagos do país. Para levar um gostinho da trama para a cozinha de casa, o chef e pesquisador sul-mato-grossensePaulo Machado ensina no Paladar (Estadão) a receita que acompanha as comitivas da região: o Arroz Maria Isabel, com bacon e banana frita. À base do cereal, de carne seca e de uma gordura, como muitas combinações locais, o preparo é simples e combina com os dias frios. (Ana Mosquera)
Até o próximo domingo (5), acontece a primeira edição do Taste Brasília Festival, que reúne 14 restaurantes locais, com 50 opções de pratos e vários drinques e leva aos brasilienses shows, aulas práticas e palestras com chefs e bartenders. Na programação, também há exposição e venda de produtos e acessórios culinários. O festival rola no Pontão do Lago Sul, e os ingressos custam a partir de R$ 40. (Ana Elisa Faria)
Com açúcar, ovos, nata, muito cream cheese e apenas uma colher de farinha, a repórter Danielle Nagase, do jornal O Estado de S. Paulo, mostra que é possível preparar em casa uma das receitas famosas do bar de tapas La Viña, em San Sebastián, no País Basco. O segredo fica por conta da pioneira em São Paulo, a chef Thais Alves (Manioca): depois do fogo alto, baixar a temperatura para que o interior fique molinho e o topo caramelizado. (Ana Mosquera)
De 29 de abril a 1º de maio, o Fartura Gastronomia terá edição totalmente presencial no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). O evento conta com a presença de cinco embaixadores, um de cada região do país: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado, entre outros chefs, que cozinharão em restaurantes do museu e da cidade. Na programação há ainda aulas e debates. Ingressos no site. (Betina Neves)
Comida, bebida e cultura estão no foto do jornalista Matheus Habib, que faz uma cobertura independente da cena gastronômica brasileira na sua newsletter Prato Feito. A versão gratuita já dá um gostinho sobre café, acarajé, jabos e até vassouras vendidas por ambulantes. Pra quem assina a versão paga, reportagens, entrevistas, recomendações testadas, receitas e o que mais de bom aparecer pelo caminho de Habib. (Isabelle Moreira Lima)
Se você tem até 30 anos de idade, pelo menos um ano de experiência como ajudante de cozinha ou chef e fala inglês, fique atento ao workshop que acontece no dia 14 no Espaço Priceless, em São Paulo. O evento é uma preparação para a competição S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, e tem como chefs mentores Giovanna Grossi, Luiz Filipe Souza, Morena Leite e Onildo Rocha. Inscrições no email ana@taopr.com.br. (Manuela Stelzer)
Esta receita é uma mão na roda para quando se está sem tempo e não se quer sujar muito, porque são assadas no forno. As almôndegas pedem bolachas salgadas crocantes mas, mas se preferir algo menos ultraprocessado, vale ir na farinha de rosca mesmo. Um macete é pegar leve no alho, picar a cebolinha finíssima e preparar uma salada com molho de shoyu, gengibre e limão e um arroz glutinoso para acompanhar. Aqui uma versão mais apimentada. (Isabelle Moreira Lima)
Na volta dos eventos ao ar livre, acontece nos fins de semana de 15 a 17 e 22 a 24 de outubro o Taste of São Paulo. Sediado no Clube Hípico de Santo Amaro, vai dispor estandes de restaurantes como Jiquitaia, Komah e Mocotó, e outros com colabs interessantes como Paola Carosella fazendo arepas com Jefferson Rueda. Já o Fartura Gastronomia du Brasil terá jantares a quatro e a seis mãos com chefs de diferentes partes do país em São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília. Veja a programação presencial no site. (Betina Neves)
Uma estudiosa da ancestralidade africana na cozinha brasileira, a chef Aline Chermoula ministra curso online em que aborda a participação dos herdeiros da diáspora na formação culinária nacional. As aulas, teóricas e práticas, incluem receitas como a muamba, prato típico angolano com galinha d’angola, amendoim, quiabo, dendê e abóbora; e a jambalaya, um arroz da região da Louisiana, nos EUA. De 30/8 a 6/9, com inscrições aqui e informações pelo tel. (11) 951444845 ou email aline@chermoula.com.br. (Isabelle Moreira Lima)
Léo Paixão já esteve por aqui. E volta agora com uma receita melhor ainda. Talvez a melhor de pão de queijo que circula. Primeiro porque é facílima, leva apenas três ingredientes (queijo meia cura, polvilho azedo, e creme de leite -- esse último é o pulo do gato). Segundo porque o preparo é tão simples quanto o de enrolar brigadeiro. Segundo porque o resultado é um mix de textura e saber perfeito: ele é crocante, untuoso e linguentinho ao mesmo tempo, e o sabor delicado e gordinho na medida certa. Perfeito para o café da manhã ou da tarde do fim de semana.
