@_aryborges
Com três gols na partida do Brasil contra o Panamá, sua estreia em Copas, a maranhense Ary Borges vem chamando a atenção dentro e fora das redes
Mesmo quem não conhecia Ary Borges antes da atual Copa do Mundo Feminina agora já não só ouviu algumas vezes o nome da jogadora de 23 anos como deve ter visto e revisto os três belos gols que ela marcou na estreia da seleção brasileira contra o Panamá nesta segunda-feira (24).
Parece muita coisa? É porque é mesmo. A jogadora é a primeira na história do futebol brasileiro, contando mulheres e homens, a marcar três vezes em sua estreia no torneio mundial.
Borges superou inclusive o feito de Marta, maior goleadora da história da competição, que marcou um gol já em sua primeira partida na Copa do Mundo de 2003.
Pouco antes do torneio, a meio-campista publicou um artigo no The Players Tribune em que declara a admiração pela maior estrela do futebol feminino brasileiro, contando a emoção de encontrar Marta lá na primeira convocação para a seleção principal. “E de repente eu tava ali, tremendo de emoção ao ligar pra eles [meu pais] pra contar que a Pia Sundhage tinha me chamado e que eu ia tocar a bola pra Marta e a Marta ia tocar a bola pra mim.”
Para quem ainda não conhece a carreira da atleta maranhense, Borges hoje joga pelo Racing Louisville, clube do estado norte-americano do Kentucky. Em maio, ela chegou a disputar uma partida do lado oposto de Marta no campo — a atleta também atua nos EUA, mas pelo Orlando Pride.
No Brasil, ela começou a carreira jogando pelo Sport-PE e passou por grandes equipes como São Paulo e Palmeiras.
Pela equipe palmeirense, inclusive, ganhou alguns dos maiores títulos de sua trajetória, entre eles a Libertadores de 2022, com direito a gol na final, além da Copa Paulista e o vice-campeonato Brasileiro lá em 2021. Pela seleção Sub-20 do Brasil, foi campeã do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino e da Copa do Mundo Feminina da FIFA.
A primeira convocação para a seleção principal aconteceu em 2020. Em 2022, Borges esteve com o time na conquista da Copa América, disputada na Colômbia.
A jogadora comemorou demais junto com toda a família sua convocação para a atual Copa do Mundo, que acontece na Austrália e Nova Zelândia. O torneio também marca a sexta e última participação de Marta nas Copas.
A atuação estelar no primeiro jogo da Copa rendeu a Borges uma chuva de elogios nas redes sociais, incluindo de companheiras como a atacante da seleção Kerolin Nicoli e até da própria FIFA.
No seu perfil, Borges mostra seu dia a dia e a rotina de treinos e jogos, seja pelo Racing Louisville seja em torneios junto à seleção.
E a atleta já vem compartilhando com os seguidores, cujo número não para de crescer, a emoção de fazer logo de cara uma partida tão surpreendente. “É realmente um dos melhores dias da minha vida, estou muito feliz pelos três gols, e o principal, que é pela estreia…”