Leonardo DiCaprio dormiu em uma carcaça de animal para seu papel em “O Regresso”. Seguidor do Método, prática que busca maior identificação entre ator e personagem, ele recebeu um Oscar pelo filme. Então por que Jeremy Strong, o Kendall de “Succession”, está sendo ridicularizado pela mesma prática? Será que deixamos de gostar de atores do Método? É o que aborda a reportagem do The Guardian, que analisa o status de atores que vão até as últimas consequências por seus personagens. (Leonardo Neiva)
Até domingo (19), a mostra internacional de cinema traz centenas de títulos de mais de 60 países – alguns inéditos, como “Belfast”, de Kenneth Branagh, e “O Beco do Pesadelo”, de Guillermo del Toro. Também o vencedor da Palma de Ouro, de Cannes, “Titane”, de Julia Ducournau (foto). Do Festival de Berlim, vem “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental”, de Radu Jude, representante da Romênia no Oscar. E uma boa presença do cinema brasileiros, com 71 títulos, entre longas e curtas. Dividido em seis mostras, o festival acontece de forma presencial, e oferece algumas sessões gratuitas. (Manuela Stelzer)
Ser uma celebridade nem sempre é fácil. Além do assédio da imprensa e de fãs, um astro do cinema deve construir e cuidar da sua imagem pública de forma meticulosa. Ao longo de três décadas, foi isso que Will Smith fez. Mas, nos últimos anos, o ator se cansou e decidiu revelar verdades inconvenientes sobre si mesmo — detalhes do seu casamento e sua postura nem sempre positiva com coadjuvantes de projetos em que trabalhou são só alguns dos exemplos citados no perfil feito pela GQ. Aos 50 anos, Smith conta como decidiu destruir a imagem que criou de mocinho de Hollywood. (Daniel Vila Nova)
Da crítica social de “America” aos versos poeticamente melosos de “Tonight” e “Somewhere”, o musical está de volta às telas de cinema 60 anos depois do estrondoso sucesso da versão original. Um Romeu e Julieta envolvendo gangues locais e de imigrantes nos EUA, o longa venceu 10 Oscars em 1962. A nova adaptação do musical de Stephen Sondheim, morto em novembro, tem direção de Spielberg e vem recebendo elogios da crítica. (Leonardo Neiva)
O diretor italiano, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “A Grande Beleza”, conta nesse drama com fortes traços autobiográficos a passagem da adolescência para a vida adulta de Fabietto Schisa, vivido por Filippo Scotti, na Nápoles dos anos 1980. A perda da virgindade, o desejo de ser cineasta, a família hilária e a paixão pelo ídolo Maradona são narrados com humor, poesia e tragédia. Vencedor do prêmio do júri em Veneza, o filme está em cartaz em poucas sessões nos cinemas, mas deve chegar à Netflix no próximo dia 15. (Amauri Arrais)
Depois do sucesso de “Round 6”, os fãs da cultura coreana têm um novo evento para chamar de seu. Até 12 de dezembro, o Petra Belas Artes exibe 13 filmes na 10ª edição da mostra. Entre os títulos é possível ver “Honest Candidate”, a curiosa adaptação da comédia "O Candidato Honesto" (2014), com uma personagem feminina no papel de Leandro Hassum. Também estão na lista “Kim Ji-young: Born 1982”, longa que explora a visão feminista no país e a animação “Os Sete Anões e os Sapatos Mágicos”. As sessões são diárias e acontecem às 16h, 18h15 e 20h30, com entrada gratuita. (Manuela Stelzer)
Vencedor do Leão de Prata, entregue para a diretora Jane Campion no último Festival de Veneza, o longa, uma das apostas para a próxima cerimônia do Oscar, já está disponível na Netflix. O faroeste aclamado pela crítica retrata uma tensa briga familiar e conta com um elenco de peso, encabeçado por nomes como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee. (Leonardo Neiva)