5
Bloco de notasBloco de notas
Ikigai, um diagrama japonês para encontrar seu propósito, um site que congrega trabalhos voluntário pelo Brasil, histórias inspiradoras de gente que vive para um propósito. Veja essa e outras dicas da equipe Gama
- @gamarevista
- comportamento
- sociedade
Bloco de notas
Ikigai, um diagrama japonês para encontrar seu propósito, um site que congrega trabalhos voluntário pelo Brasil, histórias inspiradoras de gente que vive para um propósito. Veja essa e outras dicas da equipe Gama
-
“A todo e qualquer momento a pessoa precisa decidir, para o bem ou para o mal, qual será o monumento de sua existência”
Das elucubrações do livro “Em busca de sentido” (Vozes), escrito pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905-1997) a partir de suas experiências em campos de concentração.
-
Ediouro Publicações
O livro “O Deserto dos Tártaros” (Ediouro, 2017), do italiano Dino Buzzati, traz reflexões sobre o SENTIDO DA VIDA ao contar a história do jovem tenente Giovanni Drogo, que assume um posto em um forte à margem de um inóspito deserto. A princípio, ele não pretende passar muito tempo, mas, aos poucos, é entorpecido pela rotina do lugar, que vive na expectativa de uma invasão estrangeira que nunca acontece, na ilusão de uma possível guerra que poderia dar a ele a oportunidade de mostrar o seu valor. Assim, nesse impossível sonho de glória, o tempo vai passando e, a juventude, se esvaindo.
-
Coletar histórias de PESSOAS INSPIRADORAS ajuda a nos conectar com nosso propósito. Vale conhecer, por exemplo, o médico Dixon Chibanda, do Zimbábue. Preocupado com os altos índice de depressão e suicídio e com a falta de assistência à saúde mental da população – ele é um dos 12 psiquiatras nesse país com mais 14 milhões de habitantes – ele passou a treinar mulheres idosas para serem terapeutas. O primeiro grupo de “vovós” começou em 2006 e hoje há centenas delas atendendo em 70 comunidades. Os resultados foram incríveis.
-
Bruna Rossifini
Na seção Curriculum Vitae, da Gama, entrevistamos uma série de PROFISSIONAIS COM PROPÓSITO no que fazem. Entre eles, Ana Bavon, dona de uma consultoria de diversidade para empresas, Felipe Villela, que pretende regenerar mais de 1 milhão de hectares de terras agrícolas no mundo com agroflorestas, João Diamante, que lidera um projeto social gastronômico que dá autonomia a moradores de comunidades do Rio, e Anderson Brito, cientista especialista em vírus que está trabalhando como nunca na pandemia.
-
“Eu nunca quis estar do lado dos que pisam. Sempre estou do lado dos que são pisados. Nunca quis estar do lado dos que batem, sempre estou do lado dos que apanham. E não quero mudar de lado”
Júlio Lancelotti, um dos religiosos mais políticos do Brasil, em entrevista a Gama, sobre o propósito de seu trabalho com populações vulneráveis.
-
Sobre PROPÓSITO NA POLÍTICA, o “Documentário Sementes – Mulheres Pretas No Poder” (2020) – disponível no Globoplay e Vivo Play – mostra o movimento que se deu em resposta à execução de Marielle Franco (1979-2018), com o maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, trazendo esperança frente à escalada da extrema direita.
-
Você sabe o que é o Sistema B? Trata-se de uma respeitada chancela dada a empresas que realmente têm compromisso com PROPÓSITOS SUSTENTÁVEIS, idealizada pela organização americana sem fins lucrativos B Lab. Ela mede tanto impactos ambientais quanto sociais em um processo complexo que demora até dois anos. No Brasil, são 203 empresas com o selo – a Natura é considerada a maior companhia de capital aberto já certificada pelo sistema no mundo.
-
Andreswd/Getty Images
Com o objetivo de mobilizar pessoas e gerar TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS na sociedade, o Atados faz a intermediação entre projetos e ONGs com voluntários. Para quem já quis fazer esse tipo de trabalho e não soube onde procurar, pode se cadastrar na plataforma e ter acesso a uma gama de opções, que podem ser filtradas por causa, localização e habilidade requerida – há oportunidades em diversas cidades pelo Brasil.
-
Netflix
Sobre pessoas que DOAM PARTE DA VIDA a um propósito, “Os Capacetes Brancos” (2016), da Netflix, traz a história de um coletivo de socorristas voluntários que operam em meio a bombardeios para realizar resgates nas zonas controladas pelos rebeldes sírios. Ganhou o Oscar de melhor documentário em curta-metragem em 2017.
-
Você sabe QUAL É O SEU SEU IKIGAI? O conceito japonês para uma vida longa, feliz e saudável é explicado em livros como “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz” (Astral Cultural, 2018), do neurocientista Ken Mogi. O autor explica que, no Ocidente, a ideia ficou conhecida por um diagrama usado para descobrir o trabalho ideal que mostra o ikigai como uma intersecção entre o que você ama fazer, o que você é bom fazendo, o que o mundo precisa e o que pode te trazer dinheiro. Segundo ele, ikigai pode ser tudo o que dá sentido e sabor à vida.
-
CAPA Qual é o seu propósito?
-
1Semana Lúcia Helena Galvão: 'Não há valores sem propósito'
-
2Reportagem Propósito no trabalho: faz sentido?
-
3Podcast da semana Flavia Feitosa, psicóloga: 'Não dar designação para a vida é desperdiçar nossa humanidade'
-
4Reportagem Só é negócio se tiver propósito?
-
5Bloco de notas Os achados por trás de tudo isso