Sobremesa de caqui com chocolate no pote
Fruta da estação, que colore as feiras e as gôndolas dos mercados entre abril e maio, é a estrela de uma receita diferentona da chef Ana Soares, do Mesa III
Fruto originário da Ásia, o caqui se adaptou rapidamente ao clima tropical do Brasil e, por aqui, os melhores meses para comê-lo in natura ou preparar deliciosas receitas com ele são abril e maio, época em que o ingrediente é visto aos montes nas feiras e nos mercados, principalmente o tipo rama forte, o mais doce e molinho dos caquis.
Muito parecida com o tomate, essa fruta serve de lanche da estação, é base para sucos ou estrela doces diferentões, mas nem por isso de difícil preparo, com uma verrine — aquele tipo de sobremesa feita em camadas e servida em copos, potes ou taças.
Fica lindo, colorido, fresco e delicioso
E foi essa receita a escolhida pela chef e consultora Ana Soares, do Mesa III, para fazer com o caqui que, dentre todas as frutas, é a favorita da cozinheira.
“Brinquei muito nas sombras dos pés de caqui caindo em pencas pelo chão forrado de vermelho”, lembra. Sobre o prato ela diz: “Fica lindo, colorido, fresco e delicioso.”
A dica principal de Ana para o preparo, considerado fácil pela criadora, é deixar todas as etapas organizadas antes da montagem — o famoso mise en place. Depois, é só “se divertir” e aproveitar.
Verrine de caqui, da chef Ana Soares, do Mesa III
Ingredientes
10 g de cacau em pó
150 g caqui rami forte (só os gomos, sem pele)
80 g de pão de ló
10 ml de calda de cachaça e alecrim
60 ml de calda de chocolate
200 g de chantili mascarponado ao cacau
1 pote ou recipiente de vidro
Modo de preparo: monte harmoniosamente na ordem calda de chocolate + caqui + pão de ló pincelado com a calda de cachaça + mascarponado ao cacau + cacau em pó (pulverize um pouco do ingrediente) + caqui + pão de ló pincelado com a calda de cachaça + creme de chantili mascarponado ao cacau + caqui + cacau em pó (pulverize um pouco do ingrediente). Em seguida, deixe gelar por algumas horas. Uma receita serve quatro pessoas.
- Para o chantili mascarponado ao cacau
Rendimento: 1 kg
Ingredientes
50 g de açúcar refinado
30 g de cacau em pó
700 ml de creme de leite (bem gelado)
300 g de queijo mascarpone
Modo de preparo: bata o creme de leite bem gelado com o açúcar. Em seguida, adicione incorporando o mascarpone e o cacau até atingir um ponto firme.
- Para o pão de ló
Rendimento: 1 kg
Ingredientes
200 g de açúcar refinado
200 g de farinha de trigo
12 ovos
Modo de preparo: bata os ovos com o açúcar até dobrar o volume. Depois, junte a farinha de trigo rapidamente. Desligue a batedeira e despeje o conteúdo em uma fôrma forrada com papel-manteiga e untada. Leve ao forno a 150ºC por aproximadamente 20 minutos.
- Para a calda de chocolate com cacau em pó
Rendimento: 1 kg
Ingredientes
175 g de açúcar refinado
125 g de cacau em pó
750 ml de leite integral
50 g de manteiga
125 g de mel
Modo de preparo: dissolva o açúcar no leite e, depois, junte o mel. Coloque para ferver e, em seguida, acrescente o cacau peneirado mexendo até diluir. Deixe ferver no ponto de calda. Por último, adicione a manteiga e ferva por 5 minutos.
- Para a calda de cachaça com alecrim
Rendimento: 500 ml
Ingredientes
300 g de açúcar refinado
500 ml de água
10 g alecrim
20 ml de cachaça
Modo de preparo: faça uma calda de açúcar com água (ponto fio) e alecrim, e deixe ferver. Após esfriar, adicione a cachaça.
VEJA TAMBÉM:
Fruta não é sobremesa? Prove esta laranja caramelada com creme de iogurte
Um potão de chocolate belga cremoso que vai te deixar muito feliz
Um doce que reúne unanimidades: tapioca, café, doce de leite e chocolate