7 episódios do Podcast da Semana sobre arte e cultura
Artistas renomados e profissionais dos bastidores compartilham suas ideias e experiências
Discussões sobre arte e cultura estão presentes em diversos episódios do Podcast da Semana. A cada domingo, o programa traz um bate-papo com um convidado especial sobre o tema da edição semanal. Selecionamos, a seguir, sete programas que abordam questões relacionadas ao cinema nacional, ao mercado da música e também a literatura, dança e teatro. Artistas renomados e profissionais dos bastidores compartilham suas ideias e experiências. Confira:
-
1
Denise Fraga: “A arte existe para nos libertar da mediocridade da vida”
Me conta a sua história?
Protagonista, em 2023, da peça com a peça “Eu de Você”, montada com base em 300 histórias enviadas por pessoas que queriam ser ouvidas, a atriz Denise Fraga tenta neste episódio desvendar o fascínio por trás dos atos de contar e ouvir uma história de vida, fala sobre como se sente quando a história é dela e sobre o interesse que os outros têm pela sua vida, e arrisca dar o segredo de um casamento longo e feliz.
-
2
Gabriela Amaral Almeida: “O terror é um gênero que se alimenta da ansiedade”
Quem tem medo de filme de terror?
Expoente de uma vertente que ficou conhecida como “horror social”, Almeida encontra o terror nas tensões cotidianas, como mostrou em filmes com “Animal Cordial” (2017) e “A Sombra do Pai” (2018). Nesta edição do podcast, ela fala sobre os subgêneros do terror, sobre o que realmente dá medo nesses filmes, e sobre como tem ainda preconceito contra o gênero, apesar do sucesso de crítica, e principalmente contra as mulheres que querem fazer terror.
-
3
Claudia Assef: “O mercado da música é muito desigual para cantoras e outras profissionais”
Qual o futuro da música pop brasileira?
É verdade que quando a gente pensa em música brasileira hoje nos vem muitas mulheres à cabeça. Mas esse número ainda é pequeno. Não apenas na frente do palco, como nos bastidores também. Neste episódio, a DJ, jornalista e escritora Claudia Assef discute esse cenário e fala do Women’s Music Event, o WME, lançado em 2017, uma plataforma de música e negócios dedicada ao protagonismo feminino.
-
4
Aline Diniz: “Os super-heróis sempre trouxeram o debate da inclusão”
Os nerds venceram?
Jornalista especializada em entretenimento, filmes e séries, Aline Diniz passar quase uma década como editora do portal de entretenimento Omelete, e no CCXP, um evento brasileiro de cultura pop. Atualmente, ela faz parte do canal no youtube Entre Amigas, é comentarista do TNT, e, ao lado de Michel Arouca, toca o podcast Falando de Nada, em que analista especialmente o mercado de streaming e TV. Neste episódio do Podcast da Semana, a conversa gira em torno do avanço do universo nerd nas redes e na indústria de entretenimento.
-
5
José Henrique Bortoluci: “A busca da história de um pai é uma busca sobre quem nós somos”
Literatura e história de vida
A trajetória de um pai caminhoneiro, que passou 50 anos de sua vida pelas estradas no país é contada pelo filho, José Henrique Bortoluci no ensaio biográfico “O que é meu”, lançado em 2023 pela editora Fósforo. Nesta edição do podcast, o autor, que é doutor em sociologia, fala sobre literatura e história de vida, sobre essa relação pai e filho, distanciamentos e aproximações e sobre uma classe trabalhadora que é essencial na história do país, mas nem sempre é lembrada.
-
6
Felipe Vassão: “A música pop vai ser engolida pela IA, mas o artista pop é mais que a música”
Quem tem medo de inteligência artificial?
Há 30 anos na produção musical, Felipe Vassão é sócio da Santé, uma agência de música que conecta artistas musicais ao mundo da publicidade, e tem no portfólio trabalhos como a produção do álbum “Amarelo”, de Emicida, pelo qual ganhou um Grammy. Neste episódio do Podcast da Semana, o produtor fala sobre como a inteligência artificial tem influenciada o mercado da música e a criação musical, o futuro da música e sobre a possibilidade de uma greve de músicos, como já ocorreu no audiovisual dos Estados Unidos.
-
7
Isa Zendron: “Torço para o mundo inteiro virar mais rebolativo”
Saudade de dançar?
Isa Zendron dança desde que se entende por gente e há alguns anos teve muito claro que o maior objetivo com a atividade é se divertir, se sentir bem, ficar feliz. Ela leva a meta como missão nas aulas que dá em sua Boate Class, em São Paulo. Neste episódio do Podcast da Semana, a bailarina fala sobre o poder curativo do rebolado e como a dança pode ajudar até na autoestima.