Bloco de notas da Semana "Como lidar com a solidão?" — Gama Revista
Como lidar com a solidão?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Dicas para viajar sozinho, dois filmes do Oscar que retratam amizades e relações interrompidas, a história do usuário que se apaixonou por um chatbot. Esta é seleção da equipe Gama sobre solidão

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Dicas para viajar sozinho, dois filmes do Oscar que retratam amizades e relações interrompidas, a história do usuário que se apaixonou por um chatbot. Esta é seleção da equipe Gama sobre solidão

Manuela Stelzer 05 de Março de 2023
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Wikimedia Commons

    Edward Hopper, morto em 1967, foi um dos pintores realistas mais importantes do século 20. Coincidência ou não, o grande tema por trás de seu trabalho é a solidão. Entre suas pinturas mais famosas, vemos uma realidade moderna marcada por PAISAGENS URBANAS VAZIAS E FIGURAS ISOLADAS.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Não há cenário MAIS SOLITÁRIO DO QUE O FRIO ESCANDINAVO. Talvez por isso o norueguês Tarjei Vesaas tenha escolhido essa paisagem para ilustrar seu romance melancólico, “O Castelo de Gelo” (Todavia, 2023). O livro acompanha o vínculo entre duas meninas, que vivem as angústias e as paixões do fim da infância em meio ao frio cortante do inverno. Um clássico, o título rendeu ao autor o Prêmio de Literatura do Conselho Nórdico, que destacou “o estilo sensível que transforma realidades interiores em uma visão sublime da solidão humana e da busca por companhia”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ullstein bild / Getty Images

    Os VIAJANTES SOLO já são muitos – por volta de 11% do mercado total de viagens. Mas para se tornar um, é bom ter algumas dicas na manga. Mulheres que viajam sem companhia (a não ser a própria) já contaram a Gama as liberdades e as barreiras da escolha. E este texto indica caminhos para VIAJAR SOZINHO E EVITAR A SOLIDÃO.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Segundo esta reportagem do jornal The New York Times, a solução para a solidão não está em nós mesmos, MAS NOS OUTROS. Isto é: o voluntariado pode ser uma potencial cura para quem se sente sozinho, podendo até trazer benefícios para a saúde física, como apontam estudos trazidos pela matéria. Gama já investigou o tema, na Semana “JÁ PENSOU EM DOAR?”.

  • “Amargura em minha boca/ Sorri seus dentes de chumbo/ Solidão palavra cavada no coração/ Resignado e mudo/ No compasso da desilusão”

    Se a solidão fosse uma música, seria de autoria de Paulinho da Viola. O álbum “Dança da Solidão”, de 1972, e a faixa homônima são sambas mais reflexivos e melancólicos.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/ Replika

    A tecnologia apazigua ou intensifica a solidão? Há quem acredite que um dos caminhos para combatê-la é LARGAR AS TELAS. Enquanto outros ENCONTRARAM UMA BOA COMPANHIA EM UM CHATBOT, talvez até amor. Neste texto da Insider, um usuário do app Replika, que cria uma espécie de clone de quem o utiliza, conta que buscou a tecnologia para SENTIR-SE MENOS SÓ.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/ The New York Times, Ken Orvidas

    O isolamento de idosos, mesmo antes da pandemia, é um problema que a sociedade parece tapar os olhos para não ver, como sugere esta pesquisa. Estar e sentir-se só quando a idade avança pode trazer riscos sérios à saúde. Amigos são um ANTÍDOTO CONTRA A DEPRESSÃO no caso dos mais velhos. Um bom caminho para ajudá-los a se conectarem (e ainda compartilharem todo o repertório que levam consigo) é promover o CONVÍVIO ENTRE IDOSOS E CRIANÇAS, que traz benefícios para ambos os grupos.

  • Entre os indicados ao Oscar, há dois filmes que merecem menção: “Closer” (2022), que concorre como melhor filme estrangeiro e relata a AMIZADE ESTRANHAMENTE INTERROMPIDA entre dois garotos que antes eram inseparáveis; e “Os Banshees de Inisherin” (2022), cotado para diferentes prêmios além do mais esperado da noite, o de melhor filme, se passa durante a Guerra Civil Irlandesa e retrata a QUEBRA DE RELAÇÕES que o conflito ocasiona.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/ Lehmann Maupin

    A artista Billie Zangewa, nascida em Malawi, frequentemente se coloca como protagonista de suas obras. Ao se representar ali, retrata também questões que ela mesma enfrenta, relacionadas à feminilidade preta, dúvidas e angústias do dia a dia, além da maternidade. Seu trabalho, segundo ela, expressa certa resistência à opressão e ao preconceito por meio do amor próprio. A SOLIDÃO DA MULHER PRETA não é simplesmente estar só ou acompanhada – assume diversas formas, como explica a palestrante e consultora Reeh Ribeiro.

  • Também é possível ESTAR SÓ DENTRO DE UM RELACIONAMENTO. Amar e ser parceiro quando a vida está nas perfeitas condições de temperatura e pressão é fácil – mas o que acontece quando as dificuldades surgem é: os homens saem correndo. Tanto que mais de 70% das mulheres com câncer de mama são ABANDONADAS PELOS MARIDOS. E quando são presas, como conta Drauzio Varella no título “Prisioneiras” (Cia das Letras, 2017), as detentas dificilmente recebem visitas dos companheiros. Essa é a pauta do novo episódio do Bom Dia, Obvious, com participação da artista e terapeuta Carolinie Figueiredo.