Oito frases de oito mulheres neste 8 de março
Uma seleção de citações de mulheres entrevistadas por Gama para entender alguns dos desafios e demandas em relação à paridade de gênero
No último ano, Gama conversou com mulheres de diversas áreas para entender as experiências que têm rondado a vivência na família, no trabalho e na sociedade contemporânea.
Falamos de temas que mobilizam o debate público, como estupro, trabalho doméstico, padrões de beleza opressores (e mulheres que se libertam deles). Investigamos a atuação de mulheres na literatura, no empreendedorismo e em cargos de liderança em ambientes majoritariamente masculinos. Entrevistamos mulheres que educam, que dançam, que escalam montanhas.
Para comemorar este Dia das Mulheres, aqui vão oito citações potentes de oito entrevistadas inspiradoras.
“O espaço da mulher é um espaço infinito em possibilidades, mas que é construído com a superação de muito medo e no enfrentamento de muita tentativa de descredibilização e de ridicularização.“
Gabriela Prioli, advogada, comentarista política e apresentadora, na Semana “Mulher: o que falta?”
“A luta feminista ainda está numa posição de bombeiro, de apagar incêndio, tem que estar correndo para solucionar as consequências e muitas vezes não tem tempo de chegar na raiz dos problemas.“
Joice Berth, arquiteta, urbanista e escritora, na Semana “Tá com medo?”
“As mulheres que gostam de futebol gostam de um esporte que detesta elas, mas já detestou mais. O futebol é a última fronteira do machismo. Quando a gente vencer o futebol, teremos conquistado tudo.“
Milly Lacombe, jornalista, escritora, roteirista e colunista de futebol do UOL, na Semana “Quem tá ganhando?”
“Na minha trajetória, eu vi homens com resultados bem menos expressivos do que eu sendo considerados para as mesmas vagas. As mulheres chegaram em cargos de liderança, mas tiveram que provar três vezes mais sua competência.“
Daniela Cachich, presidente da Future Beverages, da Ambev, membra do board de O Boticário, com passagens por Unilever, Heineken e PepsiCo, na seção “Curriculum Vitae”
“A solidão na maternidade tem sido cada vez mais falada – e isso já é uma conquista. As próprias políticas públicas estão formadas de modo a deixar a mãe sozinha.“
Ana Suy, psicóloga e psicanalista, sobre maternidade e saúde mental na Semana “Como tá sua cabeça?”
“Estatura normal demais? Bunda grande demais? Bunda chata demais? Pele muito branca? Pele muito escura? As cirurgias, os saltos, a moderna depilação genital, as dietas martirizantes: a moda, a dor e o controle sobre as mulheres andam sempre de mãos dadas.“
Alma Guillermoprieto, premiada jornalista mexicana radicada nos EUA, na Semana “Mulher: o que falta?”
“Quando falamos de mulheres líderes, a quem estamos nos referindo? Certamente não é à mulher negra. Precisamos exigir mudanças. Mulheres em cargos de liderança precisam tomar atitude e usar seus privilégios para abrir espaço para mulheres negras“
Vivi Duarte, fundadora do Plano Feminino e do Instituto Plano de Menina, na seção “Uma Turma” sobre novas lideranças femininas
“Eu tive de insistir muito para estar onde estou e esse é o meu conselho para as mulheres: se você ama algo, não vai ser um cara que vai te parar. Insiste, insiste e insiste. Quanto mais mulheres com esse pensamento, mais a gente pode se ajudar.“
Mariana Becker, jornalista de Fórmula 1, na seção “Curriculum Vitae”
VEJA TAMBÉM:
“As mulheres com deficiência não são consideradas sexuadas”
A vez das livreiras
Casos de assédio e estupro para não esquecer