Vale o hype?
Icone para abrir
Divulgação

3

Podcast da semana

André Carvalhal: tendência, desejo e ansiedade

Autor best-seller e consultor fala sobre a insustentabilidade das tendências aceleradas e de como elas afetam nossa cabeça

Isabelle Moreira Lima 12 de Outubro de 2025

André Carvalhal: tendência, desejo e ansiedade

Isabelle Moreira Lima 12 de Outubro de 2025
Divulgação

Autor best-seller e consultor fala sobre a insustentabilidade das tendências aceleradas e de como elas afetam nossa cabeça

Você consegue acompanhar as tendências que aparecem nas redes sociais? Ou fica com a sensação de estar soterrado por tanta novidade? Será que isso gera ansiedade? É sobre isso que fala o escritor best-seller e consultor André Carvalhal no episódio do Podcast da Semana sobre hype.

André Carvalhal é especialista em design para sustentabilidade, faz palestras por todo o Brasil sobre consumo, internet e comportamento e é autor de sete livros. Em 2019, foi finalista do prêmio jabuti por “Viva o Fim: Almanaque de um novo mundo”. Nesta semana, ele lança “A Alegria em Ficar de Fora: Como se desconectar do mundo digital e se reconectar com você, as pessoas e a natureza” (Agir/Coquetel).

Na entrevista, Carvalhal fala sobre como nasce um hype no meio a tantas tendências, sobre como é possível se proteger da máquina de fabricar desejos que está nas redes sociais, como é preciso e possível ter um consumo mais consciente, e até sobre a gigante indústria de bem estar que está abraçando quase tudo hoje em dia. Carvalhal fala bastante sobre sua experiência pessoal e mostra como todos estamos sujeitos aos fenômenos do hype, até quem conhece essa indústria do por dentro.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também noDeezer, noSpotify, noApple Podcaste noYouTube, você escuta este episódio.

Produto

  • A alegria em ficar de fora
  • André Carvalhal
  • Agir/Coquetel
  • 180 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.

Um assunto a cada sete dias