Bloco de notas da Semana "Você tem autonomia?" — Gama Revista
Você tem autonomia?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O filho que deu mil dólares para uma desconhecida, uma mulher com deficiência fala sobre dependência e outra que saiu andando pela costa americana. Confira as dicas da Gama

5

Bloco de notas

Bloco de notas

O filho que deu mil dólares para uma desconhecida, uma mulher com deficiência fala sobre dependência e outra que saiu andando pela costa americana. Confira as dicas da Gama

Manuela Stelzer 06 de Novembro de 2022
  • Quadrinhos, camisetas, chaveiros e outros “trecos” fazem parte do catálogo da editora Escória Comix, que divulga QUADRINHOS INDEPENDENTES. Criada pelo quadrinista e editor Lobo Ramirez em 2016, a loja reúne produções do submundo das ilustrações e gibis brasileiros.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Flood Wall Street – Civil Disobedience at Wall Street
    Divulgação

    Já imaginou depender constantemente de outros? Para a pintora e escritora americana Sunaura “Sunny” Taylor, A DEPENDÊNCIA PODE NÃO SER TÃO RUIM ASSIM. No texto “The Right Not to Work: Power and Disability”, Sunny fala sobre conviver com a deficiência e faz uma reflexão sobre o conceito da INTERDEPENDÊNCIA,  necessária em uma sociedade acessível para todos e tema da newsletter da jornalista Nathalia Levy.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    uliana Misumi @julianamisumi

    Nem só homens LUTARAM PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Muitas foram as personalidades femininas decisivas para a declaração de 1822. Recuperar essas histórias foi o que motivou o lançamento do livro “Independência do Brasil – As mulheres que estavam lá” (Bazar do Tempo, 2022). Gama conversou com uma das autoras sobre a importância do reconhecimento dessas mulheres nas lutas pela Independência.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Elle Brasil

    Nesta coluna para a Elle, a jornalista e psicanalista Vivian Whiteman escreve sobre A QUEDA DA DEPENDÊNCIA e o afastamento do que torna a humanidade sociável: a troca de vulnerabilidades. De símbolo de opressão a característica básica da cosmovisão indígena, o texto reflete sobre o tema e propõe: “A dependência não é sinônimo absoluto de domínio, opressão e abuso, embora possa assumir essa forma”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução NYTimes/ Tomi Um

    “Dou suporte financeiro ao meu filho adulto. E ele deu U$ 1000 a uma moradora de rua” é o título desta coluna ao The New York Times Magazine, em que o filósofo e escritor inglês Kwame Anthony Appiah analisa a confissão anônima de uma mãe que viu o filho dar quase metade de suas economias a uma desconhecida. O texto analisa como esse dilema moral afeta as finanças da família e os PLANOS E TENTATIVAS DE INDEPENDÊNCIA dos filhos.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Depois da morte da mãe, casamento que desmoronou e distanciamento da família, Cheryl Strayed decidiu que iria CAMINHAR TOTALMENTE SOZINHA cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos. A experiência libertadora e autônoma, como sugere o título do livro escrito por ela, lançado em 2013 pela Companhia das Letras, foi também tema de investigação na Gama, quando refletimos sobre o SIGNIFICADO DE LIBERDADE.

  • BARULHO, SHOWS IMPROVISADOS E UMA KOMBI. É assim que a banda Test, fundada em 2010 pelo duo de guitarra e bateria João Kombi e Barata, conquistou sua base de fãs. A história rendeu um documentário: “Um Disco Normal” (2022), dirigido por Kombi e Tomás Moreira. A produção acompanha a rotina da banda de grindcore na gravação de um novo disco – tudo com um visual tão frenético quanto as músicas.

  • Autor do livro “Why Do I Need a Teacher When I’ve Got Google?” (“Por que preciso de um professor quando tenho o Google?”, em tradução livre. Taylor & Francis, 2010), o escritor e empresário Ian Gilbert sugere que as escolas sejam UM LUGAR DE MAIOR AUTONOMIA para os alunos. Com a iniciativa Independent Thinking, “pensamento independente” em português, ele convida professores e representantes escolares a adaptarem a educação para um mundo onde a informação está a uma pesquisa online de distância.

  • Croácia, Grécia, Brasil, Argentina, Sri Lanka, Cabo Verde e Panamá são alguns dos países que têm VISTO PARA NÔMADES DIGITAIS. Está ficando cada vez mais fácil trabalhar de qualquer lugar do mundo e de maneira INDEPENDENTE, como é o caso destes países que propõem um meio do caminho entre o visto permanente e o para turista. Ainda que esteja longe de ser uma realidade inclusiva, o número de nômades digitais só cresce.

  • “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017) é um filme sobre uma adolescente em processo de amadurecimento: em sua cidade natal pacata, ela quer crescer, sair de casa e ter um mundo pra chamar de seu. O longa acompanha suas tentativas (e muitos erros) e traça uma narrativa honesta sobre a CONQUISTA DA INDEPENDÊNCIA.