7 episódios do Podcast da Semana: maternidade
Da gestação à criação de múltiplos filhos, personalidades e especialistas entrevistados discutem os principais desafios da maternidade
Da gestação à criação de múltiplos filhos, a maternidade apresenta inúmeros desafios. Esses temas são abordados em diversos episódios do Podcast da Semana, da Gama, que, a cada sete dias, traz um bate-papo de 30 minutos com um convidado especial sobre o tema da edição publicada aos domingos. Selecionamos sete programas que exploram as dificuldades enfrentadas por muitas mães, como a solidão, as mudanças no corpo, a amamentação e a alteração na dinâmica das relações com familiares e amigos. Em cada entrevista, personalidades e especialistas oferecem novas reflexões sobre essas questões. Os episódios estão disponíveis aqui no site, nas principais plataformas de áudio e no YouTube. Confira:
-
1
Miá Mello: “Ter filhos é perder o controle”
Tá difícil ser mãe?
Quando Miá Mello planejou seu segundo filho, ela não imaginava o que iria enfrentar. “O segundo filho foi uma grande quebra de expectativa de que tudo ia ser muito tranquilo”, diz a Gama. Neste episódio, a atriz, humorista e apresentadora fala sobre a imprevisibilidade que um novo filho traz e sobre os perrengues da maternidade contemporânea.
-
2
Olivia Byington: “A maternidade pode ser um momento de profunda solidão”
Como lidar com a solidão?
Nos anos 1980, aos 22 anos, Olivia Byington soube, na hora do parto, que seu primeiro filho, João, era portador de uma síndrome muito rara, a Síndrome de Apert. Neste episódio, a escritora, cantora e compositora fala sobre a solidão das mães com filhos com algum tipo de deficiência e sobre os caminhos para que a sociedade integre essas pessoas.
-
3
Ingrid Silva: “Um dos meus medos era não voltar a ser quem sou. Não queria ser só mãe”
Qual o direito das mães?
Bailarina da companhia do Dance Theatre of Harlem, Ingrid Silva deu um passo ousado aos 33 anos, no auge de sua carreira: resolveu ser mãe. Ao Podcast da emana, ela fala de sua rotina de mãe e bailarina profissional, sobre as dificuldades com o corpo depois da gravidez e sobre como sua luta antirracista e feminista tem influenciado na criação da pequena Laura.
-
4
Cris Machado: “Exaustas, temos que agir por um aleitamento saudável para mãe e bebê”
Tá na hora de descansar?
Alimentar uma criança exclusivamente com aleitamento materno é uma experiência ao mesmo tempo maravilhosa e exaustiva, mas é possível fazer ajustes para que seja saudável para a mãe e o bebê. É o que defende, neste episódio, a bióloga, doutora em ciências e consultora de amamentação Cristina Bertoni Machado, autora do livro “Exaustão não É Amor” (Ed. Matrescência, 2022).
-
5
Lua Barros: “Quanto mais pressa com os filhos, menos conexão”
Tá com pressa?
O nascimento e a criação de um filho pedem um respiro. “Quanto mais pressa, menos conexão e mais resistência da criança”, diz Lua Barros, educadora parental, mãe de quatro filhos e autora de “Eu Não Nasci Mãe” (Editora Nacional, 2020). Neste episódio, ela enfatiza que cada criança é única e que os pais devem encontrar sua própria maneira de lidar com os desafios da criação.
-
6
Ana Suy: Maternidade e saúde mental
Como tá sua cabeça?
Neste episódio, a psicóloga e psicanalista Ana Suy, autora de uma série de livros sobre amor, relacionamentos e maternidade, fala sobre a solidão das mães, a mudança de dinâmica das relações com as pessoas mais próximas e como as redes sociais podem minar a confiança materna na hora de tomar decisões. Sua dica essencial é buscar ajuda logo e não apenas quando a situação fica insustentável.
-
7
Fernanda Lima: “Prefiro ser alguém com quem meus filhos possam contar”
Mãe sofre?
A importância do diálogo, da transparência e da transmissão de valores está na base da ideia de maternidade de Fernanda Lima. Neste episódio, a apresentadora, empresária e mãe de três filhos fala sobre a divisão de tarefas em casa, como criar filhos feministas e como encontrar tempo para si — três coisas que estão completamente conectadas, ela explica.