COLUNA

Círculo de Poemas

Já era?

O coordenador do Círculo de Poemas, Tarso de Melo, analisa “Brasil, uma trégua”, poema de Regina Azevedo

10 de Setembro de 2025

“tudo isso/ que aí está/ ainda será/ motivo de cadeia” — esses versos da poeta potiguar Regina Azevedo, na plaquete “Brasil, uma trégua” (Círculo de Poemas, 2023), são uma mescla de constatação e desejo, que representa muito do sentimento da época em que foram escritos, logo depois do segundo turno da eleição presidencial de 2022. Ninguém esqueceu, mas vou lembrar: naquela eleição estava sendo julgada, entre outras questões (como a continuidade da democracia), a gestão catastrófica da pandemia feita pelo mandatário de então. Não era, portanto, uma eleição qualquer. No Brasil, aliás, nunca é. E a poeta sabe disso. Autora de “Pirueta” (Selo doburro, 2017) e “Carcaça” (Munganga Edições, 2021), entre outros livros, sua biografia começa assim: nascida em Natal, em 2000. Esses dois dados são muito significativos: o primeiro, porque Regina olha para o país a partir desse observatório particular que é a região do país decisiva para dar fim àquele descalabro; o segundo, porque estamos ouvindo a voz de alguém cuja vida coincide com o que vivemos do século 21 até aqui. Ouçamos:

*

brasil
eu te peço uma trégua

depois desta caminhada
rumo à merda

eu acho que não dá pra perder de vista
que não cabe mais debaixo do tapete
que não dá pra deixar de falar

talvez tenhamos escorregado
em todos os passados
em todos os golpes
que passaram batido

tudo
que se esquece tudo
que não se diz

veneno a conta-gotas

na goela do país

já deu, já foi, já era

*

Em 2023, as plaquetes do Círculo de Poemas tinham uma provocação comum: os poetas deviam escolher algum mapa (de cidades, países etc.) e escrever a partir dele. Regina escolheu o infográfico do segundo turno das eleições presidenciais. Estamos acostumados a ouvir falar em polarização, mas nas últimas eleições o país tem mostrado de modo contundente o quanto está rachado — nada mais ilustrativo desse “racha” que um mapa do Brasil em que as regiões Norte e Nordeste aparecem pintadas de vermelho, enquanto o restante do país padece de um amarelão.

Outro poeta já falou de um “tempo de partido,/ tempo de homens partidos”. Esse é exatamente o abismo que o poema de Regina Azevedo explora, escavando em si própria esse sentimento de quebra, de ruptura, com as marcas da pandemia recente e a sombra de um pós-pandemia que é tudo, menos alívio. “Pós” o quê? “Pré” o quê? Essas questões dilaceram, porque as perspectivas ou são terríveis ou se esfumaçam.

“Brasil, uma trégua” é um único poema, que se espalha em fragmentos pelas folhas soltas da plaquete, reagindo às angústias causadas pelo noticiário. Em seu arco, vamos do sonho-pesadelo (“nossos planos/ sem futuro// para qual país seguir?”) a um misto de esperança e desespero (“já tive vontade/ de abrir os pulsos […] mas hoje eu tenho vontade/ de botar um menino no mundo”), atravessados por uma pergunta fundamental: “que tal/ um país novo?/ recomeçar?”, que estamos longe de responder.

*

Por fim, uma dica valiosa que tem tudo a ver com essas perguntas e, quem sabe?, com os caminhos a seguir: Regina está tocando um projeto bonito chamado “Lampejo”, em que ela apresenta escritoras do Rio Grande do Norte. Para saber mais, visite o Instagram e o Substack do projeto.

Produto

  • Brasil, uma trégua
  • Regina Azevedo
  • Círculo de Poemas
  • 2023

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.

Círculo de Poemas é a coleção de poesia e clube de assinatura da editora Fósforo, que lança duas publicações por mês de poetas das mais diferentes gerações, línguas e tendências. Todo mês, um poema da coleção é comentado pelo coordenador do Círculo, Tarso de Melo.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da Gama.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação