Como anda sua bateria social?

5

Bloco de notas

Livros sobre amizades geniais

De Fernando Sabino a Sally Rooney: romances de diferentes lugares e épocas nos ensinam sobre a complexidade e a beleza dessas relações

Livros sobre amizades geniais

01 de Junho de 2025

De Fernando Sabino a Sally Rooney: romances de diferentes lugares e épocas nos ensinam sobre a complexidade e a beleza dessas relações

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    “Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.” A frase ilustrada na capa de “O Encontro Marcado” (Record, 1995) resume a trajetória do protagonista Eduardo Galeano, que vive uma constante busca de si mesmo e da verdadeira razão da vida. Um romance de formação importante na carreira de Fernando Sabino, a obra contém muitas informações autobiográficas. Além de Eduardo, há outros dois personagens marcantes, Mauro e Hugo. Os três amigos levam uma vida boêmia na juventude e prometem se reencontrar dali a 20 anos, no mesmo lugar: o ginásio da escola.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Uma amizade pode ser importante para sua formação e, ao mesmo tempo, uma grande turbulência. É o que ensina o romance de estreia da espanhola Andrea Abreu. Em “Pança de Burro” (Companhia das Letras, 2022), as adolescentes Isora e Shit se descobrem em meio ao perigo da erupção de um vulcão nas ilhas Canárias. Como amigas, vivem uma relação visceral, por vezes dolorosa, repleta de afeto, ciúme, idolatria, dependência e até erotismo. Leia um trecho aqui na Gama.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Publicado postumamente, “Paris É Uma Festa” (Bertrand Brasil, 2013) é uma coletânea de memórias escritas por Ernest Hemingway (1889-1961) sobre a sua juventude na capital francesa, nos anos 1920. A ambientação de cafés, ruas e cenas da cidade nos aproximam da vida do escritor norte-americano ao lado de sua primeira esposa, Hadley, e de figuras lendárias como F. Scott Fitzgerald, Ezra Pound, James Joyce e Gertrude Stein — conhecidos como a “Geração Perdida”. Aqui, ele mostra que as conexões humanas são parte central da festa, podendo ser combustível criativo e também palco de fragilidades e tensões.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Ele vive uma vida comum, quase invisível, mas dentro de si carrega um trauma: na juventude, foi abruptamente expulso de seu grupo de amigos. Após 16 anos, o protagonista de “O Incolor Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação” (Alfaguara, 2014) decide ir atrás de respostas sobre esse acontecimento. Ao reencontrar cada um dos antigos amigos, espalhados entre o Japão e a Finlândia, vai desenterrar feridas, verdades ocultas e mal-entendidos devastadores. Uma dos maiores sucessos do japonês Haruki Murakami, o romance ainda utiliza elementos de realismo mágico, música clássica e silêncio emocional.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Você já se apaixonou por um amigo? Conhecida por escrever sobre uma geração que discute política e arte com brilhantismo, mas que falha nos vínculos íntimos, Sally Rooney começou a carreira de escritora falando da complexa amizade de quatro personagens. “Conversas Entre Amigos” (Companhia das Letras, 2022) se passa em Dublin e acompanha Frances, uma estudante de 21 anos, e sua ex-namorada e melhor amiga Bobbi. Juntas, elas apresentam em público suas peças de poesia e acabam conhecendo Melissa, uma famosa fotógrafa e ensaísta, e o seu marido Nick, ator não muito bem sucedido. Com relações cruzadas e triangulares — Frances se envolve com Nick; Bobbi se aproxima de Melissa —, a obra explora o jogo de poder que se estabelece entre os quatro e o impacto emocional dessa “ménage à quatre”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Eleito o melhor livro do século 21 pelo New York Times e um clássico da intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, “A Amiga Genial” (Biblioteca Azul, 2015) é presença obrigatória nesta lista. O livro abre a tetralogia napolitana de Elena Ferrante e tem como ponto de partida um sumiço. A personagem Elena Greco relembra a relação de amizade com Rafaella Cerullo, iniciada ainda na infância, nos anos 1950, em um bairro pobre de Nápoles. Juntas, atravessam as turbulências da adolescência e o início da vida adulta. Mas a amiga vai embora sem deixar vestígios e, quando sabe sobre o desaparecimento, Elena tenta impedir que ela desapareça por completo.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Uma trama dolorosa construída a partir da relação entre quatro amigos que vivem em Nova York se desenrola no livro “Uma Vida Pequena” (Record, 2016), de Hanya Yanagihara. A obra fez sucesso nos Estados Unidos e por onde mais passou, trazendo lições sobre a amizade como sustentação diante do sofrimento. Entre temas como abuso sexual, transtornos mentais e suicídio, a autora questiona os padrões da pós-modernidade.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Clarice Lispector (1920-1977) viveu fora do Brasil por 20 anos entre as décadas de 1940 e 1950. Centenas de correspondências que trocou nesse período foram reunidas nas 864 páginas de “Todas as Cartas” (Rocco, 2023) — uma chance de entender como a escritora lidava com as amizades. Para ela, as epístolas eram uma extensão do país que deixou para trás e da mesma forma que sentia a urgência de enviar notícias, ansiava por respostas. Endereçadas a amigos, a outros escritores e a editores, as cartas têm entre os destinatários nomes como João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles e Mário de Andrade. Confira um trecho do livro aqui.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Descrito na sinopse como uma obra inescapável da literatura mundial, “Sula” (Companhia das Letras, 2021) acompanha a vida de duas amigas de infância, Sula Peace e Nel Wright, que crescem na comunidade negra do Fundão, em Ohio, no início do século 20. Suas trajetórias se separam na vida adulta. Enquanto Nel segue um caminho convencional e acaba se casando, Sula rejeita as expectativas impostas às mulheres, vive sua liberdade sexual e retorna à cidade anos depois, sendo considerada um “mau exemplo” pelos amigos, familiares e conhecidos. Longe de idealizar a amizade, o curto romance de Toni Morrison explora o afeto feminino como potência e ambivalência.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Vencedor do Prêmio Jabuti e o maior sucesso de Itamar Vieira Júnior, “Torto Arado” (Todavia, 2019) aborda a amizade em um contexto social marcado por herança escravocrata, espiritualidade e resistência coletiva. A obra é ambientada em uma comunidade no sertão baiano, na qual reina a solidariedade entre os vizinhos — dividem comida, cuidados e práticas religiosas. As irmãs que protagonizam a trama compartilham um laço profundo desde a infância, quando um acidente com uma faca faz Belonísia perder a fala e Bibiana se torna a sua voz. Para além da cumplicidade radical, as personagens exemplificam como as conexões humanas podem ser força de sustento e luta diante da opressão.

Um assunto a cada sete dias