Bloco de notas da Semana "Você sabe dividir?" — Gama Revista
Você sabe dividir?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme sobre a uberização da vida, uma série de fotos sobre compartilhar comida, um artigo sobre lares para idosos, uma conversa com o jornalista que divide histórias de amor

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme sobre a uberização da vida, uma série de fotos sobre compartilhar comida, um artigo sobre lares para idosos, uma conversa com o jornalista que divide histórias de amor

28 de Agosto de 2022
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução National Graphics/ A. W. Cutler, National Geographics Creative
    A publicação THE JOY OF FOOD, da National Geographic Magazine, reúne uma série de fotografias que mostram o simbolismo por trás do hábito de compartilhar comida na sociedade, desde que o mundo é mundo: de crianças dividindo o primeiro bolo de aniversário com os amigos até os pratos ofertados em túmulos para quem já foi.
  • “A relação dos corpos é de partilha, de estar mais próximo”

    Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação
    A frase é da antropóloga Aparecida Vilaça, autora de “MORTE NA FLORESTA” (Todavia, 2020), em que fala sobre a extinção cultural com a morte dos guardiões indígenas pela covid-19. Em ENTREVISTA a Gama, ela cita o hábito da partilha de utensílios, dos espaços e da vida pelos povos originários, sobretudo quando alguém precisa de cuidado com a saúde.
  • “Viver é partir, voltar e repartir”

    A frase é de Emicida, na canção “É TUDO PRA ONTEM” (2020), que integra o álbum de mesmo nome. Em ENTREVISTA para Ecoa, ele fala sobre ser inspiração para gerações futuras e para transformar o país, e que a vida só faz sentido quando conseguimos “voltar” e compartilhar o que recebemos.
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução ArchDaily
    Um artigo do site ArchDaily, “COMO RETORNAR À VIDA EM COMUNIDADE NO MUNDO PÓS-PANDEMIA?”, aborda como a pandemia impactou a ocupação dos espaços públicos – com a preferência por áreas naturais e parques, por exemplo – e sobre as mudanças que se fazem necessárias, sobretudo nas grandes cidades.
  • Em “VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI” (2019), de Ken Loach e Paul Laverty – a dupla de “EU, DANIEL BLAKE” (2016) –, uma família fadada ao trabalho informal escancara a uberização da vida pós crise de 2008. “Você não trabalha para nós, você trabalha conosco”, diz o empregador ao pai protagonista, denunciando o falso discurso empreendedor por trás do trabalho precarizado. Disponível na GLOBOPLAY.
  • Para quem gosta de compartilhar os sonhos, é possível participar do SONHAR GRUPAL, do Instituto de Psicologia da Usp, que acontece às quartas, online. A psicóloga Solange Aparecida Emílio integra o grupo e falou ao PODCAST DA SEMANA sobre como dividir os sonhos pode contribuir para o bem-estar coletivo.
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação
    “Economia Compartilhada” (Senac São Paulo, 2019), de ARUN SUNDARARAJAN, aborda os impactos da economia compartilhada na economia e no trabalho. O livro é fundamental para compreender as dinâmicas pós criação de redes baseadas em tecnologias digitais. Disponível para venda no SITE DO SENAC.
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Foto: Phoebe Jones / Ilustração: Isabela Durão
    Em ENTREVISTA a Gama, o jornalista Daniel Jones, autor da coluna MODERN LOVE, do New York Times, fala sobre porque compartilhar histórias de amor real atrai a atenção de tantas pessoas – seja de quem divide os casos ou de quem os lê. As duas temporadas da SÉRIE de mesmo nome inspirada em textos publicados por Jones estão disponíveis no PRIME VIDEO.
  • Nem só em asilos vivem idosos ao redor do mundo. Um ARTIGO DA FOLHA elencou alternativas de moradia para a população idosa, que abriga desde indivíduos em situação de rua até LGBTQIA+. Além dos cohousing sêniors gringos, destaque para iniciativas brasileiras, como o CONDOMÍNIO CIDADE MADURA, na Paraíba, e o VIVER MAIS PARANÁ, no Paraná.
  • “JOEY DOESN’T SHARE FOOD!” foi outra frase que virou meme na boca dos fãs de “FRIENDS” (1994). No episódio, o personagem Joey Tribbiani, vivido por Matt LeBlanc, reconsidera o próximo encontro com uma mulher, depois que ela pega batatas fritas do seu prato sem permissão. As dez temporadas do seriado norte-americano estão disponíveis na HBO MAX.