cinema

Imagem de destaque do post
Assistir

O desesperador "A Voz de Hind Rajab", indicado ao Oscar, nos cinemas

Mais uma obra que disputa o prêmio de filme internacional com "O Agente Secreto" em Hollywood entra em cartaz. O longa tunisiano de Kaouther Ben Hania mostra a triste história de Hind Rajab, garotinha palestina que estava no carro com a família quando o automóvel é atingido por tiros e quase todos morrem imediatamente. Ela consegue contato com voluntários do Crescente Vermelho e passa horas ao telefone com eles, à espera de ajuda — que não chega a tempo. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

O drama argentino “Belén: Uma História de Injustiça”, no Prime Video

Escolhido para representar o país na corrida pelo Oscar, o longa narra a história real da jovem que, em 2014, foi acusada de homícidio após um aborto espontâneo em Tucumán. Símbolo da luta pelo avanço do aborto legal na Argentina, Belén é encarnada pela atriz Camila Plaate. O filme se baseia no livro “Somos Belén”, de Ana Correa e acompanha a advogada Soledad Deza, vivida por Dolores Fonzi, que também assina a direção e o roteiro. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Assistir

Timothée Chalamet como lenda do tênis de mesa em "Marty Supreme"

No filme de Josh Safdie que chega agora aos cinemas, o astro — principal candidato ao Oscar de melhor ator — dá vida a um malandro ambicioso que vive de golpes e trapaças. Na Nova York dos anos 1950, ele faz de tudo para chegar aonde deseja: tornar-se um mesa-tenista campeão e popularizar o esporte nos EUA. Vagamente inspirado na trajetória do jogador de pingue-pongue Marty Reisman, o longa concorre em nove categorias da premiação hollywoodiana. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Paul Mescal como Shakespeare no triste "Hamnet: A Vida Antes de Hamlet"

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme dramático e forte concorrente ao Oscar, o longa de Chloé Zhao — oscarizada por "Nomadland" (2020) — acompanha a história de amor entre Shakespeare e a esposa, Agnes (Jessie Buckley). É ela quem narra a trama, que mostra o dia a dia do casal, as alegrias, tristezas e o luto após a morte do filho, Hamnet, 11 — experiência que pode ter inspirado a peça mais famosa do autor, "Hamlet". (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

Rose Byrne cotada para o Oscar em "Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria"

Uma mãe prestes a entrar em colapso sem ninguém para ajudá-la protagoniza esta comédia dramática premiada em Berlim. Não faltam motivos: com a filha doente e o marido viajando, a personagem de Byrne vê parte do teto de seu apartamento desabar por causa de um vazamento e precisa se mudar para um hotel. A direção de Mary Bronstein usa closes sufocantes para detalhar a solidão da maternidade. Disponível nos cinemas. (Sarah Kelly)
Imagem de destaque do post
Assistir

"Nouvelle Vague", de Richard Linklater, nos cinemas

Um crítico decide filmar um longa e entra para a história de um dos movimentos mais revolucionários do cinema, com rupturas narrativas e jump cuts — técnica de edição que faz a imagem "saltar" no tempo e no espaço. O criador é Jean-Luc Godard, e a criatura, "Acossado" (1960), com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo. É essa história, com o espírito libertário da época, que Linklater homenageia no filme "Nouvelle Vague". (Ana Elisa Faria)