5
Bloco de notasBloco de notas
Livros sobre a exaustão da mulher contemporânea, a relação entre arte e descanso e um especial para aprender a dormir bem. Confira a lista de dicas da redação Gama
- @gamarevista
- arte
- cultura
- literatura
- sociedade
Bloco de notas
Livros sobre a exaustão da mulher contemporânea, a relação entre arte e descanso e um especial para aprender a dormir bem. Confira a lista de dicas da redação Gama
-
Wikimedia Commons/ “Ophelia ” John Everett Millais
“Ophelia” (1852), do pintor britânico John Everett Millais, retrata a personagem homônima da tragédia “Hamlet” (1601), de Shakespeare. Ophelia, enlouquecida pelo amor que sentia por Hamlet, cai em um rio. De roupas encharcadas e pesadas, ela decide não lutar contra o afogamento e ACEITA SEU DESCANSO.
-
Reprodução
Em “AURORA: O DESPERTAR DA MULHER EXAUSTA” (Harper Collins, 2022), a autora, podcaster e CEO da agência Obvious CC Marcela Ceribelli equilibra relatos pessoais e opiniões de especialistas para falar sobre a mulher que DORME E ACORDA PREOCUPADA. Ela também faz um convite: é hora de se libertar das amarras sociais e refletir de onde vem tanta expectativa de desempenho.
-
“Ah, dormir. Nada poderia me dar tanto prazer, tanta liberdade”
Em “MEU ANO DE DESCANSO E RELAXAMENTO” (Todavia Livros, 2019), a autora americana Ottessa Moshfegh escreve sobre uma personagem que vive uma vida perfeita, mas para fugir da dor da morte dos pais e de um relacionamento destrutivo com uma amiga, decide se alienar de uma forma estranha: DORMIR UM ANO INTEIRO com diferentes medicamentos indicados por especialistas escusos.
-
Reprodução / BBC
Já pensou em ir ver uma exposição de arte e acabar dormindo? Neste caso, o descanso é a melhor forma de apreciação. Esta reportagem da BBC analisa A RELAÇÃO ENTRE O RELAXAMENTO E A ARTE. O texto usa de exemplo uma instalação artística em que espectadores são convidados a se deitar e fazer nada, os prazeres de abandonar o senso de urgência e o descanso como um remédio natural para as aflições.
-
©Juan Pablo Machado
Você já deve ter visto a live “rádio lofi hip hop – batidas para relaxar/estudar” ilustrada com um anime de uma garota estudiosa no Youtube. Gama já investigou o fenômeno da estética do lo-fi hip hop (low fidelity, ou baixa fidelidade, algo meio caseiro), o white noise e a febre do ASMR, todos com o mesmo objetivo: CAUSAR RELAXAMENTO EM QUEM ESCUTA.
-
Reprodução Instagram/ @rafaelaminozzi
Já sentiu uma certa dificuldade em desligar, relaxar e finalmente descansar? Observando um stress crônico em seus pacientes, a fisioterapeuta Rafaela Minozzi criou um método que nomeou de PRÁTICAS DE DESCANSO. Para isso, combinou alongamento com a yoga restaurativa, massagem e fisioterapia. “Com todo esse conjunto vamos tentando liberar algumas regiões do corpo para ir trazendo a pessoa para esse estado do descanso, um lembrete do que é esse lugar da pausa, uma prática para voltar a si”, diz a Gama.
-
Aprender como relaxar por meio de uma tela parece contraditório, mas é sim possível. No “Headspace: Guia para Relaxar” (2021), o primeiro especial interativo da Netflix feito sem história e em parceria com o aplicativo Headspace, você pode aprender como RELAXAR, MEDITAR E DORMIR BEM.
-
Para todo amigo preguiçoso existe um amigo superdisposto. Esta tirinha de Gabriel Dantas expressa o velho dilema: DAR UM ROLÊ OU DESCANSAR UM POUCO?
-
Marcela Novaes “Entrada” (2021)
Se os adultos se cansaram durante a pandemia, imagine as crianças. Nesta reportagem para a edição “Bateu a exaustão?”, Gama traz os impactos do isolamento social e COMO O CANSAÇO SE MANIFESTOU NAS CRIANÇAS, que ficaram longe dos amigos, das salas de aula e em frente às telas.
-
Divulgação
Nesta edição da newsletter em áudio “Tá todo mundo tentando”, da escritora Gaía Passarelli, algumas reflexões sobre o conflito do conforto dos MOMENTOS DE LAZER E ÓCIO, a lista de afazeres crescendo na cabeça e o mundo cheio de exigências do lado de fora.