5
Bloco de notasBloco de notas
A volta dos testes de fidelidade, um depoimento sobre a mentira para lidar com a pobreza, o valor da honestidade entre as minorias e a política, as fake news e os riscos à democracia
- @gamarevista
- arte
- cultura
- literatura
Bloco de notas
A volta dos testes de fidelidade, um depoimento sobre a mentira para lidar com a pobreza, o valor da honestidade entre as minorias e a política, as fake news e os riscos à democracia
-
Uma pesquisa do site de checagem AOS FATOS confirmou que Bolsonaro deu mais de CINCO MIL DECLARAÇÕES FALSAS desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019. Na última segunda, o presidente voltou a proferir mentiras sobre a LEGITIMIDADE DA URNA ELETRÔNICA, e cartunistas políticos, como CARLOS LATUFF e RENATO AROEIRA, divulgaram charges sobre o assunto.
-
Divulgação
Em “Honestidade: seja verdadeira com o amor”, terceiro capítulo de “TUDO SOBRE O AMOR” (Editora Elefante, 2021), BELL HOOKS fala sobre a trajetória dessa virtude ao longo da vida, desde que somos ensinados a não mentir até as primeiras punições por dizer a verdade. Ela ressalta a mentira como ferramenta de poder e controle do patriarcado, onde homens mentem para agradar mulheres e vice-versa. Para Hooks, dizer (e ouvir) a verdade é ato de amor essencial para a construção da sociedade e a confiança, fundamental para a intimidade.
-
Archive Photos/ Getty Images
Confiança na política, quem tem? No podcast da SEMANA GAMA POR QUE CONFIAR?”, o analista político e economista BRUNO CARAZZA falou sobre o descrédito da população na política brasileira, sobretudo devido aos escândalos de corrupção, e seus RISCOS PARA O FUTURO DA DEMOCRACIA.
-
“Se você é negro, não adianta ser honesto”
Disse o apresentador da MTV e youtuber, SPARTAKUS, após sofrer uma ABORDAGEM RACISTA no final do ano. Enquanto JOVENS NEGROS SÃO OS MAIS ABORDADOS pela Polícia, muitas mulheres ainda lutam pela HONESTIDADE NAS RELAÇÕES, sobretudo autonomia sobre o PRAZER SEXUAL, mostrando que essa virtude não aparece nos grupos da mesma forma.
-
Verdade, mentira e honestidade permeiam o QUESTIONÁRIO PROUST. A apresentadora e jornalista ASTRID FONTENELLE considera a honestidade em políticos a virtude mais superestimada, o rapper e escritor MV BILL só mente para levantar o astral de alguém, e o músico, compositor e produtor MAURÍCIO PEREIRA despreza o time de mentirosos do atual governo.
-
“Mentir a nós mesmos nos permite acreditar que tudo vai ficar bem, de algum jeito, um dia”*
Reprodução/ The New York Times/ Antoine Cossé
Na família de JOSHUA HUNT, fingir que o aluguel estava pago e que a viagem para a Disney era passeio simbolizava sobrevivência e um modo de se proteger da desigualdade social. Em ARTIGO DO THE NEW YORK TIMES, o escritor relata como a mentira serviu para lidar com a pobreza na infância, mas culminou em consequências graves na vida adulta – da perda dos amigos à cadeia.
*”Lying to ourselves allows us to believe it’s all going to be OK, somehow, someday”* (em tradução livre)
-
Às vezes a honestidade é mesmo a alma do negócio. Nos institutos de comércio justo, como CHÃO, FEIRA LIVRE e BARU, há transparência nos gastos e no preço dos produtos; em uma loja-bike que vende plantas, a MATOS URBANOS, não existe vendedor: o cliente escolhe o produto e deixa o dinheiro na caixinha ou passa o cartão; em condomínios do país, a HONEST MARKET é responsável por implantar minimercados onde o próprio consumidor faz o pagamento sozinho.
-
Divulgação
Em tempos de RELACIONAMENTO ABERTO, colocar casos de traição em foco ainda não é coisa do passado. Recentemente, a história de uma MULHER QUE VIROU DETETIVE após ser traída viralizou nas redes, ao passo que outras passaram a ser contratadas por mulheres para atrair traidores em potencial. O próprio João Kléber tem cogitado voltar com o famoso TESTE DE FIDELIDADE à TV, e um novo reality da Netflix, “O ULTIMATO” (2022), coloca o amor de casais antigos à prova, ao fazer com que os parceiros se relacionem com outras pessoas.
-
O perfil do jovem pernambucano de 15 anos, PEDRO VINÍCIO, e o Instagram FRASES DE CRIANÇAS, idealizado pelo jornalista LUIZ HENRIQUE MATOS e a companheira Manú Humber, divertem todas as idades e trazem boas doses de honestidade para o dia a dia.
-
Uma série de filmes que tratam sobre a honestidade – ou a falta dela. Em “DESEJO E REPARAÇÃO” (2007), a acusação distorcida de uma jovem sobre um crime arruina a história de um casal; “O PRIMEIRO MENTIROSO” (2009) se passa em um mundo onde não existe mentira, até um homem inventá-la e passar a usá-la a seu favor; “NEGAÇÃO” (2016) conta a história real de uma pesquisadora processada por um historiador que negava o Holocausto; e “A VERDADE” (2019) retrata um reencontro entre mãe e filha, que traz muitas revelações à tona. Os dois primeiros estão no Prime Video, “Negação” está disponível na Apple TV e na Claro TV+, e “A Verdade” na HBO MAX e na Apple TV.
-
CAPA Você é honesto?
-
1Conversas Este homem foi ensinado a dizer sempre a verdade
-
2Reportagem O valor da honestidade e das mentiras em um relacionamento
-
3Podcast da semana Christian Dunker: 'A honestidade, como valor, anda meio chamuscada'
-
4Repertório Como ensinar honestidade para as crianças
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana