Wall Ball — Gama Revista

Wall Ball

Com raízes na Antiguidade, a wall ball é uma parceira de exercícios dura na queda, equivalente a uma partida de squash nível hard

Leonardo Neiva 11 de Abril de 2024
  • O QUE É

    Uma bola que, de longe, tem um formato parecido com o da pelota do futebol. Mas as semelhanças param por aí. Além de ser toda em preto, a bola de crossfit, também conhecida como “wall ball” (bola de parede), pesa alguns quilos a mais e tem dimensões consideravelmente maiores, com média de 35 cm de diâmetro — uma bola de futebol, para efeito de comparação, mede cerca de 22 cm. O produto, que é também um tanto achatado e de superfície irregular, pode vir em vários pesos, de 2 quilos até mais de 13 quilos, dependendo do tipo de exercício, da força e do nível do crossfiteiro. Embora tenha seu efeito quicante, pode ser melhor descrita como firme, já que costuma ser feita com pó de ferro e pano e revestida com lona marítima. Dessa forma, se adapta melhor ao cross training, com exercícios que englobam se agachar e levantar rapidamente, arremessando a bola ao alto para que ela toque de leve na parede, retornando em seguida às mãos do atleta. Seus usos mais comuns em treinos são para tonificar os músculos e aperfeiçoar técnicas e movimentos de esportes como basquete, tênis e vôlei.

  • QUEM FEZ

    Essa é difícil. Embora a origem exata da pelota de cross training seja difícil de determinar, muitos historiadores afirmam que as raízes das chamadas “bolas medicinais” — que, como a wall ball, hoje são utilizadas para exercícios de força, equilíbrio e postura — remontam à Antiguidade. Um de seus primeiros registros vem de quase três milênios atrás, quando lutadores na Pérsia usavam bexigas de animais repletas de areia como instrumento de treino. Na Grécia Antiga, Hipócrates — esse mesmo, o Pai da Medicina — costumava encher peles de animais para que seus pacientes as arremessassem, com propósitos medicinais. Daí o nome da categoria de bolas. O acessório ressurgiu no início do século 20, quando era mais comumente feito de areia e revestido em couro, usado em treinos militares e esportivos. Com a ascensão da indústria fitness no mundo todo a partir da segunda metade do século 20, os tipos de utilização e matérias-primas foram se diversificando, passando a incluir materiais como borracha, vinil e PVC. Com a criação em 2000 do programa crossfit, pelos estadunidenses Greg Glassman e Lauren Jenai, a wall ball surgiu pouco depois como um dos principais instrumentos desenvolvidos para levar a cabo suas rotinas de exercícios.

  • POR QUE É TÃO DESEJADA

    Um dos grandes símbolos do movimento fitness no mundo, o crossfit, apesar de ocasionalmente ser assunto de memes e piadas, hoje é visto como sinônimo de saúde e bem-estar, para não falar num corpo mais definido que muitos buscam alcançar. Mais indicada para treinos de força e resistência, a bola de cross training é um acessório muito procurado por ser compacto e versátil, permitindo ao crossfiteiro se exercitar em praticamente qualquer lugar que cumpra o importante requisito de ter paredes — mas recomenda-se dar preferência a academias e parques, evitando locais como escritórios, restaurantes e hospitais.

  • VALE?

    Quanto vale um modo de vida mais saudável e menos sedentário? A reposta está nas prioridades e na consciência de cada um. De qualquer maneira, a wall ball não é um acessório tão barato. Então, se não quiser gastar tanto com um único estilo de exercício, talvez valha mais a pena se matricular na academia de crossfit mais próxima. No entanto, caso já esteja inventando desculpas para desistir mais para frente, uma dica: comprar a bola para deixá-la largada num canto vai sair mais em conta do que desembolsar a mensalidade por um serviço que você já sabe com antecedência que não vai usar.

  • ONDE COMPRAR

    Embora possa ser encontrada em algumas gigantes esportivas de departamento, como a Decathlon, é muito mais fácil achar a wall ball no varejo especificamente voltado aos crossfiteiros. Em lojas como a Rope Store e a Iniciativa Fitness, a bola surge em vários tipos, cores e pesos diferentes, passeando por valores pouco acima dos R$ 200.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação