Um potão de chocolate belga cremoso que vai te deixar muito feliz
Confeiteira Marilia Zylberzstajn ensina como fazer um creme delicioso e facílimo com ingredientes que se tem em casa e sem usar ultraprocessados
Se você conhece a confeitaria de Marília Zylbersztajn pode ficar animado, porque depois das linhas abaixo vai ser possível preparar alguns de seus doces deliciosos e sofisticados na cozinha de casa. Ela adverte que em um primeiro momento esta receita pode parecer complicada, mas na verdade é facílima, é só seguir as instruções à risca.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
A larica perfeita com apenas três ingredientes: parfait de doce de leite
A panqueca de chocolate mais deliciosoa e fácil do mundo
Um doce que reúne unanimidades: tapioca, café, doce de leite e chocolate
Tem outra vantagem, segundo ela: “É uma sobremesa supergostosa que parece comprada pronta, mas com a grande diferença de só ter ingredientes de verdade; conseguimos fugir dos ultraprocessados. Essa receita é feita com ingredientes que a gente normalmente tem em casa, então dá para fazer também de última hora também”. Ah, e se você achou complicado essa coisa de chocolate com 33% de cacau ou 70% de cacau, ela sugere desencanar e usar o que se encontra e o que se gosta. “Vai ficar gostoso do mesmo jeito”, diz Zylberstajn.
Só não vacile na temperatura: ele é gostoso gelado. Para dar um tchans na hora de servir, uma ideia é fazer como a confeiteira e, se não tiver potes decorados, usar vidros de conservas e decorar com fita ou barbante, que pode dar um toque rústico meio hygge.
Ingredientes
Parte 1
450 g de leite integral
40 g de açúcar refinado ou cristal
1 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de amido de milho
¼ colher de chá de sal
Parte 2
40 g de açúcar refinado ou cristal
2 gemas de ovo
1 ovo
50 g de leite integral
Parte 3
100 g de chocolate 33% cacau
40 g de chocolate 70% cacau
25 g de manteiga em temperatura ambiente
Modo de preparo
Aqueça o leite e o açúcar da primeira parte e reserve. Misture o cacau, o amido de milho e o sal em um pote e reserve. Derreta os chocolates em outro pote e reserve.
Com um batedor de arame, bata bem o açúcar da segunda parte, as gemas e o ovo inteiro por um minuto. Adicione o leite e misture. Agora é a vez de adicionar os ingredientes secos; misture-os bem. Por fim, adicione a mistura de leite aquecido e continue misturando com o batedor de arame, até que fique homegêneo. Retorne então este creme para a panela e misture com batedor de arame sem parar por
aproximadamente dois minutos até engrossar, mas sem deixar ferver.
Após esse tempo, retire o creme do fogo, adicione o chocolate derretido e a manteiga e bata tudo com
um mixer de mão até ficar homogêneo.
Divida o creme entre os potes de servir, cubra-o com filme e refrigere por pelo menos 6 horas antes de servir. Sirva gelado.
VEJA TAMBÉM:
Sabe aquela vontade de um docinho no meio da tarde? Eis a solução: energy ball de damasco
Tem arroz na geladeira? Faça o bolinho do Ritz, o mais célebre de São Paulo
Aos Prantos no Mercado