gastronomia

Imagem de destaque do post
Ir

O melhor dos cardápios de São Paulo, no Taste Festival

Que tal abrir os trabalhos com um framboesa negroni, vedete da carta de drinks do Astor? Para acompanhar, uma porção de pasteizinhos de siri catado, do Sororoca Bar. Como prato principal, uma massa direto da cozinha do Emiliano ou, quem sabe, uma das delícias japonesas do Aizomê. Essas e outras estrelas do roteiro gastronômico de São Paulo podem ser degustadas no Taste, festival que reúne alguns dos mais badalados bares e restaurantes da capital. O evento acontece no Parque Villa Lobos, até o dia 29/6. (Dolores Orosco)
Imagem de destaque do post
Ler

“Nossa majestade, o cuscuz”, em O Joio e o Trigo

“Meu povo, o cuscuz tá pronto!” De "comida de pobre" a ícone pop, o cuscuz ganhou um novo status no Brasil. Virou meme, receita gourmet, tema de prova no MasterChef e tem até um dia oficial no calendário. A reportagem de O Joio e O Trigo, com o Observatório da Vida Agreste, mostra como esse alimento à base de milho – com raízes africanas e forte presença no Nordeste – se transformou em fenômeno cultural e símbolo de orgulho, afeto e resistência. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

Feira Naturebas, de vinho natural, cervejas, azeite, queijos e outros, em SP

Neste mês, São Paulo se transforma na capital latinoamericana do vinho natural, com a realização da Feira Naturebas, que chega à sua 13ª edição no parque Ibirapuera, no Pavilhão da Bienal. Há poucos ingressos para o dia 22, mas uma boa programação paralela e alternativa, que inclui degustações com Jean-Pierre Rubinot e de vinhos catalães no Cine Cortina, e a Feira Segunda Taça, com curadoria de Gabriela Monteleone, no Futuro Refeitório. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

As receitas de “Nostalgia”, com a assinatura de Ottolenghi

Um arroz de forno com queijo, tomate e quiabo; um ragu de cogumelos; batatas com alecrim e zaatar; um frango à cacciatore com molho de ervas. Quantas culturas e influências cabem nessas receitas? Tantas quanto a ancestralidade de cada autor do livro da Companhia de Mesa pode comportar. É essa a beleza deste novo volume saído da cozinha londrina de Ottolenghi: mostrar que a comida que dá um quentinho no coração, na alma e no estômago existe nos quatro cantos do planeta. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Achamos que vale

Fermenta SP, um festival para quem ama fermentados

Eles são o que há de mais quente na gastronomia, o verdadeiro futuro ancestral. Se você ainda não caiu na onda dos fermentados (ou os ama de paixão) tem a oportunidade de provar e aprender mais sobre eles com a programação desenhada pela Cia dos Fermentados para a primeira edição de um festival que os celebra e que inclui drinks e comidas. Tan Tan, Alba e Dentro estão entre os participantes. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Um suflê para Eunice Paiva, no Panelinha

Rita Lobo ensina a fazer um suflê de queijo bem prático, que dispensa claras batidas em neve. A receita é do mestre francês Jacques Pépin e pode ficar até três dias na geladeira antes de ir ao forno, ou ser assado imediatamente. Como ingrediente principal, Lobo sugere queijo minas padrão, da canastra, emmental ou gruyère. Depois de assistir a “Ainda Estou Aqui”, ela pensou na receita, que é perfeita com uma salada e para alimentar “a família, os amigos e a memória”. (Isabelle Moreira Lima)