“Os sonhos contam algo do coletivo” — Gama Revista
Sonhou com o quê?
Icone para abrir
Wikimedia Commons

3

Podcast da semana

"Os sonhos contam algo do coletivo"

Psicóloga da Usp traz caminhos para aproveitar os sonhos com mais qualidade

Luara Calvi Anic 31 de Julho de 2022

“Os sonhos contam algo do coletivo”

Luara Calvi Anic 31 de Julho de 2022
Wikimedia Commons

Psicóloga da Usp traz caminhos para aproveitar os sonhos com mais qualidade

Quando alguém vem te contar um sonho você participa, ouve com atenção? Para que o outro possa interpretar a própria experiência onírica, e para que você também possa lembrar como foi a sua noite, é essencial se interessar pelo que o outro traz.

“Quando a gente consegue compartilhar esses sonhos e entender o significado deles coletivamento isso tem um efeito curativo para cada um de nós”, diz a entrevistada do Podcast da Semana, Solange Aparecida Emílio.

A psicóloga é pós-doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo (Usp) e professora da Puc-SP. Ela faz parte do Sonhar Grupal, iniciativa criada por um grupo de pesquisadores do Instituto de Psicologia da Usp, coordenados pelo professor Pablo Castanho. Lançada durante a pandemia, a proposta é que, toda quarta-feira, um grupo de até 60 pessoas se reúna para compartilhar sonhos, mediados por especialistas. “A gente acredita que os sonhos contam algo do coletivo, por isso tem um papel fundamental para aquele grupo.”

A pandemia é um exemplo de um trauma coletivo que pode ser elaborado durante essas sessões do Sonhar Grupal. “Conforme as pessoas vão escutando o sonho dos outros, percebendo que têm sonhos semelhantes, elas vão ficando mais confortáveis para trazer suas próprias experiências.”

No Podcast da Semana, a psicóloga traz caminhos para lembrarmos mais dos nossos sonhos e usufruirmos com mais qualidade dessa experiência.

Os encontros do Sonhar Grupal acontecem toda quarta-feira, das 19h30 às 20h30. Para mais informações, clique aqui.