Objeto de Análise -- Tapioqueira Tapy — Gama Revista
Reprodução

Tapioqueira Tapy

Um utensílio que promete uma nova maneira de preparar tapioca desde sua invenção por povos indígenas, mais prática e sem sujeira    

Andressa Algave 09 de Novembro de 2021
  • o que é

    Um recipiente semelhante a um copo, com um cilindro feito de acrílico transparente de 23 cm, uma peneira na parte de baixo e uma pequena espátula móvel dentro. A tapioqueira, produzida pela empresa paulista Tapy, promete uma forma mais prática e com menos sujeira de fazer tapioca. O utensílio traz modernidade para o clássico uso da peneira para tornar a farinha de mandioca mais fininha e também espalhar a porção certa na quantidade desejada para fazer a iguaria. O uso é simples: basta colocar a goma de mandioca (a farinha já hidratada) dentro da tapioqueira, que tem capacidade para 500 gramas, deixar na geladeira e, na hora de usar, girar a peça de cima para polvilhar a farinha na frigideira. Para ajudar, existem vídeos com instruções de uso.

  • quem fez

    O uso de peneiras para a produção de tapiocas é uma técnica tradicional desde a criação do prato por povos indígenas. O processo é simples, mas não muito prático, já que sempre espalha um pouco de farinha pela cozinha. Foi pensando numa maneira de evitar a sujeira no fogão e dos itens para fazer a tapioca que o empresário Hilson Okada, que morou em Fortaleza, começou a produzir protótipos para a tapioqueira em 2016. A primeira versão foi um funil acoplado a uma peneira. Depois, Okada tentou uma jarra cortada e encaixada em uma peneira menor. Os testes eventualmente guiaram a um projeto final que, antes da fundação da Tapy, em 2018, gerou mais de 60 protótipos, que eram feitos por uma empresa terceirizada. “Quando eu resolvi empreender mesmo, usei o dinheiro do apartamento, do carro, investi tudo e fui atrás”, conta o criador.

  • por que é tão desejado

    A tapioca é hit do café da manhã principalmente no Norte e Nordeste do país, onde seu consumo rivaliza com o do pão francês. Mais recentemente, se tornou uma queridinha tanto de quem segue uma dieta mais saudável, quanto de quem tem a doença celíaca, já que não contém glúten, a proteína presente em cereais como o trigo. A praticidade da ferramenta inspira também a experimentação de receitas diferenciadas — basta peneirar a farinha na frigideira e rechear com o que desejar. A tapioqueira vem com duas peneiras, uma mais grossa permite misturar linhaça, aveia, coco ralado e outros ingredientes na goma de mandioca. Já o formato arredondado permite uma limpeza rápida.

  • vale?

    Se você consome bastante tapioca e faz parte das pessoas que não conseguem preparar a receita sem espalhar farinha pelo fogão e cozinha, é uma boa pedida. O preço do produto não muito acessível. O criador da marca reconhece que o valor é um pouco salgado, mas acredita que a tendência é que se torne mais barato. “A gente tenta diminuir o preço, mas o maior problema foi o aumento [do valor] da matéria prima. Apesar de ser de plástico, a Tapy me custou um desenvolvimento do zero. Tive muito gasto para finalizar o produto, e por isso o preço ainda não é tão acessível, mas a tendência é que vá baixando”, explica. Fica a critério do consumidor lavar mais louça ou gastar um pouco mais.

  • onde comprar

    A tapioqueira Tapy está disponível em várias cores no site oficial da marca, onde custa atualmente R$ 55. Também pode ser encontrada em sites de gigantes do varejo como a Amazon, por até R$ 70.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação