Como as redes sociais alteram a nossa percepção de tempo
Da revolução industrial à digital, o tempo sempre foi modulado pela tecnologia. Entenda como a internet está moldando nossa relação com o relógio
Do Facebook ao Instagram, do Twitter ao Tiktok, a presença dos aplicativos em nossas vidas é tamanha que vem alterando a maneira como nós entendemos e nos relacionamos com o tempo. Se antes as pessoas lidavam com o que estava ao alcance físico delas, hoje, com a possibilidade de uma rede que nos conecta instantaneamente a qualquer lugar ou informação do mundo, temos que lidar com diversos “agoras” — a conversa entre amigos no chat de celular, o e-mail do trabalho, o feed da rede social, e o que acontece no espaço físico em que a pessoa está. À medida que a nossa noção de tempo é fragmentada, a maneira com que percebemos e reagimos ao que ocorre ao nosso redor é alterada.
Para a socióloga britânica Rebecca Coleman, da Goldsmiths Universidade de Londres, as redes sociais e o mundo digital passaram a produzir “agoras” diferentes e não um único “agora” uniforme e coeso. Em suas pesquisas, ela se dedica a entender como esses diferentes presentes são moldados por meio de diversas plataformas e práticas. Rebecca indica que, com o advento do digital, passamos a lidar com ao menos três “agoras” diferentes — o agora em tempo real, o agora alongado e o agora eliminado.
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O mundo digital transformou o “agora” em um elemento com limites elásticos que se alongam e contraem
O agora em tempo real, exemplificado por notificações de mensagens e menções em redes sociais, é uma atividade digital que acontece de imediato e que costuma exigir uma resposta, independentemente do horário. Já o agora alongado, exemplificado por quando mexemos nas redes sociais e a atualizamos em busca de conteúdo, é uma ação constante, que nunca é finalizada. Por fim, o agora eliminado, exemplificado por quando buscamos o digital para matar tempo, é um movimento que busca eliminar o tempo o mais rápido possível, geralmente quando estamos esperando algo acontecer no mundo físico. De acordo com a própria Rebecca, as definições por vezes se entrelaçam, mas a socióloga entende que o mundo digital transformou o “agora” em um elemento com limites elásticos que se alongam e contraem, se expandem e condensam.
Em um período em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo, é natural que a forma com que a humanidade encara o tempo se altere. “A possibilidade de ter uma comunicação instantânea e constante aliada à disponibilidade de informações de maneira veloz afetam a nossa organização e percepção de tempo”, afirma Andre Cravo, professor da UFABC, psicólogo e pesquisador na área de neurofisiologia e cognição.
Assim como em outras revoluções tecnológicas ao longo da história, a revolução digital alterou a maneira com que nossa sociedade lida com o conceito de tempo. Enquanto todos tentam se readaptar e entender qual é a nova estrutura temporal a ser seguida, as redes sociais parecem já ter sentido que atenção e tempo não só andam juntos, como também são extremamente lucrativos.
Gama conversou com especialistas do comportamento humano e do mundo digital para entender qual o papel do tempo no século atual, como as redes sociais sabotam nossa percepção temporal e o que podemos fazer para nos tornarmos senhores do nosso próprio tempo.
Tudo, o tempo todo
Atenção e tempo estão intimamente relacionados, é o que afirma Andre Cravo. “Quanto mais atenção você presta no tempo, mais devagar o tempo passa. Quando alternamos de forma constante o foco de nossa atenção, o tempo acaba passando mais rápido e nós sequer percebemos.” Para o psicólogo, prestar atenção em mais de uma atividade ao mesmo tempo sempre será custoso do ponto de vista cognitivo. Enquanto usamos o celular, é comum que nossa atenção esteja fragmentada entre diversas atividades online que estamos realizando ao mesmo tempo. Também temos o costume de realizar atividades no mundo físico enquanto mexemos na internet, o que só divide ainda mais a nossa atenção. “Humanos acreditam que são bons em multitarefa, mas a verdade é que somos péssimos. Alternar entre tarefas é desgastante, esse malabarismo causa fadiga, redução do desempenho e o aumento do estresse”, diz Ofir Turel, professor de Sistemas de Informação e Ciência da Decisão na Universidade Estadual da Califórnia em Fullerton e pesquisador na área de tecnologia e vício.
Humanos acreditam que são bons em multitarefa, mas a verdade é que somos péssimos. Alternar entre tarefas é desgastante
Se a maneira com que lidamos com a multitarefa no mundo digital impacta a maneira com que percebemos o tempo, outro fator que altera a nossa percepção são as diferentes relações que estabelecemos com o fim de atividades físicas e digitais. Enquanto os acontecimentos físicos têm um tempo próprio — o dia tem começo, meio e fim –, o mundo digital foge disso. Reuniões, e-mails e mensagens chegam o tempo inteiro e as notificações no celular aparecem seja de manhã, de tarde ou de noite. “A sensação de completar uma tarefa é algo muito importante. Quando temos uma tarefa constante, que não acaba, a sensação é de que você nunca terminou o que precisava fazer”, diz Cravo. Ao terminar de cozinhar, você tem às mãos uma refeição. Ao terminar de limpar a casa, você tem um ambiente limpo. “O fim de uma tarefa te permite ter uma organização melhor do tempo, mas o digital não obedece essas estruturas”, afirma o psicólogo.
Ao ignorar o tempo natural em que certas atividades são realizadas, o ambiente digital é capaz de alterar a maneira com que encaramos e lidamos com o tempo disponível. Quem nunca, enquanto assistia a um filme, se distraiu mexendo no celular e acabou perdendo um diálogo importante ou uma revelação bombástica na trama. Ao tentarmos equilibrar “agoras” diferentes, nos confundimos e perdemos informações vitais para as atividades que estamos fazendo. Se a cognição humana já apresenta dificuldades para executar a multitarefa e sofre com ações que nunca são finalizadas, as redes sociais apostam em conteúdos sem fim e que demandam nossa constante atenção para nos seduzir.
“No mundo digital, vemos uma série de iniciativas que buscam evitar que as coisas sejam terminadas. Um dos objetivos dos aplicativos das redes sociais é fazer com que as pessoas percam a noção do tempo”, fala Cravo. O propósito é fazer com que o usuário gaste o maior tempo possível dentro do aplicativo, utilizando uma série de estratégias que alteram a percepção de tempo do usuário. “Você nunca sabe há quanto tempo está lá, mas as informações e as tarefas estão sempre chegando”, diz o psicólogo.
De acordo com o professor de Sistemas de Informação Ofir Turel, o uso dos aplicativos é reforçado por meio da repetição de uso e recompensas, as curtidas, que são recebidas em um parâmetro desconhecido pelo usuário (você nunca sabe quando ou quantas curtidas receberá). “Isso faz com que nosso cérebro aprenda a associar o uso dos aplicativos ao prazer da curtida por meio da liberação de dopamina no cérebro, o que nos faz querer passar mais e mais tempo lá.” Ao criar um loop infinito e contínuo de reforço, os aplicativos fazem com que o nosso cérebro mantenha-se em uma constante busca por mais dopamina. “Sempre que terminamos de ver um vídeo ou ler uma página, elementos novos e desconhecidos são carregados e apresentados na plataforma”, complementa Turel.
Quem nunca foi usar uma rede social por um tempinho e, quando se deu conta, estava usando por mais de uma hora?
“Quem nunca foi usar uma rede social por um tempinho e, quando se deu conta, estava usando por mais de uma hora?” questiona Cravo. Conforme nos afastamos da organização mais natural do tempo, a percepção e a organização dele torna-se cada vez mais difícil. “Quando estamos fazendo algo que gostamos, perdemos a noção do tempo. Acabamos subestimando a quantidade de tempo que passamos no aplicativo, que parece ser mais curto do que realmente é, e superestimamos o tempo entre o uso dos aplicativos, que parece ser mais longo do que é”, afirma o psicólogo.
Estratégias para sequestrar sua atenção
As ferramentas utilizadas pelas redes sociais para manter o usuário no aplicativo são das mais variadas — feed infinito, tempo limitado em que postagens ficam disponíveis, timelines não cronológicas. Nada disso é por acaso, alerta Cravo. Na timeline cronológica, você consegue saber até onde consumiu o conteúdo e em que ponto pode encerrar sua visita no aplicativo. Ao quebrar essa ordem cronológica, perde-se a noção de quanto falta para ele ser finalizado. Quando estamos vendo um streaming, é só acabar um episódio que outro começa imediatamente. Da mesma forma, quando uma série ou um filme acabam, outros começam.
