Como anda sua bateria social?
Icone para abrir
Arquivo pessoal

3

Podcast da semana

Vinicius Calderoni e Thiago Amaral: dar a vida a um amigo

Músico e dramaturgo recebeu doação de rim do amigo ator: “A gente já se chama de irmão”

Isabelle Moreira Lima 01 de Junho de 2025

Vinicius Calderoni e Thiago Amaral: dar a vida a um amigo

Isabelle Moreira Lima 01 de Junho de 2025
Arquivo pessoal

Músico e dramaturgo recebeu doação de rim do amigo ator: “A gente já se chama de irmão”

O que você faria por um amigo? Neste episódio do Podcast da Semana, Gama traz a história de uma amizade extraordinária, um amigo que deu a possibilidade da vida ao outro. O ator Thiago Amaral doou um rim para o dramaturgo e músico Vinicius Calderoni.

Calderoni havia sido diagnosticado com uma doença genética que afeta os rins, a síndrome de Alport, que evoluiu para a necessidade de um transplante. Enquanto estava na fila da doação, a doença avançava rápido e dois amigos se dispuseram a doar. Um deles era Amaral, que foi confirmado como doador após todos os testes. O transplante ocorreu há três meses e foi bem sucedido.

Ao Podcast da Semana, eles contam os detalhes dessa história e dizem como passaram a ver as amizades depois desse evento. Antes amigos, os dois, que são filhos únicos, agora se consideram irmãos.

Receba nossos melhores conteúdos por email

Inscreva-se nas nossas newsletters


Obrigada pelo interesse!

Encaminhamos um e-mail de confirmação

“A noção da amizade como um cultivo deixou de ser uma frase feita e virou uma coisa muito urgente e presente para mim desde então. Olho cada mensagem recebida, cada conversa, cada encontro com o tamanho que isso tem”, afirma Calderoni.

“Os nossos grupos de amizade se juntaram e teve um momento em que cresceram para além da gente — virou uma coisa coletiva, uma sensação muito fortificante”, afirma Amaral.

Agora, o ator e o dramaturgo trabalham juntos em um projeto que conta a história da doação no teatro. Os dois dizem que se tornaram ativistas pela doação de órgãos. “Doar é uma maneira de viver feliz num mundo em desencanto. É uma coisa meio contraintuitiva, porque as pessoas acham que o mundo está em dívida com elas. Ao doar, parece que você está subtraindo uma coisa de você, mas você está se preenchendo”, diz Calderoni.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no YouTube, você escuta este episódio.

Um assunto a cada sete dias