Esqueça a saudade dos cookies que você pedia no seu café preferido antes da pandemia. Esta receita do premiado site americano Food52 é imbatível: fácil, barata, gostosa e pode ser feita no conforto e na segurança de casa. Os biscoitos ficam gordinhos e crocantes ao mesmo tempo, e dá para variar o sabor das gotas de chocolate — ao leite, amargo, branco… vai do gosto do cozinheiro. Só é preciso prestar bastante atenção aos detalhes do passo a passo que fazem a receita dar certo, como a temperatura da manteiga (tem que ser gelada!) e o tamanho das bolinhas que vão para o forno.
Se você, como eu, vive em busca da granola perfeita, saiba que ela pode sair das suas mãos. Seguindo a receita de Bela Gil, é possível ter uma versão rica e saborosa. Minha dica é usar aveia e acrescentar mais castanhas do que ela recomenda: de caju, amêndoa em lasca, macadâmia, o que encontrar. Pode ser um presente de Natal doce e artesanal. (Isabelle Moreira Lima)
Um bom macarrão tem seu valor. Talvez seja a coisa mais simples que se pode fazer na cozinha para matar a fome sem ter trabalho, mas não é por isso que deve ser menosprezado. Se você é adepto da massa, mas está cansado de sugos e bolognesas, aqui vai uma boa ideia saída da coluna Prato do Dia, da jornalista Patrícia Ferraz, no Paladar: uma adaptação do tagliatelle com manteiga de especiarias que o gênio Yotam Ottolenghi publicou em seu livro “Plenty”. Com manteiga, cebolas e muitos temperos secos com o gosto misterioso do Oriente, a alegria vai à mesa em poucos minutos. Para finalizar, pinoles (que se você não tiver à mão, pode ser substituído amêndoas em fatias) e hortelã fresca. De quebra, você ainda encontra sugestões de harmonização para quem gosta de vinho (um Sauvignon Blanc bem aromático cai bem) ou cerveja (American Pale Ale). (Isabelle Moreira Lima)
Diga adeus ao descarte dos talos de vegetais como couve, brócolis e beterraba. Essa parte das plantas que geralmente não comemos — mas que é nutritiva e saborosa — vira protagonista na receita de arroz de talos da chef Paola Carosella. Usando a técnica do risotto (leia-se: colocar um caldo bem quente aos pouquinhos, mexer bastante até quase secar, repetir), ela transforma o arroz branco do dia a dia em um prato leve, colorido e cremoso com os galhinhos que sobram das verduras. É mais barato e mais rápido que o preparo clássico com arroz arbóreo e, de quebra, você aprende uma forma de cozinhar superadaptável a outros ingredientes.
Dos criadores de “Chef’s Table”, “Street Food: América Latina” segue o sucesso da primeira temporada, que foca no continente asiático. O programa explora a comida de rua de seis cidades latinas: Buenos Aires, Salvador, Oaxaca, Lima, Bogotá e La Paz. Em uma época em que viagens internacionais parecem cada vez mais distantes, “Street Food” dá uma chance de se deliciar, mesmo que apenas visualmente, com pratos incríveis e de mergulhar na rica cultura e tradição culinária latino-americana.
E ridiculamente fácil para os amadores. Para fazer este bolo de laranja do cozinheiro Leonardo Paixão, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar no forno e esperar enquanto a casa é tomada por aquele cheirinho cítrico — mas atenção à dica preciosa do chef mineiro: a fruta, que vai com casca e tudo, tem que ser laranja-baía. Dá para usar outro tipo? Até dá, mas não fica igual. Por ter a casca mais grossa e ser mais aromática, a laranja-baía deixa o bolo mais cremoso e saboroso, cheio de pedacinhos no meio da massa.
Nenhuma tendência gastronômica é mais forte hoje do que fazer o próprio pão. Presos em casa há mais de um mês, cada lida com o isolamento social de uma maneira. E a panificação oferece muitos elementos aliviadores de estresse: desde requerer concentração, o que tira sua cabeça de outros problemas, até o manuseio da massa, que no caso dos sovados, pode aliviar fisicamente as emoções negativas. Se você ainda não entrou nessa mas está interessado pode tentar uma das receitas mais famosas da estrela da culinária americana Mark Bittman, o “No-Knead Bread”. Outra opção é o site da nutricionista Neide Rigo, onde ela ensina a fazer um pão de levain do zero.
Gênia da cozinha prática e criadora do site Panelinha, Rita Lobopreparou um compilado de receitas, listas de compras, orientações para higienizar e congelar alimentos e vídeos para os dias de distanciamento social. Ela tem feito lives direto da cozinha de casa, de onde ensina pratos e bota a família para cozinhar com ela - o marido Ilan Kow aprendeu ao vivo a preparar feijão. Na última semana, até o humorista Fábio Porchat, que não frita um ovo, dividiu a tela com Rita e se aventurou a preparar uma omelete com a esposa Nataly. Há ainda um vídeo didático de como fazer pão chato com fermento biológico (de bolo) em poucos minutos.