Um doce que reúne unanimidades: tapioca, café, doce de leite e chocolate
Receita de Rodrigo Oliveira, do Mocotó, reúne ingredientes queridinhos para dar um up no café da manhã ou virar sobremesa
Já faz uns anos que a tapioca rompeu as fronteiras do Norte e do Nordeste do país para se tornar ingrediente querido e cotidiano por todos os brasileiros. Isso fez com que ela saísse do papel de “café da manhã” e virasse até item da alta gastronomia. Mas a ideia desta receita, segundo Rodrigo Oliveira, do Mocotó, é “juntar unanimidades” que podem ir bem no café da manhã ou na sobremesa. “Quem não gosta de tapioca, doce de leite, chocolate e café só pode ser ruim da cabeça ou doente do pé”, afirmou a Gama ao ceder essa receita.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Rodrigo Oliveira: “Sinto um desencantamento com a alta gastronomia, que não é sustentável”
Objeto de Análise: Tapioqueira Tapy
Para montar esta tapioca, pode ser usado um doce de leite comprado pronto, mas há opção de fazê-lo com laranja, baunilha e umburana. Oliveira dá ainda duas dicas: usar café frio na hidratação da massa e adicioná-lo aos poucos; e esquentar bem a frigideira antes de iniciar o processo. “Para testar, dá para colocar alguns grãozinhos na frigideira/tapioqueira. Quando eles pularem, está na temperatura certa. Daí é só colocar a massa”, recomenda.
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
Para a massa
500g de polvilho doce
300ml de café coado resfriado
1 pitada de sal
Para o recheio
500g de doce de leite (se quiser caprichar, abaixo damos a versão com laranja, baunilha e umburana)
150g de chocolate amargo em gotas ou pedaços pequenos
Para o doce de leite com laranja, baunilha e umburana
4 litros de leite
1 litro de creme de leite
1kg de açúcar
2 sementes de umburana
1 fava de baunilha
meia laranja (casca)
Preparo
Tapioca
Apesar do preparo muito simples, é preciso prestar atenção aos detalhes para um bom resultado com as tapiocas. Junte o sal ao polvilho, isso vai garantir uma distribuição mais homogênea da massa.
Hidrate a massa aos poucos, mexendo sempre e sentindo sua textura antes de colocar todo o café. É possível, de acordo com o polvilho, que se use um pouco mais ou a menos do líquido indicado.
Quando todo o polvilho estiver hidratado, passe por uma peneira fina e reserve. O cozimento é bastante rápido e em menos de 2 minutos, a massa já estará pronta. A tapioca ideal para nós é a maleável e úmida e com uma casquinha crocante, resultado de uma hidratação e cozimento perfeitos.
Recheie com o doce de leite e o chocolate picadinho e sirva imediatamente.
Doce de leite com laranja, baunilha e umburana
Junte o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela grande, com espaço suficiente para conter a sua subida durante o cozimento. Misture tudo muito bem e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar sem pressa, mexendo de vez em quando. O processo pode levar até 3 horas. O importante é não deixar o doce pegar no fundo da panela, o que pode acontecer quando estiver mais perto do ponto.
Dica: não se preocupe caso o doce talhe e pareça que está dando errado. Uma passada pelo mixer de mão vai deixá-lo acetinado e lisinho.
Nos momentos finais, logo depois de processar o doce, junte as cascas de laranja (em pedaços grandes, sem a parte branca), as sementes de umburana e a fava de baunilha já raspadas e retire do fogo.
Pronto: é só deixar a infusão por 10 minutos, retirar a umburana, as cascas e a fava de baunilha e ver que cada segundo investido valeu a pena! Para armazenar, guarde em potinhos pequenos e mantenha-os na geladeira.
VEJA TAMBÉM:
A larica perfeita com apenas três ingredientes: parfait de doce de leite
Rodrigo Oliveira
Como não cair de amores pela babka?