Gargantilha — Gama Revista

Gargantilha

Gargantilha ou choker surgiu no antigo Egito, marcou o pescoço da rainha da Inglaterra Ana Bolena e agora é um acessório característico da moda emo e grunge

Emilly Gondim 29 de Novembro de 2023
  • O QUE É

    Choker ou gargantilha é uma faixa colocada em volta da garganta — daí vem o nome. Diferentemente de um colar que é mais solto, a gargantilha fica junto à pele como se fosse uma coleira. Durante a Revolução Francesa, a choker carregava um significado político e social. Na época, mulheres francesas expatriadas na Inglaterra utilizavam a peça em vermelho amarrada no pescoço como forma de protesto. Nas últimas décadas, a peça passou por uma série de modificações e é ligada à moda grunge e emo, principalmente às e-girls (garotas emo). Até as principais grifes se renderam ao modelo e levaram gargantilhas para as passarelas, como a Dior, Jean Paul Gaultier e Givenchy. Em meados de 2010, modelo quase sempre estava presente nas fotos do Tumblr, no pescoço de garotas alternativas como a cantora Halsey. Nos últimos anos, a gargantilha apareceu no pescoço de nomes como Olivia Rodrigo, Kendall Jenner e Billie Eilish. Existem ainda diversos modelos no mercado, desde versões mais darks que lembram acessórios de prática BDSM, até tiras de veludo com pingentes fofos. Mas, o que está na garganta do povo atualmente é a “Tattoo Choker”, peça com fios pretos de plástico trançados que faz referência às tatuagens tribais.

  • QUEM FEZ

    A origem da choker remonta a antiga Mesopotâmia, segundo Jewelry Museum of Fine Arts (MFA), porém a primeira grande representação da peça está ligada à rainha da Inglaterra Ana Bolena, mãe de Elizabeth I. A matriarca utilizava uma peça de pérolas com um “B” de Bolena em ouro com mais três pérolas penduradas na letra. Infelizmente, não se sabe o destino do acessório após a morte da rainha. O significado político só veio na Revolução Francesa, como dito anteriormente. Já na era Vitoriana (século XIX), a gargantilha se populariza e se torna presente em diferentes classes sociais com significados difusos. No século XX, a choker começa a se parecer com a versão que temos hoje, a partir da customização com miçangas e tecidos leves, a cantora Britney Spears, por exemplo foi uma das celebridades marcantes que utilizava o acessório durantes os anos de 1990.

  • POR QUE É TÃO DESEJADO

    Os jovens que ambientaram o Tumblr em 2010 vêem a gargantilha como um acessório que expressa personalidade e autenticidade, assim como traz o sentimento de nostalgia. Para além disso, os adeptos ao estilo emo e grunge se reforçam na moda a partir de peças como esta, simples e de grande história. A gargantilha também tem o poder de realçar o pescoço e o rosto com a quebra no visual e alguns modelos podem ainda tornar o look mais sensual, principalmente se o destino é alguma balada noturna.

  • VALE?

    Se você tem vontade de integrar a moda emo e grunge no seu guarda-roupa, esta é uma peça fundamental. Além disso, o modelo “Tattoo Choker” pode ser encontrado por apenas R$ 2,00 nas lojas. A gargantilha também se torna útil, já que tem sido tendência festas com tema dos anos 2010 — assim como anos 2000 —, ou seja, dá até pra compor uma fantasia de Carnaval remetendo à essas décadas. Mas se você não gosta de peças te apertando, provavelmente vai te incomodar, então a gargantilha não é para você.

  • ONDE COMPRAR

    O acessório pode ser encontrado em qualquer loja de moda ou fantasia devido a popularidade, seja na 25 de Março, de São Paulo, na rua 44, em Goiânia, ou na loja perto da sua casa. Na internet há uma grande variedade de fornecedores, na Shopee um kit com 12 itens da “Tattoo Choker” pode ser adquirido por R$ 11,99.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação