Bloco de notas da Semana "Quem é você na Copa?" — Gama Revista
Quem é você na Copa?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O novo livro de Xico Sá, as polêmicas e os direitos humanos não respeitados na sede da Copa, os documentários sobre Pelé e Maradona. Eis a lista de conteúdos da equipe Gama sobre o tema da Semana

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O novo livro de Xico Sá, as polêmicas e os direitos humanos não respeitados na sede da Copa, os documentários sobre Pelé e Maradona. Eis a lista de conteúdos da equipe Gama sobre o tema da Semana

Manuela Stelzer 20 de Novembro de 2022
  • O espírito de união e confraternização da Copa vem sendo manchado pelos controversos EPISÓDIOS ENVOLVENDO O EMBAIXADOR DO QATAR e a comunidade LGBTQIA+. Os direitos humanos não estão na mira de prioridades do país, tanto que a cantora Dua Lipa se recusou a fazer uma apresentação enquanto NÃO HOUVER RESPEITO. O Brasil não é exatamente um exemplo neste quesito: é a primeira vez que a seleção terá uma CAMISA COM O NÚMERO 24, nunca antes usado por uma associação homofóbica.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Propósito, desejos e aspirações. Também paternidade, relacionamentos e frustrações acumuladas ao longo de uma vida. E enfim, o amor. São estes temas que permeiam o romance “A FALTA” (Tusquets, 2022), de Xico Sá, que acompanha minuto a minuto de uma partida de futebol na perspectiva do camisa 1 do time, o goleiro, mas vai muito além do esporte: a narração se mescla a fragmentos de memória e inquietações do protagonista.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Instagram

    O brasileiro Vinicius Jr. tem apenas 22 anos, mas já joga pelo Real Madrid, é o SEGUNDO JOGADOR MAIS VALIOSO da Copa, reagiu firmemente a ATAQUES RACISTAS EM CAMPO, foi capa da GQ Brasil em outubro (onde disse que o país precisava “formar professores”), tem um instituto que alia educação e futebol e é um nome de peso quando o assunto é esporte e militância. Um atleta para prestar bastante atenção dentro e fora dos estádios.

  • Um dos países mais ricos do planeta ao mesmo tempo dissemina desumanidades, persegue religiões e ainda tenta abafar as mais de 6,5 mil mortes de trabalhadores durante a construção de estádios. Este é o Qatar. Um episódio do Podcast 40 Graus debate as problemáticas do país SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2022, que anda colocando “em xeque as políticas defendidas pelas empresas que patrocinam o evento, tornando tudo uma festa da hipocrisia”, como define a descrição do episódio.

  • PELÉ e MARADONA são personalidades que dispensam descrições. Os grandes reis do futebol têm suas histórias destrinchadas em dois documentários extremamente pessoais sobre as conquistas e as dificuldades dentro de campo.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução

    Bora trocar umas figurinhas? Seja para colecionadores, aficionados ou jovens e crianças que amam acompanhar futebol, o ÁLBUM DA COPA já é um objeto consagrado do evento. Gama conta sua história, quem faz, porque é tão amado e se vale adquirí-lo, afinal.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Se ainda não sabe onde vai assistir aos jogos da Copa, mas sabe que não quer se afundar no sofá de casa, o MUSEU DO FUTEBOL pode ser uma opção. Durante o período, haverá uma programação especial: transmissões gratuitas da abertura do evento e das partidas do Brasil. Antes, depois e durante os intervalos, o público pode acompanhar e participar de uma roda de samba, para fechar o pacote do clichê brasileiro tão amado.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Folha de São Paulo/ L’Equipe

    Uma foto da chegada da seleção brasileira à França, para a segunda edição da Copa do Mundo, em 1938; uma imagem de Zico no Maracanã cercado de jornalistas; um retrato colorido de Garrincha em 1962. Esses momentos inesquecíveis, artigos raros para grandes fãs da Copa, compõem o leilão do jornal francês L’Équipe de FOTOS HISTÓRICAS DO FUTEBOL.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    A ENCICLOPÉDIA DAS COPAS DO MUNDO” (Novaterra, 2013), de Luiz Fernando Baggio, reúne estatísticas, depoimentos, curiosidades e fotografias sobre o evento futebolístico mais aguardado dos anos pares. Este e OUTROS TÍTULOS COLOCAM A COPA como contexto principal de suas tramas.

  • Nem só de bola no pé vive a Copa. Para além de gols e dribles geniais, também ficam marcados na memória OS HITS DE DIFERENTES ARTISTAS, de Ricky Martin a Shakira, que acompanharam os temas de cada edição do evento. Neste ano, a música “Hayya Hayya (Better Together)” é a que irá representar o campeonato.