Conteúdos sobre receita na Gama Revista

receita

Imagem de destaque do post
Fazer

Um bolo molhado para chocólatras de carteirinha

“Essa receita de bolo cremoso de chocolate é o máximo e acaba num minuto, mal dá tempo de esfriar, já que ele é maravilhoso ainda quente.” Quem promete essa delícia, sem falsa modéstia, é a autora Heloisa Bacellar, que em seu site ensina como fazer o bolo de chocolate perfeito para chocólatras de plantão. O pulo do gato, segundo ela, é usar o melhor chocolate meio-amargo que puder e um bom cacau em pó para ter mais sabor e aroma. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Petiscos carnavalescos do Panelinha

Se você vai curtir o Carnaval da janela da sua casa, esperando o bloco passar, ou de frente pra TV assistindo aos desfiles das escolas de samba, não esqueça do petisco! Em um especial do site Panelinha, Rita Lobo reuniu as comidinhas mais charmosas. Ali, desfilam delícias como grão-de-bico assado com especiarias, chips de mandioca e de banana, bolinho de bacalhau com inhame acompanhados de um caju amigo geladinho. São receitas para os Unidos das Caçarolas, como diz Rita, curtirem este feriado! (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Fazer

Frango assado dos deuses com limão siciliano

Um frango assado suculento tem seu valor. E se tiver um toque de limão siciliano então esse valor pode ser quintuplicado. Está entre as melhores receitas do site americano Food 52 e pede tomilho, semente de erva-doce, azeite, alho, cebola, vinho branco, sal e pimenta, além de fatias de limão que serão caramelizadas. Para fazer em uma panela (de ferro, de preferência) só e reduzir a bagunça na cozinha. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

Uma newsletter para loucos por comida

As últimas tendências e as polêmicas do mundo da comida, além de boas histórias e descobertas estão na newsletter semanal Ao Ponto, do jornalista Rafael Tonon, autor de "As Revoluções da Comida" (Todavia). Além de trazer links das reportagens e entrevistas que produz, ele faz uma curadoria de publicações internacionais. Junto a Prato Feito, de Matheus Habib, e a de receitas de Lenna Mattar, é um banquete para foodies de todas as vertentes. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Almôndegas coreanas que salvam a refeição

Esta receita é uma mão na roda para quando se está sem tempo e não se quer sujar muito, porque são assadas no forno. As almôndegas pedem bolachas salgadas crocantes mas, mas se preferir algo menos ultraprocessado, vale ir na farinha de rosca mesmo. Um macete é pegar leve no alho, picar a cebolinha finíssima e preparar uma salada com molho de shoyu, gengibre e limão e um arroz glutinoso para acompanhar. Aqui uma versão mais apimentada. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

‘Abrasileirar’, novo canal sobre coquetéis e cultura nacional

Que Halloween que nada! Neste domingo (31), a jornalista e bruxona dos coquetéis Néli Pereira lança seu canal no Youtube, em que vai falar sobre a cultura do país e os sabores tipicamente brasileiros, além de ensinar suas incríveis receitas de drinques. E já começa subvertendo quem acha que o Dia das Bruxas não tem a ver com a história local, falando sobre as mulheres condenadas na Inquisição e enviadas para cá por Portugal. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Xarope de vinho para dar um up no drique

Se você tem uma sobra na garrafa que é boa demais para virar marinada, ela pode ganhar outro destino: ir a uma panela com a mesma quantidade de açúcar em fogo baixo até que adquira a consistência de xarope. Ele pode ser usado para incrementar drinques clássicos ou liderar criações próprias. A dica é do site Punch, que indica bebidas frescas e sem passagem por madeira. Vale tudo: branco, tinto, rosé, laranja e até Jerez. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ouvir

Rita Lobo, Paola Carosella e o alho

Um papo entre as duas divas da culinária brasileira: no novo episódio do podcast “Cadê a Receita, Rita Lobo?”, a criadora do Panelinha conversa com Paola Carosella. Seguindo as regras do programa, a chef do Arturito escolhe o alho como seu ingrediente preferido e compartilha receitas, além de falar da infância e da adolescência na Argentina, do começo da carreira, do dia a dia na cozinha em casa, nos negócios e nas redes sociais. (Mariana Payno)
Imagem de destaque do post
Fazer

