Conteúdos sobre drogas na Gama Revista

drogas

Imagem de destaque do post
Assistir

Pesquisa histórica, científica e cultural em “Como Mudar sua Mente”

É baseada no livro de Michael Pollan, que no lançamento da Netflix é personagem e narrador. No primeiro episódio, vemos como, nos anos 1950, o LSD era protagonista de uma próspera pesquisa científica até cair no gosto dos jovens, mudar uma geração e ser demonizada por política e imprensa. Nos capítulos seguintes, sobre psilocibina, MDMA e mescalina, informação e ciência tentam abrir caminhos para a saúde mental e o bem-estar. (Luara Calvi Anic)
Imagem de destaque do post
Assistir

Maconha segue liberada em nova temporada de ‘Pico da Neblina’

A série que reimagina um Brasil onde a maconha é legalizada retorna nesta semana com mais seis episódios na HBO e HBO Max. Se os episódios anteriores mostravam como o ex-traficante Biriba (Luis Navarro) deixou o crime para investir num negócio legal da droga, a nova leva explora como o passado volta na figura de seu ex-patrão, um chefe do tráfico interpretado pelo rapper Dexter. Também no elenco, o ator e comediante Daniel Furlan. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Pode o MD salvar casamentos?

Reportagem do New York Times revela que muitos casais têm recorrido à droga, ilegal nos EUA (e no Brasil), para se reconectar e melhorar a comunicação e a vida sexual. A autora mostra que há estudos recentes que mostram que o MDMA, combinado com terapia, pode trazer alívio para questões como estresse pós-traumático, mas ainda não se sabe se de fato pode ajudar em crises conjugais – e que há muitos perigos no uso desregrado. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Assistir

Grande Catarina na TV

Quantos filmes, séries e minisséries já foram feitos sobre Catarina II da Rússia, a Grande, a czarina iluminista que transformou o país no século 18? De Marlene Dietrich a Helen Mirren, incontáveis atrizes já encarnaram a personagem, que é encantadoramente feminista muito antes de qualquer manifestação clara pelo voto ou pela liberação feminina. A novidade de "The Great" (2020), nova série que conta a história de como uma menina aparentemente romântica toma o trono do marido, é a oportunidade de ouro dada a Elle Fanning, atriz que vive a protagonista, de fazer uma Catarina mais bem humorada, quase amalucada, que vai da inocência a Maquiavel sin perder la ternura. A série é uma invenção em cima do que conta a história, com personagens modificados, mais força nas tintas, e um timing de humor perfeito. Pedro, o marido de Catarina, por exemplo, une sadismo à autoestima do homem hétero branco que usa um colar de pérolas rebuscado para sentir-se mais próximo da mãe. A corte russa bebe vodca e quebra taças sem parar, o sexo corre solto em qualquer lugar do palácio, e os sacerdotes recorrem a cogumelos alucinógenos para ter visões mais claras sobre o que deve ser feito para o bem da Rússia. Disponível no StartzPlay, vale a assinatura e, como dizem por lá, huzzah!
Imagem de destaque do post
Ler

As drogas pelo mundo

Da tolerância zero à legalização, cada país tem suas regras. A série de reportagens especiais da Folha de S.Paulo Estado Alterado levanta o debate sobre os efeitos das diferentes políticas ao expor a maneira como nações dos quatro continentes lidam com a produção, distribuição e consumo de entorpecentes. Nos Estados Unidos, o Colorado já experimenta a possibilidade de legalização da maconha. Já o Uruguai, primeiro país a legalizar a droga, sofre desafios e críticas externas. O próximo especial, sobre a Bolívia, será publicado no dia 7 também com vídeos, gráficos, depoimentos e imagens sobre a situação dos entorpecentes no país.