Fruta não é sobremesa? Prove esta laranja caramelada com creme de iogurte
Com laranja-baía, mel e tomilho, esta sobremesa é chique, de preparo muito fácil e perfeita para limpar o paladar
Gama convida Daniela França Pinto, chef do restaurante Cortés Asador, para compartilhar uma receita sofisticada, simples e surpreendente.
“Meu pai sempre dizia que fruta não era sobremesa. Brincadeira eterna da família. Mas esta laranja merece sim o ‘status’ de sobremesa. E é isto que sempre surpreende quem prova pela primeira vez. Por ela é zero boba ou sem graça. Traz essa coisa dulcíssima da laranja-baía em contraste com o tostado/caramelado e também o frescor do creme de iogurte com limão-siciliano e o herbal do tomilho. É perfeita para finalizar uma refeição em que se comeu carne, porque limpa o paladar, é leve, delicada“, diz a chef Daniela França Pinto.
Ela recomenda: “Use uma frigideira ou chapa de ferro, se possível aquecida sobre o carvão. Precisa estar bem quente. Pra saber o momento, é só jogar uma gota de água. O ferro chiou, a água evaporou, tá no ponto de fazer o caramelo. E não pode ter pressa. Só coloque a laranja quando o caramelo estiver dourado, já bem escuro, porque ele vai esfriar quando a laranja entrar. Precisa vitrificar para grudar na laranja.”
Ingredientes:
Da laranja:
2 laranjas espanholas, descascadas e cortadas ao meio
1/4 de xícara de chá de açúcar
2 raminhos de tomilho
2 colheres (sopa) de manteiga
Do creme de iogurte:
1/3 de copo de iogurte natural
50 g de creme de leite fresco
1 colher (de sopa) de açúcar baunilhado
raspas de casca de laranja
Para finalizar:
Mel de laranjeira, a gosto
Modo de preparo:
Aqueça bem uma frigideira de ferro (ou antiaderente). Coloque a manteiga, o tomilho e o açúcar e espere virar um caramelo mole. Acrescente as metades de laranja e deixe dourar. Enquanto isso, prepare o creme de iogurte, misturando bem todos os ingredientes. Ponha duas metades de laranja por pessoa num prato fundo, distribua uma porção de creme de iogurte por cima e finalize com um fio de mel e mais algumas folhinhas de tomilho.
VEJA TAMBÉM:
A panqueca de chocolate mais deliciosa e fácil do mundo
@comerhistoria
Como não cair de amores pela babka?