A ideia, segundo o psicólogo, é criar a sensação de que aquela tarefa nunca se completa. Já em conteúdos que têm uma data de expiração, como os Stories do Instagram ou o Snapchat, há uma cobrança para que o usuário consuma aquele conteúdo o quanto antes. Aqui, o artifício é o de obrigar o usuário a prestar atenção no tempo, fazendo com que se visite o aplicativo ao menos uma vez por dia. “Raramente é uma informação completamente imperdível, mas as redes já criam essa sensação de que estamos perdendo algo. Quando isso é potencializado com algo que pode ser perdido, é natural que isso nos afete.” De acordo com Cravo, qualquer tipo de manipulação que afete a relação temporal de alguém vai afetar também a percepção e a organização temporal.
Tão antigo quanto o tempo
Há alguns séculos atrás, cada cidade europeia obedecia um horário próprio. Com o surgimento do trem, entretanto, as cidades do continente tiveram que rearranjar os seus horários para acomodar a passagem das locomotivas. Com a revolução industrial, algo similar ocorreu. Os relógios das fábricas começaram a ditar o horário em que as pessoas começavam a trabalhar e, consequentemente, os horários em que elas acordavam, saiam de casa, chegavam em casa e dormiam. “A organização do tempo sempre foi modulada pela tecnologia, o digital não é exceção”, afirma Cravo.
Estar 24 horas disponível no trabalho, sem nunca se desligar, pode ser verdade para diversas profissões, mas a realidade é que tudo isso é muito recente. “Nem sempre nos damos conta disso, mas há algumas décadas atrás, pouquíssimas profissões exigiam o pager, tecnologia que permitia o acesso remoto a alguém o tempo todo. Ter internet em casa então, era algo muito raro. Nesse contexto, a divisão entre trabalho, descanso e lazer era bem mais fácil.” Nos dias de hoje, quase todo profissional leva um pouco de trabalho para casa, o que é custoso do ponto de vista cognitivo. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, nove em cada dez brasileiros usam o celular para trabalhar fora do expediente.
“Você tem que chegar em casa, cuidar do filho, cuidar da casa e estar sempre ligado no trabalho. É uma obrigação que nunca acaba, a todo o tempo dividindo sua atenção. Isso é custoso para a saúde mental.” Uma pesquisa realizada pelo CMI (Chartered Management Institute) em 2016 aponta que um cidadão britânico trabalha 29 dias a mais no ano por conta do seu smartphone. Com a pandemia e o home office, a situação que já era complicada se tornou extrema. Se no começo trabalhar de casa foi um paraíso para muitos, rapidamente a dificuldade de separar o que é casa e trabalho fez com que a organização do tempo fosse confundida ainda mais.
Regulamentação pode parecer muito negativo, como se fosse a tirar liberdade. Mas ela pode ensinar o uso com responsabilidade
Assim como no trabalho nas fábricas e em outras inovações tecnológicas, Cravo enxerga que o futuro do digital será um futuro de regulamentações. Em alguns anos, o pesquisador acredita que veremos restrições mais rígidas em relação ao uso de celulares e redes sociais. “O termo regulamentação pode parecer muito negativo, como se regulamentar fosse igual a tirar liberdade. Mas, a regulamentação pode ensinar o uso com responsabilidade.” O pesquisador, entretanto, alerta: essa não será a realidade de todos. Se o detox digital é cada vez mais comum, diferentes relações trabalhistas terão diferentes possibilidades de descanso digital. Para muitos, o trabalho exigirá que eles estejam disponíveis vinte e quatro horas por dia e grupos marginalizados tendem a sofrer mais com essa realidade.
Se o futuro promete o desenvolvimento de ferramentas para que nosso tempo seja usado de maneira mais saudável no âmbito digital, Cravo alerta que as redes sociais continuarão a batalhar para que os usuários fiquem o maior tempo possível em seus aplicativos. “É importante entender que não somos espectadores passivos da percepção do tempo. Nós temos uma agência nisso e é importante tomar controle de onde e quando você gasta o seu tempo.”
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