5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro sobre um relacionamento tóxico entre mulheres, um filme sobre obsessão e jazz e um bot que ajuda mulheres a identificarem se estão sendo abusadas. Confira as dicas da redação sobre relacionamentos abusivos
- @gamarevista
- comportamento
- feminismo
- relacionamento
As dicas da redação sobre o tema da semana
Um livro sobre um relacionamento tóxico entre mulheres, um filme sobre obsessão e jazz e um bot que ajuda mulheres a identificarem se estão sendo abusadas. Confira as dicas da redação sobre relacionamentos abusivos
-
No longa “Whiplash” (2015), dirigido por Damien Chazelle, o baterista de jazz Andrew Neiman entra em uma RELAÇÃO CAÓTICA E VIOLENTA com Terrence Fletcher, maestro cruel da orquestra da qual ele faz parte. Ao mesmo tempo que a relação vai mal, Andrew fica obcecado em receber a validação do abusador.
-
Divulgação
Em “NA CASA DOS SONHOS” (Companhia das Letras, 2021), a autora Carmem Maria Machado narra o RELACIONAMENTO ABUSIVO com uma mulher que, de encantadora e gentiL, se tornou volátil e aterrorizante.
-
No podcast documental “O Ateliê”, do jornalista Chico Felitti, ex-alunos da escola de artes Ateliê do Centro, em São Paulo, denunciam que a instituição funciona como uma seita e que alunos passam por abusos FÍSICOS, PSICOLÓGICOS E FINANCEIROS por um professor que os obrigava a chamar de “mestre”.
-
O bot “Chame a Penha”, criado pelo Instituto AzMina, permite que mulheres usem um assistente virtual no Twitter para conversar e entender se ESTÃO EM UMA RELAÇÃO ABUSIVA. O bot, basicamente um software que executa tarefas automatizadas, orienta vítimas sobre direitos e dá sugestões para interromper situações de violência com segurança.
-
Reprodução
MACHISMO, VIOLÊNCIA, VIDA E O CORPO VITIMIZADOS são temas da peça “A Obscena Senhora H”, escrita por Juarez Guimarães e pela também atriz Luciana Veloso. O monólogo narra a vida da escritora Hilda Hilst e seu relacionamento abusivo com o primo Wilson Hilst.
-
O perfil do Instagram “Não Era Amor” ajuda mulheres que estão ou saíram de relacionamentos abusivos com DICAS PARA RECONHECER A SITUAÇÃO e oferece cursos para estudantes e profissionais em psicologia atenderem pessoas vitimizadas em relações tóxicas.
-
“De dia era fome, de noite era pisa. E o pior era não ter para onde ir”
Este artigo de Raquel Ludermir para o Nexo Jornal narra a situação vivenciada por mulheres que sofrem violência dentro de casa e NÃO TEM OUTRO LUGAR PARA MORAR. O texto reúne dados de déficit habitacional e como isso se relaciona com os dados de violência doméstica no Brasil.
-
‘Curtindo a Vida Adoidado’ (1986)
Tem uma amizade que não tá indo bem? Gama te ajuda a identificar se A RELAÇÃO É CONSIDERADA TÓXICA. Por exemplo, fique a elogios seguidos de críticas, a excesso de dependência e à apatia com as conquistas do outro.
-
A Agência Patrícia Galvão é uma iniciativa do Instituto Patrícia Galvão, a primeira organização feminista brasileira focada na DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES por meio de ações na mídia. A equipe elabora dossiês, pesquisa dados sobre violência e feminicídio e oferece informações de locais para buscar apoio em casos de abuso.
-
A cantora com treinamento clássico e multi-instrumentista americana Kristin Hayter, que adota o nome artístico Lingua Ignota, frequentemente canta sobre SENTIMENTOS COMUNS DE VÍTIMAS DE ABUSO. Kristin também é sobrevivente de uma relação tóxica e canta em notas altas sobre sentimentos conflituosos como culpa, raiva e violência.
-
CAPA Como vai sua relação?
-
1Reportagem Relacionamento tóxico e abusivo: identifique
-
2Conversas Manuela Xavier: ‘Amor não constrange, não controla, não humilha e não machuca’
-
3Relações Relacionamento abusivo na família, entre amigos e amores
-
4Podcast da semana Jamila Jorge Ferrari: "Os crimes contra mulher envolvem muita violência"
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana