O escritor moçambicano volta a tratar da leitura e escrita como temas centrais de seu novo romance, "A Cegueira do Rio" (Companhia das Letras, 2024). Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, em meio a um conflito por território entre Alemanha e Portugal dentro do país africano, são as palavras que se tornam tábuas de salvação para a população local. Uma história de subversão do domínio colonial através da língua. (Leonardo Neiva)
Você pode até não conhecer o nome de Aimée de Heeren, mas ela foi uma das mais celebradas damas brasileiras do século 20. No livro “A Bem-Amada” (Todavia, 2024), o jornalista Delmo Moreira reconta, a partir de uma extensa pesquisa, a história da mulher que foi amiga de reis, princesas e viscondes, influenciou a arte e a moda no país, estampou colunas sociais e viveu um relacionamento extraconjugal com Getúlio Vargas. (Leonardo Neiva)
Até domingo (10), a tradicional feira do livro na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, irá receber 226 editoras e reunir mais de 150 mil títulos. O evento oferece descontos a partir de 50% e, nesta edição, implantou um sistema de busca no site da Festa, que facilita a procura por obras específicas no catálogo das editoras. Há também a presença inédita de 18 publicadoras argentinas. (Sarah Kelly)
Em 2020, o poeta e escritor Antonio Cicero — que morreu semana passada — participou do podcast Peixe Voador, da jornalista Patricia Palumbo. Além de ler versos de nomes como Fernando Pessoa e Manuel Bandeira, ele falou sobre como a poesia e a arte, em geral, foram ferramentas poderosas para atravessar os tempos pandêmicos minimamente bem. Uma ótima oportunidade para conhecer mais de um dos grandes letristas da MPB. (Ana Elisa Faria)
Quem acompanhou a Festa Literária de Paraty pelas redes tem a sensação de que perdeu uma grande edição. Mas esse FoMO tem solução: os encontros da tenda principal estão disponíveis no canal da festa no Youtube. E o escritor francês Édouard Louis, uma das estrelas do evento, é o convidado do Roda Vida, da TV Cultura, de segunda-feira (21). (Luara Calvi Anic)