Quando e onde você foi mais feliz na vida?
No Carnaval, na infância, na sala de parto, na casa da avó. Uma seleção de respostas dos nossos convidados da seção Questionário Proust sobre um lugar e um período de felicidade plena
-
©Renato Parada Gregório Duvivier
“Num palco. Num bloco. Numa sala de parto”
Comediante, ator, escritor, apresentador e roteirista, Gregório Duvivier é um dos fundadores do Porta dos Fundos, onde atua e escreve. É também colunista da Folha de S. Paulo e apresentador do programa “Greg News” na HBO. Duvivier lançou seu terceiro livro de poesia, “Sonetos de Amor e Sacanagem”, em 2021 pela Companhia das Letras.
Leia todas as suas respostas para o Questionário Proust aqui.
-
Gal Oppido -
Bel Pedrosa Francisco Bosco
“Na infância, em algum campo de futebol”
Escritor, filósofo, compositor e filho do cantor João Bosco, Francisco Bosco não costuma deixar pergunta sem resposta nem perder o bom humor no “Papo de Segunda”, no canal GNT. Autor de sete livros, ganhou destaque com o polêmico título “A vítima tem sempre razão?”, de 2017.
Leia todas as suas respostas para o Questionário Proust aqui.
-
Thiago Bruno Gil do Vigor
“Foi quando minha família estava para ser despejada, com muita necessidade, muita fome. Oramos, pedindo a Deus que minha mãe conseguisse um emprego e ela conseguiu. Aquele foi um dia muito feliz, porque íamos voltar para a rua. Foi uma vitória em família, quando conseguimos algo muito simples, mas que fez toda a diferença na nossa vida. Além disso, foi o dia em que pude dar uma casa para a minha mãe e para as minhas irmãs”
Nascido Gilberto José Nogueira Junior, o economista de 30 anos ficou famoso após o BBB 21 e montou uma carreira de sucesso na TV e na Internet: além dos 14 milhões de seguidores no Instagram e do doutorado na Califórnia, Gil conta a sua história no livro “Tem que Vigorar” (Globo Livros, 2021) e no documentário “Gil na Califórnia”, produzido pela Globoplay.
Leia todas as suas respostas para o Questionário Proust aqui.
-
Juh Guedes / WikiCommons Preta Rara
“Salvador, 30 de dezembro de 2019, quando conheci meu namorado. Cidade incrível e pessoa incrível”
A santista Joyce Fernandes é rapper, historiadora, escritora, ativista, modelo plus size e no ano passado estreou como apresentadora do programa Talk Five, do Globoplay. Compôs músicas como “Falsa Abolição” e criou o perfil no Instagram @euempregadadomestica, que gerou o ebook “Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada” (Letramento, 2020). Em fevereiro de 2021, foi perfilada pelo New York Times.
Leia todas as suas respostas para o Questionário Proust aqui.
-
Felipe Romao Dexter
“A primeira vez que eu entrei em um estúdio para gravar, inesquecível”
Um dos principais nomes do rap nacional, o cantor e compositor acaba de lançar um novo single, “Lá de Onde eu Venho”. É a primeira vez que o músico grava um samba, uma homenagem a sua mãe e à favela Calux, onde foi criado e vive até hoje.
Leia todas as suas respostas para o Questionário Proust aqui.