5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro focado na liberdade profissional, um clássico do cinema sobre luto e libertação e um video game em que o jogador faz o próprio caminho. Veja as dicas da redação sobre o tema da semana
- @gamarevista
- cinema
- comportamento
- literatura
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro focado na liberdade profissional, um clássico do cinema sobre luto e libertação e um video game em que o jogador faz o próprio caminho. Veja as dicas da redação sobre o tema da semana
-
Em “Se Eu Não Posso Ser Quem Sou” (Zouk, 2023), sua estreia no romance, a escritora gaúcha Leila de Souza Teixeira narra a história de uma funcionária pública que larga a estabilidade do emprego para trabalhar numa ONG ambiental. Por meio da protagonista, a obra questiona o fato de hoje nos definirmos por nossos trabalhos, abordando fenômenos contemporâneos como a “GRANDE RENÚNCIA” E O “QUIET QUITTING”.
-
No centro de São Paulo, a tradicional praça da Liberdade foi recentemente rebatizada como Liberdade África-Japão, numa tentativa de REPARAÇÃO HISTÓRICA, como conta reportagem da Folha de S.Paulo. O objetivo da ação, que gerou uma certa polêmica na cidade, é resgatar e celebrar a memória negra no bairro, onde eram mortos por enforcamento público até o século 19 negros escravizados acusados de crimes.
-
“A liberdade começa quando a gente aprende que ela não existe”
A frase do desenhista e humorista MILLÔR FERNANDES, presente em “Millôr Definitivo” (L&PM, 2007), lembra tanto dos limites quanto da importância da consciência sobre ser livre.
-
A liberdade dá o tom no mais recente e revolucionário jogo da franquia Zelda, “Tears of the Kingdom”, para Nintendo Switch. Na nova aventura, o jogador entra novamente na pele do herói Link, mas desta vez PODE ESCOLHER SEU PRÓPRIO CAMINHO pelas extensas paisagens de Hyrule e as misteriosas ilhas nos céus.
-
O assunto também é uma ótima oportunidade de ver ou rever um dos maiores clássicos do cinema mundial. O francês “A Liberdade É Azul” (1993) abre a trilogia das cores do cineasta Krzysztof Kieslowski com uma história que mescla LUTO E LIBERTAÇÃO, protagonizada pela sempre excelente Juliette Binoche.
-
Escândalos ecológicos, um casamento em crise e o choque entre políticas liberais e conservadoras marcam “Liberdade” (Companhia das Letras, 2010), mais um livro de Jonathan Franzen sobre os dilemas de uma família norte-americana de classe média. Na trama, essa tal liberdade do título parece TÃO ONIPRESENTE QUANTO INDEFINÍVEL E FUGIDIA no mundo contemporâneo.
-
Em resposta ao brutal ataque que feriu gravemente o escritor Salman Rushdie, o autor turco Orhan Pamuk, vencedor do Nobel de Literatura, publicou o artigo “Pela liberdade de dizer”, traduzido pela revista piauí. Numa DEFESA INCONDICIONAL DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, o autor de livros como “Neve” e “O Museu da Inocência” reflete sobre o poder das palavras na luta contra a violência física e extremista.
-
Em pauta tanto em relação à cannabis medicinal quanto à sua versão recreativa, as manifestações pela liberação da droga ganham novamente as ruas na MARCHA DA MACONHA, que acontece dia 17 de junho. Este ano, o movimento deve gerar pressão sobre o STF, que tem julgamento sobre o porte de drogas para consumo próprio marcado para dia 21.
-
Porque eu preciso de liberdade também!/ Eu quebro as correntes sozinha/ Não vou deixar minha liberdade apodrecer no inferno
É o que canta Beyoncé em “Freedom”, faixa do álbum Lemonade com participação de Kendrick Lamar.
-
E o documentário da Netflix “A 13ª Emenda”, dirigido pela cineasta Ava DuVernay, convoca estudiosos, ativistas e políticos para explicar a correlação entre a CRIMINALIZAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA nos Estados Unidos e o imenso boom vivido pelo sistema prisional do país.
-
CAPA Você é livre?
-
1Conversas 'Somos obrigadas a controlar tanto nossos corpos que controlamos os de outras mulheres'
-
2Reportagem Camgirls: liberdade ou novas prisões?
-
3Reportagem Como dar liberdade aos adolescentes
-
4Podcast da semana Cauana Mestre: “Está cada vez mais difícil identificar o que é do coletivo e o que é singular”
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana