No momento em que o clássico de James Joyce faz cem anos, vem à luz uma série de cartas de sua editora e amiga Sylvia Beach, dona da famosa livraria parisiense Shakespeare and Company. No livro que reúne os documentos, não publicado no Brasil, há puxões de orelha da editora pelos gastos excessivos do escritor e revelações sobre a complicada história editorial da obra e a relação com amigos, como o poeta Ezra Pound. (Leonardo Neiva)
Conhecida por outros livros-reportagem de peso, a jornalista publica agora, três anos depois do rompimento da barragem explorada pela mineradora Vale, uma reconstituição sensível e profunda das primeiras 96 horas da tragédia que matou 270 pessoas. Daniela entrevistou sobreviventes, familiares das vítimas, bombeiros, médicos-legistas, policiais e moradores das áreas atingidas e acompanhou o impacto das indenizações e contrapartidas institucionais para a reparação dos danos materiais. (Betina Neves)
Contado e recontado quase exaustivamente no cinema por diretores como Akira Kurosawa e Orson Welles, a história clássica de Shakespeare dá as caras novamente, desta vez no streaming Apple TV+. Quem dirige a nova adaptação, elogiadíssima pela crítica, é Joel Coen, em um raro trabalho longe do irmão Ethan. Denzel Washington e Frances McDormand encabeçam o elenco como os maquiavélicos Macbeth e Lady Macbeth. (Leonardo Neiva)
Usar o nome da sua principal série no título já é, de certa forma, uma injustiça com Matthew Weiner que, em entrevista à Folha, falou sobre a dificuldade de vender projetos depois de “Mad Men”. Para quem procura traços da história dos Draper em “Acima de Tudo, Heather” (Ed. Planeta), talvez veja semelhanças na trajetória de uma adolescente modelo – a Heather do título –, que vive num círculo privilegiado de uma rica Nova York, e nos interesses obscuros que uma personagem feminina forte pode atrair. (Amauri Arrais)
Desmistificar a ideia que se tem (e que ainda se vende) da maternidade é um dos efeitos do livro da escritora napolitana agora adaptado para o cinema. Na trama dirigida por Maggie Gyllenhaal, uma professora (Olivia Colman) tem suas férias interrompidas por uma família barulhenta. Dois integrantes a fazem rever a sua própria maternidade: Elena (Dakota Johnson) e sua filha pequena. A colunista do NYT, Jeannette Catsoulis, escreveu que o filme é "uma exploração sombria e perturbadora de algo profundo e radical: a noção de que a maternidade pode roubar identidades de maneira irreparável". (Luara Calvi Anic)
A história do rico pensador que, ao morrer, deixa toda sua fortuna para o amigo Rubião – desde que tome conta do seu cachorro – já ganhou diversas versões. Agora, ganha uma edição de luxo pela editora Antofágica, com capa dura, texto de apresentação de Emicida, ilustrações de Samuel de Saboia e posfácio do vencedor do Jabuti Jeferson Tenório. Uma oportunidade para ler ou reler um dos melhores romances de Machado de Assis, que soube como ninguém expor personagens em uma sociedade de interesses em transição. (Amauri Arrais)
Após duas décadas do lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o elenco da lendária história do aprendiz de bruxo se reuniu para o especial de aniversário lançado pelo HBO Max. Com quase duas horas, a produção reúne alguns dos nomes que vimos crescer entre os filmes, mas exclui a participação da autora dos livros, J.K. Rowling, após a polêmica recente de declarações transfóbicas. Antigos colegas de cena se reúnem para ver imagens de arquivo, homenagear membros que já não estão mais vivos e revisitam momentos importantes de suas carreiras. (Andressa Algave)