O general Braga Netto, ex-vice de Bolsonaro, acaba de ser preso por tentativa de interferência nas investigações sobre o golpe de Estado planejado em 2022. Para entender melhor a investigação da PF, vale a leitura do texto da Piauí. Um artigo do Le Monde Diplomatique explica que a medida marca uma ruptura na impunidade histórica dos militares no Brasil. Já a reportagem da BBC analisa possíveis consequências disso para o ex-presidente. (Sarah Kelly)
O mais recente episódio do podcast Ilustríssima Conversa faz um debate interessante com o economista André Roncaglia que, a partir do livro "Poder e Desigualdade" (Civilização Brasileira, 2024), do qual é coautor, comenta que o agro, as bets e o “coachismo” tornaram o país um "fazendão com cassino". Ele fala ainda sobre o nosso espírito do tempo, com o individualismo que exalta a meritocracia e os riscos, e repele o coletivo. (Ana Elisa Faria)
Uma das maiores ativistas e filósofas contemporâneas, Carneiro compartilha parte desse conhecimento no curso “Dispositivo de Racialidade”, do Sesc Digital. Serão seis aulas explorando como o racismo se estrutura e se perpetua na sociedade brasileira, abordando temas como epistemicídio, ativismo negro e educação a partir da tese de doutorado da autora. A inscrição gratuita pode ser feita pela plataforma do Sesc. (Leonardo Neiva)