5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro em que Djamila Ribeiro evoca a memória da avó, um perfil de Instagram com frases memoráveis de netos e uma série que desafia tabus da terceira idade. Veja as nossas indicações sobre o tema da semana
- @gamarevista
- arte
- cultura
- família
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro em que Djamila Ribeiro evoca a memória da avó, um perfil de Instagram com frases memoráveis de netos e uma série que desafia tabus da terceira idade. Veja as nossas indicações sobre o tema da semana
-
“Querida vó Antônia, Minhas lembranças de você têm gosto de manga verde e doce de abóbora. Têm cheiro de feijão e jantar às seis da tarde. Você me adoçava a boca e benzia a alma”
Trecho do livro “Cartas para Minha Avó” (Companhia das Letras, 2021), da filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Você lê um trecho da obra na Gama.
-
Aqui na revista, também já falamos sobre a importância da atividade de contar histórias para fortalecer o laço entre netos e avós, assim como o impacto da atividade para o cérebro de pessoas idosas — ela pode inclusive retardar doenças como Alzheimer. Veja a reportagem completa sobre o tema.
-
Muitas vezes, nos esquecemos da riqueza de vivências que existe por trás das histórias de nossos avôs e bisavôs. No comovente curta documental “O Número no Braço de Meu Bisavô” (2018), da HBO Max, um garoto reconta o passado de seu bisavô, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas.
-
Você sabe por que o Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho? A data tem origem bíblica e foi instituída pelo Papa Paulo VI, já no século 20, para homenagear Ana e Joaquim, os pais de Maria e avós de Jesus. Se quiser conhecer mais sobre o assunto, a revista Exame reuniu outras curiosidades sobre a data, os municípios em que ela é até feriado pelo Brasil e também frases de pensadores em homenagem a nossos avós.
-
No Instagram @frasesdecriancas, a gente encontra essas e outras interações para lá de criativas dos pequenos com seus pais, avós e bisavós, provando que a ingenuidade perspicaz de muitos comentários infantis é a verdadeira alma do negócio.
-
Dos vídeos hilários do TikToker Raphael Vicente (@raphaelviicente) com sua avó até perfis como a vovó Izaura Demari (@voizaurademari) e a Nair, dos @vovostiktokers — seu marido Nelson, que também integrava o perfil, infelizmente já morreu —, os influencers da terceira idade seguem com tudo. Influenciadores idosos estão inclusive entre os mais requisitados pelas marcas nos últimos tempos. Mas é preciso que os familiares também tomem cuidado com a superexposição dos idosos nas mídias sociais, que podem trazer riscos para eles.
-
Um belo e hilário retrato da amizade na terceira idade, a série da Netflix “Grace and Frankie” (2015-2022) traz as atrizes veteranas Jane Fonda e Lily Tomlin em papéis que desafiam os lugares comuns impostos aos idosos e avós, abordando com bom humor tabus relacionados a gênero, amor e sexualidade após os 70 anos de idade.
-
Neste texto do New York Times, a colunista e avó Paula Span, especializada em temas ligados à terceira idade, faz a fatídica pergunta: do que minha neta vai se lembrar? E reconhece que, hoje com três anos, é provável que a pequena não guarde muita coisa desse período. “Mas eu quero que ela se lembre de mim, não tanto de eventos específicos quanto da minha presença. Quero que saiba que ajudei a tomar conta dela, confortá-la e celebrá-la”, escreve a jornalista.
-
Em 2016, a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz publicou “Água de Barrela” (Malê). Mais do que seu romance de estreia, o volume era um encontro com seus antepassados, cuja origem ela vasculhou em cartórios e bibliotecas, se deparando com relatos de escravidão, torturas e abuso sexual. A “barrela” do título era o alvejante caseiro usado por séculos pelas lavadeiras, como as avós e bisavós da escritora. Aqui você lê a entrevista completa de Cruz para Gama.
-
Se você nunca assistiu à belíssima animação “Viva – a vida é uma festa” (2017), da Disney, talvez agora seja o melhor momento. No longa, o jovem mexicano Miguel faz uma viagem pelo Mundo dos Mortos, numa jornada em que a música é capaz de trazer de volta as memórias da família e reconciliar o pequeno com sua avó e bisavó.
-
CAPA O que você aprendeu com seus avós?
-
1Conversas Ruth Rocha: "Aos meus netos, ensinei com pouca chateação"
-
2Depoimento Dia dos Avós
-
3Podcast da semana Flávia Oliveira: "Ter um neto dá a sensação de permanência, mas também de finitude"
-
4Reportagem A relação de avós e netos hoje
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana