Ciclo Gama de Debates: confira a programação das mesas na 22ª Flip
Amara Moira, Bianca Santana, Christian Dunker, Evandro Cruz Silva, Neide Rigo e Silvia Chakian falarão sobre o que é ser brasileiro hoje, direitos das mulheres e a beleza da comida comum
Gama participará de mais uma edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), com uma programação aberta ao público que reunirá autores e pensadores para conversar sobre temas contemporâneos.
O “Ciclo Gama de Debates” será realizado nas manhãs dos dias 10, 11 e 12 de outubro, na Casa Sete Selos+, uma iniciativa do coletivo Sete Selos+, formado pelas editoras Âyiné, Bazar do Tempo, Carambaia, Círculo de Poemas, Cobogó, Fósforo e Ubu. O endereço é: Rua da Matriz, nº 107, no Centro Histórico de Paraty.
Além das conversas, a casa terá livros à venda pela livraria Megafauna, leituras da editora de audiolivros Supersônica e um bar comandado pela cervejaria Catimba.
10/10, às 11h
Na quinta-feira, a jornalista e escritora Bianca Santana, autora de “Quando me descobri negra” (Fósforo, 2023), e Silvia Chakian, promotora de justiça e co-autora de “Precisamos falar de consentimento” (Bazar do Tempo, 2024), participam de um bate-papo com o tema “Mulheres, corpos e direitos: o quanto avançamos ou retrocedemos?” A mediação é de Paula Miraglia, diretora-geral da Gama.
11/10, às 11h
Na sexta-feira, o debate “O que é ser brasileiro hoje?” reunirá o psicanalista Christian Dunker, autor de “Reinvenção da intimidade – Políticas do sofrimento cotidiano” (Ubu, 2017), a escritora, professora e ativista Amara Moira, autora de “E e eu fosse puta?” (N-1, 2023), e o sociólogo e escritor Evandro Cruz Silva, autor de “O embranquecimento” (Patuá, 2024). A conversa será mediada por Paula Miraglia, diretora-geral da Gama.
12/10, às 11h
No sábado, a nutricionista e cronista Neide Rigo conversará com a jornalista Isabelle Moreira Lima, editora executiva da Gama, sobre “A beleza da comida comum”. Rigo está lançando o livro “Comida Comum” (Ubu, 2023), no qual convida o leitor a olhar ao redor, se conectar com a terra e o mundo vegetal e fazer da simplicidade nas refeições um modo de viver e pensar.
O Ciclo de Debates Gama, que será realizado na Casa Sete Selos durante a 22ª Festa Literária Internacional de Paraty, tem o apoio da Fundação Itaú.