O melhor cookie do mundo

Esqueça a saudade dos cookies que você pedia no seu café preferido antes da pandemia. Esta receita do premiado site americano Food52 é imbatível: fácil, barata, gostosa e pode ser feita no conforto e na segurança de casa. Os biscoitos ficam gordinhos e crocantes ao mesmo tempo, e dá para variar o sabor das gotas de chocolate — ao leite, amargo, branco… vai do gosto do cozinheiro. Só é preciso prestar bastante atenção aos detalhes do passo a passo que fazem a receita dar certo, como a temperatura da manteiga (tem que ser gelada!) e o tamanho das bolinhas que vão para o forno.
Imagem de destaque do post
Fazer

A granola caseira que pode virar presente de Natal

Se você, como eu, vive em busca da granola perfeita, saiba que ela pode sair das suas mãos. Seguindo a receita de Bela Gil, é possível ter uma versão rica e saborosa. Minha dica é usar aveia e acrescentar mais castanhas do que ela recomenda: de caju, amêndoa em lasca, macadâmia, o que encontrar. Pode ser um presente de Natal doce e artesanal. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Uma massa com o sabor do Oriente

Um bom macarrão tem seu valor. Talvez seja a coisa mais simples que se pode fazer na cozinha para matar a fome sem ter trabalho, mas não é por isso que deve ser menosprezado. Se você é adepto da massa, mas está cansado de sugos e bolognesas, aqui vai uma boa ideia saída da coluna Prato do Dia, da jornalista Patrícia Ferraz, no Paladar: uma adaptação do tagliatelle com manteiga de especiarias que o gênio Yotam Ottolenghi publicou em seu livro “Plenty”. Com manteiga, cebolas e muitos temperos secos com o gosto misterioso do Oriente, a alegria vai à mesa em poucos minutos. Para finalizar, pinoles (que se você não tiver à mão, pode ser substituído amêndoas em fatias) e hortelã fresca. De quebra, você ainda encontra sugestões de harmonização para quem gosta de vinho (um Sauvignon Blanc bem aromático cai bem) ou cerveja (American Pale Ale). (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Fazer

Uma receita inteligente e sem desperdício

Diga adeus ao descarte dos talos de vegetais como couve, brócolis e beterraba. Essa parte das plantas que geralmente não comemos — mas que é nutritiva e saborosa — vira protagonista na receita de arroz de talos da chef Paola Carosella. Usando a técnica do risotto (leia-se: colocar um caldo bem quente aos pouquinhos, mexer bastante até quase secar, repetir), ela transforma o arroz branco do dia a dia em um prato leve, colorido e cremoso com os galhinhos que sobram das verduras. É mais barato e mais rápido que o preparo clássico com arroz arbóreo e, de quebra, você aprende uma forma de cozinhar superadaptável a outros ingredientes.
Imagem de destaque do post
Fazer

Uma receita com segredo de chef…

E ridiculamente fácil para os amadores. Para fazer este bolo de laranja do cozinheiro Leonardo Paixão, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar no forno e esperar enquanto a casa é tomada por aquele cheirinho cítrico — mas atenção à dica preciosa do chef mineiro: a fruta, que vai com casca e tudo, tem que ser laranja-baía. Dá para usar outro tipo? Até dá, mas não fica igual. Por ter a casca mais grossa e ser mais aromática, a laranja-baía deixa o bolo mais cremoso e saboroso, cheio de pedacinhos no meio da massa.
Imagem de destaque do post
Ler

Receitas e histórias de uma jornalista de gastronomia

Se a reclusão trazida pela pandemia o deixou perdido entre panelas, “Comida Cheia de História” (Editora Senac, 2017), da jornalista Patrícia Ferraz pode ajudá-lo. Tudo parece ficar mais gostoso quando há uma história por trás, e é o caso aqui. Patrícia, que foi editora de gastronomia do jornal "O Estado de S. Paulo" por anos reúne, além de receitas, crônicas em que conta como provou cada prato pela primeira vez, o que geralmente envolve casos divertidas de chefs famosos e celebridades em 240 páginas. No que diz respeito às receitas, todas foram testadas e produzidas em sua pequena cozinha, o que traz um incentivo extra ao leitor.
Imagem de destaque do post
Ler

Amasse a massa do pão

Nenhuma tendência gastronômica é mais forte hoje do que fazer o próprio pão. Presos em casa há mais de um mês, cada lida com o isolamento social de uma maneira. E a panificação oferece muitos elementos aliviadores de estresse: desde requerer concentração, o que tira sua cabeça de outros problemas, até o manuseio da massa, que no caso dos sovados, pode aliviar fisicamente as emoções negativas. Se você ainda não entrou nessa mas está interessado pode tentar uma das receitas mais famosas da estrela da culinária americana Mark Bittman, o “No-Knead Bread”. Outra opção é o site da nutricionista Neide Rigo, onde ela ensina a fazer um pão de levain do zero.