Motorola V3
Fino, leve e elegante, esse aparelho revolucionou o mercado de celulares, vendeu como poucos e se tornou um ícone fashion lembrado até hoje
-
O QUE É
Se você não vivia em uma comunidade isolada nos anos 2000, é certo que já ouviu falar — e provavelmente foi dono ou desejou — um Motorola V3. Acessório de moda travestido de celular, esse aparelho conquistou o mundo com seu design fino e elegante, suas cores metálicas (preto, rosa, azul, roxo, prateado, entre outras) e seu flip. Com mais de 130 milhões de unidades vendidas ao redor do planeta, o Motorola Razr (como é conhecido nos EUA) é um dos 10 modelos de celular mais vendidos da história. O V3 se destacava por sua leveza (pesava 95g) e por seu tamanho pequeno (98 mm de comprimento, 53 mm de largura e somente 14 mm de altura), um grande contraste comparado aos celulares pesados e grossos de então. Facilmente manuseado com uma única mão, o aparelho tinha um teclado de alumínio que se iluminava quando aberto e apresentava uma câmera e uma tela na parte externa do flip — uma grande inovação para a época. Um marco no mundo dos celulares, o V3 foi o primeiro aparelho a transcender sua função e adquirir o status de objeto cool.
-
QUEM FEZ
Lançado em 2004 pela Motorola, o V3 foi inicialmente concebido como um artigo de luxo. Segundo seus criadores, a ideia era mostrar o que a Motorola era capaz de fazer, mas não necessariamente comercializar o produto em grande escala. O objetivo era criar um aparelho estiloso, leve e fino, mas também funcional e potente. O evento de lançamento ocorreu no Arken Museu de Arte Moderna em Copenhague e contou na plateia com 100 jornalistas de moda, não de tecnologia. Em entrevista sobre o evento, um dos designers do V3, Paul Pierce, afirmou que a reação positiva do público foi tamanha que não houve outra opção senão comercializá-lo para as massas. “Todos nós sabíamos que seria um sucesso. Mas, nenhum de nós havia entendido o quão icônico ele se tornaria”, afirmou Pierce. Entre 2004 a 2008, o modelo liderou o topo das vendas de celulares nos EUA e se tornou um fenômeno global.
-
POR QUE É TÃO DESEJADO
Talvez seja mais difícil de imaginar para quem só viveu a era das super telas touchscreen o quão descolado era, após o término de uma ligação, fechar o flip de um celular com a maior classe do mundo? O design futurista e tecnológico aliado ao formato diferenciado tornaram o objeto de fato um ícone fashion. Jim Wicks, head de design da Motorola na época do V3, afirmou: “Este é o primeiro aparelho que foi de uma ferramenta de comunicação para um produto de consumo fashion.” Além disso, o sucesso do modelo também é explicado pela quantidade de pessoas e marcas famosas que o adotaram: o celular foi distribuído como brinde em uma das cerimônias do Oscar, foi propagandeado pela tenista Maria Sharapova, serviu como telefone para Jason Bourne e se tornou uma peça do jogo Monopoly. Com o sucesso duradouro do aparelho, a Motorola apostou em novas colorações, versões especiais (como um modelo temático da Dolce & Gabbana), além de variações tecnologicamente mais avançadas, como o V3i e o V3x. As atualizações permitiram que o V3 permanecesse líder no mercado por quatro anos, perdendo sua coroa apenas com a chegada dos smartphones.
-
VALE?
A força da nostalgia pode ser poderosa, mas não há saudades de jogar Block Breaker Deluxe que valha encarar um modelo de 2004 em 2021. Tecnologicamente ultrapassado, o V3 serve como uma peça histórica e, no mais criativo dos casos, uma boa decoração. Mas, se a sua saudade do celular flip mais querido do mundo não tem limite, a Motorola tem uma boa notícia para você. Em 2020, eles lançaram uma nova versão do V3, um smartphone com touchscreen e tela dobrável. O novo V3, entretanto, não é dos modelos top de linha do mercado e o seu grande apelo é, de fato, a nostalgia.
-
ONDE COMPRAR
Lojas que vendem tecnologias antigas, como o Submarino e a Americanas, são algumas das opções para encontrar um V3 original. Sites de revenda como o Mercado Livre, Enjoei e OLX também podem oferecer o aparelho. O preço, a depender do estado do celular, varia entre R$ 70 e R$ 300.