Bloco de notas da Semana "Quem é você?" — Gama Revista
Quem é você?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme sobre descobertas na terceira idade, um livro que traz a tragicômica descoberta de si, uma técnica de colagem para a sabedoria interior, dois perfis sobre a autonomia do prazer feminino

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Um filme sobre descobertas na terceira idade, um livro que traz a tragicômica descoberta de si, uma técnica de colagem para a sabedoria interior, dois perfis sobre a autonomia do prazer feminino

14 de Agosto de 2022
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução SoulCollage®

    SoulCollage®, ou COLAGEM DA ALMA, foi criado nos anos 1980 pela teóloga e psicóloga norte-americana, SEENA FROST, e visa acessar a sabedoria por meio de colagens. No processo, as pessoas são convidadas a escolher imagens e fazer colagens intuitivas para um processo de conhecimento interior. A facilitação pode ser feita individualmente, em consultório ou com auxílio de grupos, inclusive NO BRASIL.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    “DEPOIS A LOUCA SOU EU” (Companhia das Letras, 2016) é o livro de autoficção que conta a jornada do autoconhecimento da escritora TATI BERNARDI, de forma bem tragicômica. Adaptado para o cinema, o filme de mesmo nome, disponível no PRIME VIDEO, tem como protagonista a atriz e produtora DÉBORA FALABELLA, finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro na categoria de melhor atriz.

  • Livros e filmes (às vezes inspirados em livros) que retratam viajantes sozinhos pelo mundo são um sucesso. Sobretudo quando o mote é um verdadeiro mergulho na natureza selvagem, em uma jornada em busca do autoconhecimento. “INTO THE WILD” (2007), na Apple TV, e “WILD” (2014), no Star+, já se tornaram clássicos sobre o assunto.

  • Aposentada do canal JoutJout Prazer, no YouTube, a influenciadora JULIA TOLEZANO segue abordando temas como AUTOCONHECIMENTO, relacionamentos e feminismo em seu podcast Jout Jout de Saia, do GNT. Disponível para escutar no SPOTIFY, no APPLE PODCASTS, no AMAZON MUSIC e no DEEZER.

  • O filme “FORÇA MAIOR” (2014) conta a história de uma família que, após passar pelo perigo de uma avalanche, encontra-se frente a frente com um grande drama: enquanto a mãe fez um gesto para proteger os filhos, o pai se preocupou em salvar a própria vida. O longa sueco levanta a questão: até que ponto as pessoas demonstram quem são para o mundo, inclusive para aquelas que amam? Disponível na APPLE TV.

  • “As pessoas podem melhorar sua capacidade de responder empaticamente aos outros, conhecendo melhor a si mesmas”

    Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução Vox

    Diz a psicóloga clínica Sonia Krol em artigo para a revista PSYCHE. Além desse, um texto da VOX aborda como a autocompaixão e o autoconhecimento podem melhorar as relações. Segundo estudos científicos, desenvolver essas duas virtudes aumenta a chance de o indivíduo se tornar uma pessoa melhor, ao estimular respostas empáticas no convívio com o outro.

  • Sexo e autoconhecimento têm tudo a ver e, na onda de falar mais sobre isso, vários perfis tratam do assunto nas redes. Para explorar a sexualidade feminina – do conhecimento do corpo para ter orgasmos até o aprofundamento em temas como fertilidade e ciclo menstrual – os perfis DIGA VULVA, MEU CLITÓRIS MINHAS REGRAS e EU, MARIA CHANTAL abordam o tema a partir da autonomia do prazer.

  • No podcast “Jornada da Calma”, da Veja São Paulo, a jornalista Helena Galante convida entrevistados para compartilhar dicas de como é possível trazer mais serenidade para o dia a dia. Entre eles, ANDRÉ SOLER, da ONG SP INVISÍVEL, e ANA CLAUDIA QUINTANA ARANTES, médica especialista em cuidados paliativos.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Dois livros sobre autodescoberta. Em “INSIGHT” (Currency, 2017), sem tradução para o português, a psicóloga organizacional TASHA EURICH mostra como é possível desenvolver a autoconsciência para ser mais confiante, realizado e ter sucesso na vida e no trabalho. Em “TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM” (Vestígio, 2020), a psicanalista LORI GOTTLIEB reúne histórias, inclusive a sua própria, para falar sobre a importância de ouvir e ser ouvido na jornada do autoconhecimento.

  • “BOA SORTE, LEO GRANDE” (2022), que traz EMMA THOMPSON como protagonista, conta a história de uma professora de religião aposentada que, após passar a vida em função da família, decide viver uma experiência nova, ao contratar um garoto de programa. O filme tem direção de SOPHIE HYDE e está nos cinemas.