Bloco de notas da Semana "Sonhou com o quê?" — Gama Revista
Sonhou com o quê?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Uma playlist, quadrinhos do século 19, um filme dos anos 2000 e um poema de 1717, um episódio de Friends, a estreia de Sandman e os sonhos na pandemia

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Uma playlist, quadrinhos do século 19, um filme dos anos 2000 e um poema de 1717, um episódio de Friends, a estreia de Sandman e os sonhos na pandemia

31 de Julho de 2022
  • “Eu tenho um sonho que nossos filhos não serão julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seu caráter”

    Imagem da listagem de bloco de notas
    Wikimedia Commons

    A frase é do discurso de Martin Luther King, na “Marcha de Washington”, em 1963. Com “EU TENHO UM SONHO” proferido diversas vezes, o pastor e mais de 250 mil negros emanavam o desejo de direitos iguais. Em 1994, o AFROFUTURISMO começa a idealizar um futuro possível para a população negra, através da ficção científica.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    As editoras QUADRINHOS NA CIA. e FORA DO PLÁSTICO anunciaram a publicação de “LITTLE NEMO”, quadrinhos do norte-americano Winsor McCay (1866?-1934), que contam as histórias sonhadas pelo personagem Nemo. Os lançamentos não têm data definida, então vale acompanhar os perfis das editoras.

  • A redação da Gama selecionou FAIXAS QUE FALAM DO SONHO, nas letras ou nas histórias. Só na voz de CAETANO VELOSO, o aniversariante da semana, são duas: Sonhos (1977), de autoria de PENINHA, e Araçá Azul (1972), inspirada em um sonho que o músico teve, contado em SOBRE AS LETRAS (Companhia das Letras, 2003).

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Em “SONHO MANIFESTO” (Companhia das Letras, 2022), o neurocientista e biólogo SIDARTA RIBEIRO, maior nome do assunto no país, fala da importância do sonho coletivo em momentos de crise, para avançar a consciência do planeta. Veja mais em TRECHO DE LIVRO da Gama.

  • Para os fãs que vivem voltando a FRIENDS na hora de passar o tempo, nunca é demais rir com AQUELE EM QUE A PHOEBE FICA BRAVA COM O ROSS, sem justificar o motivo, e no final descobre que os dois tinham brigado em um sonho. Os episódios da série estão disponíveis na HBO MAX.

  • No universo das animações, “WAKING LIFE” (2001), na Disney+, fala de um jovem que não consegue acordar de um sonho em que reflete sobre filosofia e religião com personagens, como celebridades. Lançado em 2021, um DOCUMENTÁRIO da THE NEW YORKER reuniu sonhos de 20 pessoas, relacionados à pandemia.

  • Do realismo mágico de “SONHOS” (1990), no YouTube, passando pela ficção científica de “A ORIGEM” (2010), na HBO Max, até a fantasia sombria de “SANDMAN” (2022), na Netflix. A série, que estreia em agosto, é baseada nos quadrinhos de NEIL GAIMAN conta a história de Sonho, governante do mundo dos sonhos, e sua interação com o universo.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    ® Andy Warhol

    Cuidar do sono é uma das recomendações para sonhar mais e lembrar dos sonhos, como disseram especialistas ouvidos pela Gama, nas 5 dicas desta edição sobre como sonhar mais. Reportagens passadas também falam sobre como o SONO VIROU LUXO NA ATUALIDADE e ensinam COMO DORMIR MELHOR.

  • Em “BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS” (2004), é por meio do sonho que as recordações do personagem sobre a ex são apagadas, e é dentro dele que ele se arrepende e tenta voltar atrás. O que pouca gente sabe é que o título da obra foi inspirado em um poema de Alexander Pope, “ELOISA TO ABELARD” (1717), que fala de dois amantes medievais que tiveram o romance impedido. O filme pode ser assistido em plataformas de streaming, como Netflix, Prime Video e HBO Max.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/ The New York Times/ Linda Merad

    O THE NEW YORK TIMES está recheado de artigos que tratam do tema dos sonhos: dos mais genéricos – COMO TER SONHOS LÚCIDOS e POR QUE OS EX APARECEM NOS SONHOS? – aos mais específicos sobre o momento atual – COM O QUE SE TEM SONHADO RECENTEMENTE e SE A COVID MUDOU O MODO COMO SE SONHA.