Bartender Néli Pereira fala do uso de botânicos medicinais em drinks — Gama Revista
Qual o tamanho do seu prato?
Icone para abrir
Divulgação

3

Podcast da semana

Néli Pereira, bartender: 'A sabedoria indígena põe o Brasil na vanguarda das plantas'

Autora do livro “Da Botica ao Boteco”, ela fala sobre como botânicos brasileiros usados nas garrafadas também podem virar ingrediente de coquetelaria

Isabelle Moreira Lima 25 de Setembro de 2022
Divulgação

Néli Pereira, bartender: ‘A sabedoria indígena põe o Brasil na vanguarda das plantas’

Autora do livro “Da Botica ao Boteco”, ela fala sobre como botânicos brasileiros usados nas garrafadas também podem virar ingrediente de coquetelaria

Isabelle Moreira Lima 25 de Setembro de 2022

Você deve ter ouvido falar sobre a tendência de usar ingredientes nativos na gastronomia: na útlima década, de restaurantes estrelados a pesquisadores como Michael Pollan, o jornalista que virou espécie de guru de foodies nos quatro cantos do mundo, muita gente tem falado da importância de usar o que é próprio de uma região na alimentação de seu povo. Pois sabia que o Brasil está silenciosamente nessa vanguarda? E graças à sabedoria dos povos originários. Quem defende essa ideia é a pesquisadora, bartender e escritora Néli Pereira, a convidada desta edição do Podcast da Semana.

Em entrevista a Gama, Pereira, que acaba de lancar o livro “Da Botica ao Boteco – Plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira“, fala sobre o uso dos botânicos nativos na confecção de bebidas, desde a sua história – de como saíram do status de medicinal apenas para virar ingrediente gastronômico –, até como adentrar esse mundo, com dicas de que ervas, cascas e plantas escolher para uma primeira receita. “A gente tem o olhar destreinado. Mas vale dar uma volta na quadra e ver se não tem um boldo tentando nascer, uma carqueja… A gente é um pouco analfabeto para isso, não sabe olhar e reconhecer”, afirma.

Ao Podcast da Semana, Néli Pereira fala também sobre a nossa resistência ao sabor amargo, sobre alguns preconceitos que podem rondar ingredientes (a exemplo da catuaba) e de como as garrafadas, no fundo, são coquetéis. “Foram minha porta de entrada, foi com elas que passei a me interessar pelo mundo dos botânicos”, diz.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

Edição de som: Luiz Seraphin

No link abaixo e também no Deezer, Spotify, Apple Podcast, Google Podcast você escuta este episódio.

Produto

  • Da Botica ao Boteco
  • Néli Pereira
  • Companhia de Mesa
  • 208 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.