Antena do nosso tempo, o cantor, compositor, poeta e “titã” paulistano se debruça sobre as tensões, sentimentos e contradições deste mundo em crise num álbum que transita entre eletricidade e leveza. Produzido por Pupillo, o novo trabalho é recheado de colaborações precisas: a amiga de longa data Marisa Monte, Vandal, Ana Frango Elétrico e David Byrne, líder do Talking Heads — nas faixas bilíngues “Body Corpo” e “Não Dá Pra Ficar Parado Aí na Porta”. (Amauri Terto)
Vencedor do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 2015, a obra publicada pela Companhia das Letras foi revista e ampliada para celebrar os 80 anos de Elis (1945-1982). Agora, traz novas entrevistas e uma caderneta recuperada com os planos da cantora para 1982 — que incluíam um disco e uma turnê inédita. O autor e repórter Julio Maria explora o caráter ambíguo da intérprete enquanto fala de seu legado para gerações futuras. (Sarah Kelly)
“Usando roupa cara pra fazer valer / O algodão colhido pelos ancestrais / Isso é Deus escrevendo em suas linhas tortas”, dispara Djonga logo nos primeiros minutos de seu oitavo álbum. Nele, um dos rappers mais influentes do país reflete sobre os desdobramentos do sucesso, angústias e decepções. Destaque para "Melhor Que Ontem", com sample de Los Hermanos e as parcerias com Milton Nascimento ("Demoro a Dormir"), e Samuel Rosa (“Te Espero Lá"). (Amauri Terto)
Neste fim de semana, a Orquestra de Câmara da USP abre a comemoração de seus 30 anos de história com apresentações no Centro Cultural Camargo Guarnieri (21/03) e no Instituto Tomie Ohtake (23). Com entrada gratuita, a temporada contará com um “repertório vivo e enérgico”, diz o regente Ricardo Bologna. Outras orquestras, como Osesp, BandoOzonze e Filarmônica de Violas têm programação nas manhãs de domingo na Sala São Paulo. Os ingressos são distribuídos na segunda-feira anterior a cada sessão pelo site. (Sarah Kelly)
Uma das maiores vozes do Brasil em estado de graça. É o que revela o EP “Gal Costa (Compacto de 1972)”, lançado sem alarde pela Universal Music no começo deste mês. Gravado em São Paulo e arquivado por 53 anos, o single triplo traz as faixas “A Morte” (Gilberto Gil), “Vale Quanto Pesa” (Luiz Melodia) e “O Dengo que a Nega Tem” (Dorival Caymmi). Com voz cristalina e exuberante, Gal ressurge em um registro histórico, um presente para os fãs no ano de seu 80º aniversário. (Amauri Terto)
Quem não conhece a Anitta? Ou, na gringa, “Anira”? O que poucos sabem é que por trás da criatura que ganhou o mundo há a criadora: Larissa de Macedo Machado, protagonista de “Larissa: O Outro Lado de Anitta”, da Netflix. Codirigido por João Wainer e Pedro Cantelmo, ex-amor de infância da artista, e com roteiro de Maria Ribeiro, colunista da Gama, o filme explora essa dupla identidade, as facetas da super-heroína e do ser humano vulnerável. (Ana Elisa Faria)
Neste domingo (9), São Paulo oferece um show imperdível para fechar o pós-Carnaval em grande estilo. Às 19h, Luedji Luna sobe ao palco da Casa Natura Musical, na zona oeste, com a banda original de sua turnê deluxe para apresentar o show "Luedji Luna canta Sade". No repertório, os principais clássicos românticos da estrela anglo-nigeriana, como "Smooth Operator", "Cherish The Day" e "The Sweetest Taboo". Ingressos a partir de R$ 40. (Amauri Terto)